Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Shadow of the Colossus - tudo sobre lagartos, peças de fruta, upgrades de saúde e stamina

Como os lagartos e peças de fruta opcionais podem ajudar a aumentar a tua saúde e stamina em Shadow of the Colossus.

Lagartos e árvores de fruto em Shadow of the Colossus são dois tipos de coleccionáveis que podes encontrar enquanto exploras as vastas terras proibidas.

Estes dão-te, respectivamente, upgrades para a tua stamina e saúde. Apesar do valor de caudas de lagarto e peças de fruta para completares o jogo a 100% na PS4 ser bem mais flexível, terás ainda que encontrar bastantes se pretendes o troféu Platinum.

Caso contrário, considera estes itens como extras opcionais - ao jogares normalmente, serás capaz de coleccionar o suficiente para lidares com os diferentes Colossus que se atravessam no teu caminho.

Se precisas de mais ajuda, o nosso guia principal de Shadow of the Colossus irá providenciar-te com dicas úteis sobre como matar cada Colossus.

Shadow of the Colossus - upgrades para saúde e stamina explicados

Em Shadow of the Colossus, podes melhorar a tua saúde e stamina de duas formas:

  • Derrotando um Colossus
  • Coleccionar caudas de lagartos (aumentam stamina) ou comendo fruta de árvores (aumentam saúde)

Se pretendes melhorar a tua saúde e stamina, derrotar um Colossus é um método muito mais rápido para tal quando comparado com coleccionar caudas de lagartos e frutas.

O que fazer para maximizar saúde e stamina

O melhor método para maximizar a tua saúde e stamina - que desbloqueia o Troféu "Intrepid Mortal" e te ajuda a obter Secret Garden - é repetindo o jogo uma e outra vez - tanto a saúde, como a stamina, aumentam de cada vez que derrotas um Colossus, mesmo que já o tenhas matado anteriormente.

Se queres ver uma quantidade absurdamente elevada de stamina, e o que precisas para chegares ao Secret Garden, segue um vídeo da versão original do jogo:

Cover image for YouTube videoSotC: Climber Trophy And Platinum

Para aqueles que gostam de completar o jogo na sua totalidade, a diferença principal entre o PS3 Platinum e PS4 Platinum tem a ver com o facto de não precisares de coleccionares todos os frutos e lagartos na PS4 para obteres cada Troféu.

Em vez disso, existe um Troféu para encontrares um de cada, sendo que não precisas de localizar os 77 lagartos e as 128 frutas.

Assim sendo, irás usar melhor o teu tempo se simplesmente repetires o jogo, usando Colossus como a tua principal fonta de aumentos de stamina e saúde, e repetindo uma e outra vez até que os medidores estejam na sua capacidade máxima.

Com os itens coleccionados, este método demorava entre 4-5 jogadas em versões prévias, pelo que poderá demorar-te mais algumas desta feita, assumindo que os aumentos são iguais.

Para aqueles que possuem o objectivo de encontrar cada fruta e lagarto, pelo que conseguimos perceber, terás de procurar no mesmo local que na versão PS2, caso ainda te recordes da sua localização.

Dito isto, a forma mais fácil é completando o jogo uma vez, o que desbloqueia Time Attack num Colossus durante o teu playthrough seguinte; para isso, terás de rezar em frente ao seu ídolo dentro do templo central mas também fazer o seguinte para desbloqueares o equipamento correspondente:

  • Pedra de Detecção de Lagartos (derrotar 8 Colossi em Time Attack Normal)
  • Mapa das Árvores de Fruto (derrotar 10 Colossi em Time Attack Hard)

Com o que está acima feito, a busca pelos itens será muito mais simples. Em alternativa, podes sempre guiar-te por este mapa amador extremamente útil criado pelo utilizador jekoln no GameFAQs, que combina as localizações de ambos os coleccionáveis numa só imagem.

Dito isto, mesmo com o mapa, é difícil detalhar as localizações precisas, pelo que deves ter algumas coisas em mente enquanto exploras.

Como obter frutas das árvores em Shadow of the Colossus

Peças de fruta que facilmente passam despercebidas podem ser colhidas em árvores espalhadas pelo mapa do jogo. Existe um número finito delas - 128 peças de fruta à espera de serem coleccionadas - e uma única árvore pode conter mais do que uma.

Para comeres uma, troca para o teu arco e flecha e dispara para que caia. Podes depois colhê-la premindo o gatilho direito, fazendo com que te ajoelhe sobre ela.

O Mapa das Árvores de Fruta que desbloqueias ao derrotares 10 Colossi na Trial Hard Time é muito útil para descobrires as suas localizações caso tenhas interesse em coleccioná-las a todas (de novo, já não é requisito para desbloqueares Platinum na PS4).

Ícones de fruta irão desaparecer do mapa quando tiveres comido todas as peças de uma determinada zona. Se o ícone permanecer, ainda não as encontraste a todas. Toca a procurar!

Independentemente do teu interesse em apanhá-las a todas ou não, vale sempre a pena manter as peças de fruta debaixo de olho caso pretendas usá-las para melhorar a tua saúde.

Se pretendes apenas uma peça de fruta para desbloqueares o Troféu "Fruit of the Land", recomendámos que te dirijas directamente para Sul a partir da área inicial do templo central. Existe uma árvore na fronteira entre os segmentos do mapa F4 e F5, onde as fissuras da terra se encontram.

Existe também a questão da "Fruta proibida", algo que irás encontrar no Secret Garden opcional, e que consiste também na fonte de mais um Troféu. Ao comê-la, irás diminuir a tua saúde e stamina para sempre, pelo que deves gravar o teu jogo antes de o fazeres e saíres assim que o Troféu tenha sido desbloqueado para que os seus efeitos não permaneçam no teu ficheiro.


Precisas de ajuda com Shadow of the Colossus? Podes sempre visitar o nosso guia principal, com toda a informação que precisas saber sobre como derrotar os 16 colossus do jogo e quais os passos que tens de executar para desbloquear o Easter Egg de The Last Guardian. Em alternativa, podes sempre visitar o nosso guia sobre como fazer truques com Agro , dar uma vista de olhos à nossa página sobre os lagartos e peças de fruta do jogo ou, se bem entenderes, aos shrines espalhados pelo vasto território. Por fim, não te esqueças de visitar o nosso guia para obteres toda a informação acerca da Espada de Dormin e das 79 moedas espalhadas pelo jogo.


Como obter lagartos em Shadow of the Colossus

À medida que exploras, poderás encontrar lagartos azuis a correr pelo chão, paredes ou em redor de árvores. Apesar de existir um número finito destas criaturas (77) e de os poderes encontrar em zonas específicas do mapa, eles podem mover-se, afastando-se de ti quando te aproximas.

Eles são rápidos e móveis, mas podem ser mortos de inúmeras formas:

  • Usando uma seta (a Flash Arrow desbloqueada através da Time Trial facilita o processo caso tenhas terminado o jogo)
  • Atacando-os com a tua espada
  • Correndo sobre eles com Agro

Mesmo com o mapa, encontrar os lagartos não é nada fácil. A Pedra de Detecção de Lagartos que desbloqueais ao matares 8 colossi no Normal Time Trial é particularmente útil para descobrires as suas localizações mas, se prestares muita atenção, poderás encontrá-los através do som que produzem quando se encontram por perto.

Assim que estejam mortos, os seus corpos irão desaparecer, deixando para trás uma cauda brilhante que podes coleccionar ao premires o gatilho direito. Por cada cauda coleccionada, obterás um pouco de stamina.

Como mencionámos acima, não tens de os encontrar a todos para obteres o Troféu Platinum mas vale sempre a pena mantê-los debaixo de olho pois poderão ajudar-te a maximizar o teu medidor de stamina.

Independentemente de pretenderes encontrar apenas um lagarto para o troféu "Five-Lined Skink" ou encontrá-los um por um, não te esqueças que os templos são também habitats de lagartos e, nalguns casos, podem conter até três.

Nota que não aparecerão vários em simultâneo no mesmo local, pelo que terás de coleccionar o que lá se encontra, gravar o jogo, sair e fazer reload para que o próximo apareça.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Comentários