Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Buzz! Quiz TV

Sim, porque o Buzz quer mais!

A ideia de que os jogos são para “putos” já faz parte do passado. Na evolução dos videojogos algo que sempre esteve em destaque foi a necessidade de simular ou, de certa forma, imitar a realidade - jogos de carros, jogos de guerra, jogos de música ou, até mesmo, jogos de jogos. No entanto, todos estes conceitos rapidamente foram explorados ao máximo e, hoje em dia, o seu estado de saturação é tão grande que qualquer conceito que se abstraia desta realidade é dado como um casual game.

Buzz! é isso mesmo, mais um jogo casual para todas as idades e perfeito para jogar em família. Tirando partido dos Buzzers para proporcionar uma maior interactividade entre o jogador e o próprio jogo, Buzz! Quiz TV desde logo se destaca em relação aos seus antecessores só pelo facto de não haver a necessidade de desembaraçar aquele emaranhado enorme de fios que se criava sempre que havia uma sessão de jogo. Pois é, os tempos mudaram e agora já não há fios – graças a Deus! Acreditem ou não, Buzzers sem fios é uma coisa totalmente diferente.

Esta é sem dúvida uma excelente novidade mas, no que toca a inovação, não há muito mais para dizer. Daqui podem esperar pela melhor e mais bem recriada experiência Buzz! até ao momento – um visual mais limpo, uma apresentação simples e a diversão de sempre. Na realidade, a equipa de produção parece ter aprendido com os erros. Nada de menus complicados ou opções confusas – simples e directo. Assim que o jogo inicia apenas terão que escolher se querem jogar com amigos, sozinhos ou online. Logo de seguida é possível escolher o tema das questões – música, cinema e TV, desporto, generalistas e conhecimento são os temas disponíveis, mas mais estão para vir através da Playstation Store.

E assim se inicia mais uma experiência Buzz. O apresentador faz as hostes e, após a escolha das personagens, roupas e sons da campainha , o concurso inicia-se. Tudo isto é feito de forma simples e intuitiva dentro do próprio concurso. Já não é necessário escolher este tipo de opções em menus complicados que geralmente antecediam o concurso. Agora, o jogo segue sempre a mesma estrutura.

É desta forma original que todos os menus são apresentados.

Inicialmente são realizados cerca de 5 tipos de jogos onde os já conhecidos “caça aos pontos”, “passa a bomba” e “atira a tarte” voltam a marcar presença. Estes jogos são uma espécie de aperitivo para o derradeiro “desafio final”. É neste novo modo que tudo se decide, pois todos os desafios que o antecedem apenas servem para arrecadar pontos que, no final, irão se traduzir em tempo. Quantos mais pontos têm, mais tempo ganham para responder às ultimas perguntas. Os jogadores que ficam sem tempo perdem e, naturalmente, o último a ficar sem tempo ganhará.

Outro ponto a favor que contribui para esta simplicidade já aqui referida, é o facto de não existirem tutorias durante o jogo. Já não existem aquelas explicações aborrecidas que, geralmente, eram passadas à frente. Agora, é o próprio Buzz que antes de cada modo de jogo apresenta aos concorrentes uma breve explicação, de forma animada e, até mesmo, engraçada.

Existe, escondido por detrás dos concorrentes, um público vivo, que não hesita em falar, vaiar ou aplaudir. É um jogo muito mais interactivo. Todas as 12 personagens presentes no jogo têm diferentes personalidades e diferentes formas de reagir às mais variadas situações. Cada uma entra em palco ou celebra de forma diferente e nenhuma delas leva com uma tarte da mesma forma. Impecável neste ponto.