Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Dragon Quest Builders: Switch vs PS4/PS4 Pro

A resolução parece ser a grande diferença.

Dragon Quest Builders chegou às plataformas PlayStation no final de 2016, mas em breve poderás jogá-lo na Nintendo Switch e através da recente demo, disponível na eShop, o Digital Foundry testou esta versão e comparou-a com as existentes.

Dragon Quest Builders não é bem um JRPG tradicional, é uma espécie de Minecraft Japonês que combina elementos desse conhecido género com mecânicas de construção. É uma experiência que encaixa na perfeição na Switch e o seu sistema de save até combina bem com uma experiência que pode ser jogada por curtas sessões.

Na Switch, Builders corre a 60 fotogramas por segundo em modo dock, algo que é raro de ver na conversão de jogos para a híbrida da Nintendo. A principal diferença está na resolução: na PlayStation 4 o jogo corre a 1080p, enquanto na Switch isso foi reduzido para 720p. No entanto, a qualidade visual é na sua maioria idêntica e fica a sensação que a performance teve mais importância para a Square Enix.

A resolução 720p fica menos nítida e menos refinada numa HDTV, mas a natureza simplista dos visuais permite que a apresentação visual se mantenha na mesma boa. A falta de detalhe de alta frequência permite que não se note tanto a diferença em Dragon Quest Builders quanto em jogos com mais detalhes gráficos.

Ver no Youtube

Com a excepção da resolução, existem poucas diferenças entre as versões PlayStation 4 e Nintendo Switch, na sua grande maioria as definições gráficas estão muito aproximadas.

Em termos de performance, o alvo são 60fps e na maioria do tempo, a demo apresenta resultados muito positivos. Existem ocasionais quedas, para 55fps, mas somente em zonas mais complexas, com muitos efeitos alpha, é que poderás sentir quedas mais fortes. No entanto, duram pouco e o jogo recupera rapidamente a suavidade.

Os resultados na Switch comparam-se muito bem com o resultado que temos na PS4. Nesta versão, o jogo corre a 1080p e 60fps são na mesma o alvo. No entanto, esta versão sofre com quedas similares e inesperadas, tendo em conta a simplicidade dos visuais. Não é algo que te vai incomodar imenso, mas é algo estranho de ver.

Em modo mobile, a Switch corre a 720p, tal como na dock, e as definições gráficas são muito similares, apenas as distâncias de visão revelam grandes diferenças para o jogo na dock. A performance é a grande diferença - o modo portátil opta por correr a 30fps, mas corre com rácio de fotogramas desbloqueado. Quando olhas para o céu, sobe para 60fps, mas na maioria do tempo corre a 30fps fixos.

Um dos grandes mistérios em torno de Dragon Quest Builders é o seu suporte PlayStation 4 Pro, que parece inexistentes. Ao jogar o jogo na PS4 Pro, temos uma experiência gráfica igual à da PS4 base e a performance também demonstra o mesmo perfil.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dragon Quest Builders

PS4, PS3, PlayStation Vita, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários