Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Dynasty Warriors 9 tem a pior performance jamais vista na Xbox One X e Pro

Os rácios de fotogramas podem descer até 17fps.

Dynasty Warriors 9 chegou às lojas como a mais ambiciosa entrada na série da Koei Tecmo, mas as novidades e o mundo aberto implementado neste fórmula Musou parecem ter apresentado inesperados desafios à equipa que o desenvolveu. A performance parece sugerir isso e depois de várias queixas dos jogadores, o Digital Foundry decidiu investigar. O que encontrou foi o que considera como o jogo com a pior performance na Xbox One X e na PlayStation 4 Pro.

O novo jogo da Omega Force apresenta-te dois modos diferentes na X e Pro. Um deles é o Action Mode e o outro é o Movie Mode, o primeiro foca-se na performance, enquanto o outro se foca na resolução.

Este é um jogo com dificuldades para manter um rácio de fotogramas estável e repleto de screen-tearing nas duas consolas. O modo Action na Xbox One X corre a 1440p e na Pro corre a 1080p, mas distância de visão e quantidade de folhagem estão inferiores na consola da Microsoft. Para quem o vai jogar numa destas duas consolas, este modo é a melhor forma de o jogar e tudo o resto fica pior.

A performance neste Action Mode consegue descer abaixo de 20fps e a sensação é que na PS4 Pro consegues ter uma experiência ligeiramente mais sólida. A resposta dos controlos é ligeiramente melhor pois as quedas não são tão abruptas. Seja em que consola for, os resultados não são o que desejarias.

Cover image for YouTube video[4K] Dynasty Warriors 9: The Lowest Performance We've Seen on Xbox One X and PS4 Pro

O Movie Mode aposta numa qualidade gráfica superior, mas isso também não o esperado. Na Pro, Dynasty Warriors 9 usa um frame-buffer a 1080p e depois usa uma espécie de upscale à geometria para subir para 2160p. Relembra o que foi feito em Gravity Rush 2, que usou uma técnica similar e quando contamos o número de pixeis, corria a 2160p nativa com vegetação upscaled. No jogo da Koei Tecmo, ao contar o número de pixeis, foi encontrada uma resolução de 1080p nativa, mas sem os artefactos da conversão de resolução. Não corre a 4K nativa, mas fica mais nítida.

Na Xbox One X, o Movie Mode corre a 1440p, a mesma do Action Mode, mas activa a v-sync, que melhora a qualidade de imagem acima do que tens na consola da Sony, mas torna a sua performance pior. Tendo em conta que a qualidade gráfica é altamente idêntica entre os dois modos na Xbox One X, é confusa a existência de dois modos diferentes.

Em Movie Mode, o mais preocupante é a performance, que consegue ficar pior do que em Action Mode. O rácio de fotogramas é igualmente baixo, poderá ficar-se entre os 17-25fps na maior parte do tempo, mas com screen-tearing adicional. A experiência é muito menos fluída.

Na Xbox One e PlayStation 4 também tens um esquema similar, com os dois modos disponíveis. A performance corre num perfil similar, consegue descer para 17fps e passa a maior parte do tempo abaixo de 25fps, combinado com uma qualidade de imagem inferior.

Dynasty Warriors 9 não é um bom exemplo de apoio à Xbox One X e PlayStation 4 Pro, deixando a sua marca pelas piores razões. Vamos esperar que a Koei Tecmo esteja atenta e corrija estes problemas no jogo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dynasty Warriors 9

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários