Eurogamer.pt

FIFA 18 - Como executar Pontapés Livres e Penalidades

Estratégias e controlos para todas as situações de bola parada.

No FIFA, os pontapés livres sempre foram uma arte difícil de dominar. Eles mudam um pouco todos os anos - se bem que neste FIFA 18, os pontapés livres e grandes penalidades parecem ser extremamente semelhantes ao dos anos anteriores, e por isso precisarás de um pouco de tempo para te familiarizares completamente com eles.

Dito isto, assim que os domines, serás capaz de marcar golos de uma variedade de ângulos e distâncias; por isso, tendo isto em mente, criamos um guia sobre como obter pontapés livres de forma eficaz e como marcar penálties, bem como explicar outro tipo de situações - como cantos e foras - para que sejas um mestre em qualquer situação de bola parada.

Pontapés livres no FIFA 18 - como obter e executar os pontapés livres knuckleball, trivela, power, curl e dipping

A maior parte dos pontapés livres no FIFA 18 estão de volta este ano incluindo a adição do último ano, a trivela. É essencialmente um pontapé com o lado de fora do pé onde terás a possibilidade de curvar a bola em redor da barreira em direcção ao canto superior do poste mais próximo da baliza. Assim que estejas totalmente a par com os controlos, facilmente serás capaz de marcar golo de qualquer um dos lados da baliza.

Do que experimentámos até agora, descobrimos que o YouTuber Krasi possui os melhores métodos de marcação de pontapés livres, algo que iremos detalhar abaixo. Aqui está o vídeo em que o próprio os explica:

Pontapé livreDistância idealLado do pé mais forteAtributos necessáriosDescrição
Pontapé livre CurlCurta (Menos de 25m)Direito no lado direito da baliza
Esquerdo no lado esquerdo da baliza
Curva altaFaz mira a cerca de um metro do poste mais próximo. Carrega duas barras de força e puxa o LS 45 graus para cima e em direcção à baliza.
Pontapé livre Dipping CurtaDireito no direito
Esquerdo no esquerdo
FKA Alto
Curva Baixa
Faz mira entre as cabeças dos dois defesas na parte de fora da barreira. 1-2 barras de poder, puxa o LS para cima.
Pontapé livre Dummy passMuito curtaIndiferenteIndiferenteChama dois jogadores com L2+R1. Faz um 'fake shot' movendo os botões X + Quadrado / A + X. Prime depois o botão Triângulo / Y e aponta o LS aos jogadores que eles pisam.
Pontapé livre Driven/under wallCurtaDireito no direito
Esquerdo no esquerdo
Poder Alto
Curva baixa
Aponta para a falha entre as pernas dos jogadores na parte de fora da barreira com LS. Mantêm L1 premido, carrega 1 barra de poder e puxa LS para cima enquanto o fazes.
Pontapé livre TrivelaCurtaDireito no esquerdo
Esquerdo no direito
FKA Alto
Curva Alta
Usa LS para apontar a um metro do poste mais próximo. Usa RS para uma corrida ascendente, em linha com a bola, perto do poste, e na parte de fora da barreira. Carrega 2 barras de poder, aponta o LS 45 graus para cima e em direcção à baliza.
Pontapé livre Dipping powerLonga (Mais de 25m)Direito no direito
Esquerdo no esquerdo.
Poder AltoAponta para a falha entre os defesas na parte de fora da barreira com LS. Carrega 3-3.5 barras de poder enquanto primes L1 e puxas LS para cima.
Pontapé livre KnuckleballLongaIndiferentePoder AltoAponta para o lado mais longe da baliza com LS. Carrega 3 barras de poder enquanto primes L1, e aponta 45 graus para cima e em direcção ao lado do guarda-redes com L1.
Pontapé livre Power curlLongaDireito no direito
Esquerdo no esquerdo.
Poder Alto
Curva Alta
Aponta 2-3 metros fora do poste mais próximo. Carrega 2.5-3.5 barras de poder. Mantém L1+Shoot premido e aponta 45 graus para cima e em direcção à baliza com LS enquanto o fazes.
Pontapé livre Power trivelaLongaEsquerdo no direito
Direito no Esquerdo.
Curva alta
FKA Alto
Poder Alto
Move a posição inicial com RS para alinhares com a bola, perto do poste, e na parte de fora da barreira. Depois, aponta para 2-3 metros fora do poste mais próximo. Mantêm L1 premido, usa 2-3 barras de poder e aponta 45 graus para cima e em direcção ao centro da baliza.
1

O modo Skill Games é uma boa forma de praticares.

FIFA 18 - como marcar grandes penalidades

As grandes penalidades não mudaram muito desde o último ano. É um pouco mais difícil concretizá-las por acidente, mas mais fáceis de marcar assim que tenhas uma melhor ideia de como as executar.

