Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

TOP 3: quais as melhores consolas SEGA?

A experiência das arcadas em sistemas compactos de ligação ao televisor.

Em 15 de Novembro próximo, a Xbox fará 16 anos, o mesmo tempo correspondente ao período em actividade da Microsoft no mercado das consolas. Brevemente será lançada a Xbox One X, aquela que se posicionará como a consola mais avançada no mercado. Existem, no entanto, algumas curiosidades que vale a pena lembrar. Ao fazer 16 anos com a Xbox, a Microsoft aproxima-se da Sega no que respeita ao ciclo em actividade. A Sega iniciou a sua operação no sector das consolas com o sistema SG-1000, lançado no Japão em 1983 e encerrou a produção destes sistemas em 2001, quando cessou o fabrico da consola 128-bit Dreamcast, 17 anos e alguns meses depois do primeiro sistema electrónico de videojogos.

Por outro lado, a Microsoft como que ocupou a "vaga" deixada pela Sega e depressa se tornou no terceiro "player", depois de Nintendo e Sony, as concorrentes com mais tempo em prova. Produzindo uma máquina avançada, a Xbox abriu um filão que perdura até hoje, sendo juntamente com a Sony uma das fabricantes a manter o nome base do sistema ao longo de várias gerações. Sobre a Sega, a decisão em cessar a produção da Dreamcast foi uma decisão tão natural quanto necessária a fim de manter a companhia viável, dedicada somente à produção de "software". A última consola da Sega é uma das melhores criações da companhia, enquanto evolução tecnológica e capacidade para gerar óptimas experiências, das melhores à época, mas uma série de erros prévios, prejuízos acumulados e campanhas de marketing que não deram resultado, comprometeram as melhores expectativas dos seus responsáveis e assim tornou-se na derradeira plataforma de uma companhia que mesmo não tenho conhecido muitos sucessos, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da indústria, deixando uma marca que a História não apagará.

Quem pôde testemunhar e experimentar as produções da Sega, bem como os títulos "third party", dificilmente esquecerá a qualidade que lhes era inerente. Especialmente no tocante a conversões dos jogos arcade, algo por que a Sega se tornou exímia. De Virtua Fighter a Sega Rally, passando por Crazy Taxi, Virtua Tennis, Virtua Striker, entre muitos outros, sem perder de vista mais clássicos 16 bit como Altered Beast, Golden Axe e Shinobi, o legado da Sega é um dos mais preciosos, influenciando muitos dos actuais produtores. A 31 de Janeiro do próximo ano terão passados 17 anos da data de anúncio da cessação da produção da Dreamcast, mas as consolas da Sega ainda vivem nas memórias e continuam a proporcionar bons desafios junto de quem as conserva. A pensar no legado, elaboramos o top 3 de consolas fabricadas pela Sega que mais se notabilizaram por certos factores, mesmo não tendo conhecido o sucesso que os seus criadores esperavam alcançar.

Sem mais delongas, sigam para o top.