Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Harada fala da ausência de lutadores clássicos em Tekken 7

Foi preciso tomar decisões e alguns ficaram de fora.

A vida do líder de uma equipa de desenvolvimento dedicada a um fighting game aclamado a nível mundial pode ser bastante difícil, que o diga Katsuhiro Harada. O lançamento de Tekken 7 tornou-se um pouco conturbado e mesmo após sabermos que já vendeu mais de 2 milhões, muitos ainda acreditam que podia ter vendido mais.

Alcançar um equilíbrio entre novos personagens e figuras já adoradas não é fácil. A ausência de figuras clássicas e nomes acarinhados em Tekken 7 tem suscitado algumas críticas à equipa, algo sobre o qual Harada decidiu falar.

Harada trabalha na série Tekken há mais de 20 anos e diz que todos os personagens são como filhos para ele. O produtor Japonês diz que gosta de todos eles e jamais seria capaz de não gostar de algo no qual trabalharam tanto. Harada vê as coisas por uma outra perspectiva, pela popularidade dos personagens. O mais importante para a equipa é tentar descobrir o porquê de um personagem em específico não se ter tornado popular.

"É nossa a responsabilidade da falta de popularidade de alguns personagens."

"No entanto, também é uma realidade que nem todos os personagens se vão tornar populares (também é verdade que existirá uma classificação e os dados de popularidade são diferentes dos dados de utilização," disse Harada aos fãs no Twitter.

Harada disse também que são precisos novos personagens e que aumentar o número total de lutadores aumenta os custos de desenvolvimento, sem esquecer a complexidade dos sistemas de gameplay.

Ver no Youtube

O produtor da série Tekken dá o exemplo de Tekken Tag Tournament 2, que foi bem recebido pelos fãs dedicados, mas também gerou algumas críticas. Tekken 3 e Tekken 7 produziram bons resultados, em termos de vendas e dados promocionais, enquanto Tekken 5 permanece como um dos jogos da série mais elogiados pelos adeptos da série.

Segundo diz Harada, os pedidos sobre o regresso dos lutadores também podem ser altamente conflituosos, sendo necessário tomar decisões nas fases iniciais do desenvolvimento do jogo.

"Por vezes, tal como os fãs, fico triste. Pessoalmente, adoro o estilo de jogo do Marduk. No entanto, é uma verdade estatística que Marduk não conseguiu reunir muito apoio entre os fãs."

Harada também explicou que as tabelas de popularidade variam entre as diferentes regiões e que a popularidade de um personagem não é igual ao rácio de utilização no jogo.

As vendas positivas de Tekken 7 podem ajudar a equipa a apresentar pedidos aos gestores da Bandai Namco, mas Harada quer que os fãs dêem o apoio aos personagens enquanto estão activos nos jogos.

Read this next