Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FPS singleplayer estão a morrer pois não geram tanto lucro

Designer de Wolfenstein 2 revela o que pensa.

Wolfenstein II: The New Colossus está quase a chegar às lojas, sendo um dos poucos jogos de acção na primeira pessoa focados numa campanha cinematográfica, algo cada vez mais raro.

Arcade Berg, designer na Machine Games que desenvolveu este Wolfenstein 2 para a Bethesda, acredita que existe uma razão principal para isso. Segundo o designer, estes jogos não são tão rentáveis.

Berg acredita que um jogo focado numa campanha singleplayer não gera tantas receitas e assim que terminado, pode ser despachado.

"Perspectiva pessoal? Provavelmente está muito relacionado com o dinheiro. Um jogo multi-jogador bom vai gerar grandes receitas, as pessoas vão dizer aos amigos para comprar o jogo e jogarem com eles. Um jogo multi-jogador para consola exige que fiques com o disco, enquanto um jogo singleplayer será devolvido ou trocado assim que o terminarem."

Berg relembra que as editoras ou estúdios não recebem nada na venda ou compra de usados, algo que é preciso ter em conta quando se está a gerir um negócio, mesmo que os consumidores não tenham culpa.

Ver no Youtube

Mas Berg acredita que a tecnologia também é um factor, uma vez que o acesso a internet de grande velocidade é mais abrangente e as pessoas podem desfrutar muito melhor desse tipo de experiência.

Para o designer, foi algo que sem dúvida transformou a indústria dos videojogos.

No entanto, ainda existem muitos estúdios dedicados a campanhas cinematográficas para um jogador. "Muitos programadores adoram as campanhas para um jogador em termos criativos, como sempre adoraram, pois é assim que consegues contar bem uma história."

O encerramento da Visceral Games e a mudança de estratégia para o seu Star Wars está a suscitar um novo debate na indústria, onde trabalhadores e consumidores discutem o afastamento dos jogos singleplayer.

Read this next