Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise à Performance: Call of Duty: Advanced Warfare

Gameplay da campanha corre mais suavemente na Xbox One do que na PlayStation 4.

Podemos agora confirmar que a versão Xbox One de Call of Duty: Advanced Warfare usa um modelo de conversão dinâmica de resolução - correndo em resoluções entre 1360x1080 até 1920x1080, dependendo da intensidade da acção. Como anunciado por Michael Condrey, um dos fundadores do Sledgehammer, durante um AMA Reddit, isto marca um forte contraste com os 720p de Ghosts nas consolas, aproximando-o muito mais da nítida imagem nativa a 1080p que tivemos na PS4. Mas com este fluxo na resolução, como está a qualidade de imagem na consola Microsoft? E mais crucial, como se aguenta a performance entre as duas?

O problema da resolução é uma discussão interessante. Funciona como esperado. Segundo as nossas medidas, as maiores batalhas no nível inicial operam com uma resolução de 1360x1080 na One. A claridade em arestas geométricas é afectada - produzindo contornos esborratados nas imagens em baixo - e cria uma aparência mais esborratada devido a sub-pixel sampling nas árvores e relva. A imagem inicial dos arranha-céus de Seoul é um bom exemplo, onde os detalhes nas janelas nos edifícios parecem mais limpas na PS4.

Apesar disto se ver em imagens paradas, a diferença é difícil de ver em movimento. O motor Call of Duty reconstruído de raiz pelo Sledgehammer usa imensos efeitos pós-processamento, tais como motion blur de ecrã completo (e por objecto), filtro de campo de profundidade e uso de aberração cromática. Como resultado, o confronto entre a 1360x1080 mínima na One e a completa 1920x1080 na PS4 é menos perceptível em tiroteios caóticos, os rápidos movimentos da câmara frequentemente ofuscam estas arestas de alto contraste.

A One produz uma resolução 1920x1080 nativa mas apenas em momentos específicos. Áreas interiores, tais como os laboratórios Atlas, tendem a não puxar muito pela consola para baixar a resolução. As áreas com poucos NPCs também abrem portas para uma resolução full HD, onde todos os elementos no ecrã são perfeitamente iguais até ao pixel. Estes momentos não são comuns, especialmente devido à direcção focada na acção de cada missão. É claro que a resolução está com frequência a 1360x1080, é incerto quais as resoluções empregues entre a inferior e a superior - uma área que queremos investigar melhor num futuro Confronto.

PlayStation 4
Xbox One
Imagens paradas destacam melhor a diferença na resolução - na One o mínimo é 1360x1080 usado em áreas muito povoadas. A diferença na posição das sombras é estranha - não vemos isto em mais nenhuma outra área.
PlayStation 4
Xbox One
Qualidade das texturas e detalhe dos objectos está igual nas duas consolas, em breve veremos como se compara contra o PC nas melhores definições exture quality, and also object detail, are tied between the two platforms, though we'll soon see how this stacks up against the PC's very best settings.
PlayStation 4
Xbox One
A cena inicial em Seoul dá-nos uma perspectiva abrangente, mostrando a degradação no detalhe pela cidade quando a resolução desce na One.
PlayStation 4
Xbox One
Detalhe geométrico delicado está igual nas duas consolas, como visto na mão. Também vemos que o campo de profundidade e motion blur desempenham um grande papel na direcção visual.
PlayStation 4
Xbox One
Cenas mais complexas tendem a baixar a resolução na One, geralmente com vários inimigos no ecrã ao mesmo tempo.
PlayStation 4
Xbox One
A qualidade do filtro de texturas também é igual, e vemos o mesmo método diferido nas sombras à esquerda nas duas.
PlayStation 4
Xbox One
Cena interior menos exigente onde vemos a One a correr igual à nativa 1920x1080 da PS4.

No principal, a qualidade de bens é idêntica entre as duas consolas. Desde a gestão da renderização de sombras ao detalhe de texturas, existe pouco para distinguir a versão One da da PS4. Mas baseado nas primeiras três missões que analisamos em profundidade, a maior disparidade está na performance e não nos visuais.

Com a actualização 1.04 instalada, a constante 1080p da PS4 tem um preço. Vemos quedas entre 50-60fps durante batalhas nas ruas de Seoul - quedas para altos 40s ao atirar granadas para procurar inimigos na área. Mesmo em cenas igualadas na perfeição, a performance na One tende a manter-se em perfeitos 60fps em comparação.

A única concessão na Xbox One, fora a resolução variável, é o uso de v-sync adaptável. Na prática, os fotogramas causam tear durante picos de efeitos alfa, ou em cenas com múltiplos aliados no ecrã. Apesar de muito raro, isto ajuda a plataforma a evitar um atraso na apresentação do próximo fotograma no ecrã, quando os recursos do equipamento são pressionados de forma inesperada. Comparativamente, a abordagem PS4 é activar a v-sync de forma permanente, esperando até o próximo fotograma ser todo renderizado, causando um pouco mais de trepidação.

Também existem anomalias durante o jogo. A primeira é a trepidação meio frequente nas duas consolas, coincidindo com o sistema de checkpoints. Isto causa um breve soluço sempre que o auto-save aparece, que infelizmente para COD, tende a ser no final de cada corredor. Perto do final do vídeo, também notarás quedas momentâneas para 30fps num segmento on-rails. Isto afecta as duas consolas como parte de um efeito slow-motion ao saltar entre veículos. Felizmente é uma anomalia e não representa o gameplay geral.

Análise ao rácio de fotogramas nas primeiras 3 missões mostram clara vantagem para a One. Apesar do tearing ocasional, a consola Microsoft aguenta os 60fps com mais consistência que a PS4 - enquanto a consola Sony flutua entre 50-60fps com a v-sync sempre activa. Quem usa o Google Chrome pode ver o vídeo a 60fps ao escolher as opções 720p ou 1080p.Ver no Youtube

Actualmente, a maioria dos testes foram concentrados na campanha, onde o estúdio se esforçou em termos visuais. No entanto, jogamos um pouco o multi nas duas consolas para obter impressões iniciais na resolução e rácio de fotogramas. Precisamos testar mais em vários mapas mas os resultados iniciais sugerem que a resolução dinâmica está desligada na One, gerando 1360x1080 estática. Na PS4, temos 1080p nativa. Isto é significativo pois o multi é um dos pontos principais para muitos fãs mas a boa notícia é que os rácios de fotograma gerais parecem sólidos.

A nossa sessão inicial de testes na campanha de Advanced Warfare na One mostra uma melhoria enorme sobre a demo E3. Os rácios de fotogramas chegam aos 60fps com maior consistência enquanto a resolução 1360x1080 aumenta um pouco o rácio geral de pixeis comparado com a versão 900p que jogamos na EGX 2014. No geral, o jogo final é uma melhoria satisfatória sobre as versões anteriores que jogamos na One.

Até agora, a versão PS4 é um enigma. Corre a 1080p, a apresentação é rainha, enquanto a consola Microsoft apenas ocasionalmente sobe para essa resolução, em cenas menos exigentes. No entanto, o nível de performance menos consistente a 50-60fps na PS4 é surpreendente, e tendo em conta que o rácio de fotogramas é rei em Call of Duty, ficamos surpreendidos que a tecnologia de conversão dinâmica de resolução não está empregue nas duas consolas.

É impressionante nas duas plataformas, tem poucas diferenças óbvias nos bens. Num Confronto completo, vamos olhar melhor para a campanha e aprofundar o multi. Além disso, vamos avaliar a versão PC em termos de funcionalidades de renderização, sem falar no nível de performance geral em vários equipamentos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Call of Duty: Advanced Warfare

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.
Comentários