Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Buzz! Treino Cerebral

Cria um cérebro de Buzz!

Ainda este ano assistimos à chegada do frahchise Buzz pela primeira vez ao sistema PSP. Apresentando algumas diferenças em relação ao que seria habitual nas consolas caseiras, Buzz Master Quiz não foi propriamente um jogo de se lhe tirar o chapéu mas, ainda assim, apresentou boas ideias e pormenores para futura referência.

Agora, alguns meses depois, acaba de nos chegar às mãos o novo Buzz Treino Cerebral. Com uma apresentação semelhante à versão anterior, este novo jogo foca-se numa maior diversificação de actividades que têm como principal objectivo dar um reforço de inteligência ao pessoal, ou pelo menos alguma habilidade reflexa.

Treino Cerebral pretende ser uma espécie de treinador pessoal para as diversas áreas do cérebro, no entanto revela-se um treinador muito descuidado. Assim que pegarem no jogos terão que começar com um teste, no qual serão avaliados e, posteriormente, cotados. Aquilo que poderia ser um teste diagnóstico para a elaboração de um plano com vista às necessidades de cada um, acaba por se tornar um mero teste, sem qualquer ligação com posteriores actividades. O jogo foca-se em 4 áreas particulares do cérebro - Análise, Observação, Memória e Cálculo. São precisamente essas 4 áreas que serão avaliadas em conjunto neste teste, que poderão fazer sempre que assim o entenderem.

Matemática com Pizza, yey! Não vou dizer qual é a reposta para não spoilar (ou então vão ficar a pensar que não sei)!

Mas como a vida não é feita só de testes, existe também uma secção especialmente destinada à aprendizagem e aperfeiçoamento dos diversos mini-jogos. Cada área do cérebro conta com 4 mini-jogos diferentes, especialmente dedicados à zona do cérebro a que correspondem. Todos estes mini-jogos são dotados de um grafismo colorido e alegre, com imagens simples e especialmente cativantes para os mais novos. Estes podem ser jogados num total de 3 dificuldades diferentes, sendo que cada uma delas é desbloqueada conforme arrecadam uma estrela de Bronze, Prata ou Ouro na dificuldade precedente.

Na secção de cálculo podem encontrar mini-jogos como o “Conta Manchada” no qual terão que encontrar o numero ou operação correcta para verificar a igualdade apresentada. Em Memória irão, por exemplo, encontrar um jogo estilo Simon, onde devem repetir sequências de sons pela ordem apresentada. Na área de Observação todos os mini-jogos têm a ver com perspicácia e em Análise o truque é mesmo a abstracção.

De uma forma geral, em todos os mini-jogos será necessário responder à velocidade da luz ou então nem mesmo ao bronze chegarão. Mas se em certas actividades até se compreende que assim seja, noutras nem tanto. Existem mini-jogos onde é mais fácil responder rapidamente do que noutros em que é necessário, por vezes, pensar um bocado. No entanto a medida de tempo que distingue o mau do bom parece ser igual para todos. Isto faz com que no geral toda esta sistemática de obtenção de resultados falhe.

Ups! Spoiler...

Na realidade existe um gráfico que marca todos os resultados dos testes e dos treinos, onde é possível ver o progresso do jogador nas ultimas actividades. O problema é que nada disto tem alguma profundidade ou relevância capaz de passar para o jogador a vontade de jogar ou cumprir qualquer plano que seja. Existe ainda o modo Desafio, no qual serão submetidos a maratonas de actividades, que por vezes são tão longas e aborrecidas que dá vontade de parar a meio e ir beber um copo de água.

O único incentivo para jogar acaba por ser novamente os prémios Boffin (que nome giro), que são uma espécie de troféus. Num primeiro impacto, Buzz Treino Cerebral parece ser um excelente título, com muitos mini-jogos e algumas actividades interessantes. Num olhar aprofundado, este é somente um conjunto de mini-jogos que são precisamente aquilo que de melhor se aproveitou da primeira versão de Buzz para a PSP. Aquilo que ao inicio parece ser apelativo, rapidamente perde o interesse devido à constante repetição. Ainda assim, Buzz Treino Cerebral é um passo em frente em relação ao último da série, somente falha na sua missão principal, que é ser um treinador cerebral, e isso diz tudo.

6 / 10

Read this next