O maior benefício, na realidade, é que elas permitem-te mudar a posição do jogador antes que comeces a corrida, a velocidade da corrida e a direcção da mesma até ao último momento, com o stick esquerdo a apontar na direcção exacta da baliza, em vez de ser baseado numa certa mecânica de "aceleração" como era há uns anos no FIFA 16.

Como marcar grandes penalidades no FIFA 18:

  • Começas as grandes penalidades premindo o LS em qualquer direcção para que o jogador comece a correr, ou carregando o poder do teu remate. Podes fazer qualquer um deles primeiro.
  • A direcção do remate está dependente de dois factores: a direcção do LS para a direita e esquerda ; poder para mais alto ou mais baixo.
  • Para um penálti alto, tenta usar mais ou menos 2,5 barras de poder.
  • Para um penálti baixo, tenta usar mais ou menos 1,5 barras de poder.
  • Podes ajustar a tua posição quando começas a corrida com RS, para enganar a oposição (ainda não é claro o quanto isto afecta a direcção penálti, se é que afecta).
  • Lembra-te que podes mudar a direcção do teu penálti a qualquer momento pressionando LS na direcção que pretendes durante a corrida - não precisas de programar a direcção enquanto primes o botão para rematar.
  • Nas primeiras vezes que marcares penalties, o indicador da direcção será visível - caso estejas a jogar em modo local, isso significa que o teu amigo sabe para onde estás a apontar. Desliga essa funcionalidade premindo 'Up' no D-pad (recomendamos que pratiques com ela ligada até que tenhas os controlos bem memorizados, e que só depois a desligues).

Como obter outro tipo de jogadas como cantos e foras no FIFA 18

Cantos e foras foram mudados ligeiramente no FIFA 17, mas no FIFA 18 tudo permanece essencialmente da mesmo forma. Ainda tens muito controlo sobre estas situações, por isso aqui vai como tirares o máximo partido de cada uma delas.

2

Como obter os melhores cantos no FIFA 18

  • Selecciona um jogador - escolhe o jogador a quem queres passar a bola (sem nos preocuparmos com a sua posição por enquanto) premindo L1/LB até chegares ao jogador que pretendes.
  • Posiciona-te no canto - agora, com esse jogador seleccionado, move o cursor amarelo no chão com o LS para onde queres rematar. Para fazeres o canto, carrega o remate com a quantidade de poder que pretendes premindo Quadrado/X (quanto maior a quantidade, mais direccionado) e o cursor ficará ancorado nesse local.
  • Coloca o teu jogador em posição - de seguida, move o jogador que escolheste previamente para a sua posição, idealmente dando-te alguns metros de espaço livre por trás do cursor no chão.
  • Faz o canto - finalmente, faz o canto premindo o botão Quadrado/X novamente.

Os melhores cantos, pela nossa experiência até agora, têm tendência a nas áreas próximas dos postes, onde há por norma mais espaço por onde podes circular e mais oportunidades para obteres um ângulo que permita aos teus jogadores rematarem de cabeça.

Como fazer os melhores foras e enganar no FIFA 18:

Uma novidade do FIFA 17 no ano passado foi fora falso, que te permite ter mais controlo na criação de espaços nas zonas laterais. Continua presente no FIFA 18 e é super fácil de fazer, mas pode ser crucial na criação de um cruzamento perigoso para a área ou caso queiras fazer um ataque a partir do teu campo.

Os melhores Pokémon em Pokémon GO Os melhores Pokémon em Pokémon GO

3

Finalmente, aqui vai a forma de executares os throw-in enganadores:

  • Decide para qual dos jogadores queres atirar a bola e para qual queres fingir que vais atirar - o nosso conselho é que tenhas em mente as posições normais dos jogadores - os defesas a marcar foras terão que se mover para trás para junto dos outros quatro, avançados e alas correrão para a frente, enquanto que os jogadores centrais mover-se-ão para a frente e para trás, para a sua posição inicial central. Pensa nisso quando decidires retirar um jogador da equipa contrária do teu caminho e criar algum espaço livre.
  • Agora só tens que executar o lançamento falso - Os controlos para isto são exactamente os mesmos para os remates falsos: Quadrado ou Círculo e depois X na PlayStation, X ou B e depois A na Xbox. Quando premires o segundo botão (X / A) verifica que apontas o LS para o jogador desejado para atirares a bola.

Para mais informações sobre FIFA 18, não te esqueças de consultar os nossos guias sobre novas promessas no FIFA 18, as nossas páginas sobre os melhores Alas de FIFA 18, os melhores Defesas, os melhores Avançados, os melhores Guarda-redes, como dominares o modo Ultimate Team e ainda os jogadores 5* que estão presentes no jogo.

Publicidade

Comentários (3)

Criar uma nova conta

OU