Eurogamer.pt

O que precisas para desfrutar da Xbox One X ao máximo?

Fizemos uma lista de coisas essenciais.

A Xbox One X é a consola mais poderosa de sempre, mas é também a consola mais compacta da Microsoft!

Já não falta muito para a chegada da Xbox One X, a consola mais poderosa de sempre e que promete deliciar os entusiastas de videojogos. Embora a consola possa ser ligada a qualquer televisão HD, não é suficiente para tirares partido máximo do "Monstro". Uma televisão 4K, que estão a ficar cada vez mais acessíveis, parece-nos essencial para quem vai comprar esta consola. A Microsoft já esclareceu que a consola terá benefícios de desempenho numa televisão de resolução 1080p, mas a realidade é que a Xbox One X foi desenvolvida para ser conjugada com uma televisão 4K, tirando partido da resolução mais elevada, do HDR e de outras melhorias visuais.

Qual televisão escolher para a Xbox One X?

No que toca a escolher uma televisão, não há uma resposta certa. A escolha vai depender principalmente do orçamento de cada, mas também é importante levar em consideração as especificações do equipamento. Já é possível encontrar televisões 4K relativamente baratas, no entanto, a qualidade de imagem fica atrás dos modelos mais caros. Aqui estão as melhores opções do momento se vais comprar uma televisão 4K para acompanhar a tua Xbox One X.

Sony XE90 - A melhor opção de gama média

  • Preço - 1.699 euros (49 polegadas)

Esta é a melhor escolha tendo em conta a relação entre o preço e desempenho. As capacidades de HDR da Sony XE90 são excelentes, tendo em conta o preço, e tem ainda a vantagem de oferecer baixa latência (31ms em Modo Gaming) na resolução 4K.

Sony XE90

Samsung Q7F - Baixa latência e excelente contraste

  • Preço - 1.596 euros (49 polegadas)

Este é o modelo que substitui a Samsung KS7000 do ano passado. A Samsung Q7F destaca-se pelos ângulos de visão mais abrangentes, melhor precisão de cor e baixa latência com um tempo de resposta de apenas 24ms. No entanto, no que toca ao HDR, não está ao nível da Sony XE90.

Samsung Q7F

Panasonic EZ952 - A melhor experiência OLED HDR

  • Preço - 2.212 euros (55 polegadas)

A precisão das imagens nesta televisão é simplesmente fantástica. Juntamente com os níveis de preto e elevado contraste do painel OLED, esta é uma televisão que justifica o seu preço. Para além disto, temos ainda excelentes ângulos de visão e latência de apenas 26ms tanto em 1080p como em 4K.

Panasonic

LG B7 OLED - O pacote completo para jogar em SDR e HDR

  • Preço - 1.950 euros (55 polegadas)

O novo modelo é uma grande melhoria face ao do ano anterior, principalmente no que toca a lidar com o HDR. Existe mais detalhe nos pormenores com mais luminosidade (4000 nits neste modelo contra os 1000 nits do modelo anterior). O impacto do HDR não é tão elevado como na Panasonic EZ952, mas a televisão da LG leva vantagem nos pormenores com mais luminosidade. Tem ainda suporte para Dolby Vision e um desempenho muito bom em conteúdos SDR.

LG B7 OLED

Sony ZD9 - O melhor HDR num painel LCD

  • Preço - 4.019 euros (65 polegadas)

É o flagship da Sony no que toca a televisões e o melhor que podes encontrar no mercado no que toca a HDR e SDR numa televisão LCD. Há que realçar também o suporte para formatos como HDR10, HLG e Dolby Vision. Já o tempo de resposta, não é tão bom como nos modelos referidos anteriormente. A jogar em SDR o tempo de resposta é de 42ms, e quando em HDR, a resposta sobe para 45ms.

Sony ZD9

Samsung MU8000 - Baixa latência combinada com excelente contraste

  • Preço - 949 euros (49 polegadas)

É uma alternativa mais em conta ao modelo Q7F da Samsung. A resposta de 24ms é mais do que satisfatória para jogar a 1080p e 4K. O pico de luminosidade e gama de cores também deverão ser suficientes para oferecer uma experiência razoável de HDR, no entanto, não está ao mesmo nível do modelo mais caro da Samsung.

Samsung MU8000

Samsung MU6400 - A TV 4K HDR mais acessível

  • Preço - 727 euros (49 polegadas)

Não é uma televisão ao mesmo nível das restantes, mas é uma opção digna se estás à procura de opção mais em conta. A televisão suporte o formato HDR, tem níveis de preto elevados e uma latência de apenas 21ms. Não é a melhor televisão para desfrutares de HDR, mas tem um desempenho capaz a 4K.

Samsung_MU6400

Qual é melhor headset com Dolby Atmos para a Xbox One X?

A Xbox One X será compatível com a tecnologia Dolby Atmos (a aplicação Netflix para a Xbox One original também já tem suporte, bem como os jogos Crackdown 3 e Gears of War 4). É uma tecnologia de som relativamente recente (apareceu pela primeira vez no cinema em 2012) que permite combinar até 128 faixas de áudio com descrição espacial, de forma a recriar uma experiência muito mais imersiva e realista.

Para desfrutares de Dolby Atmos na Xbox One X tens duas opções: podes comprar uma barra de som juntamente com um conjunto de colunas, o que neste momento é tão caro como algumas televisões 4K, ou podes optar por uma alternativa mais acessível como um headset. No que toca às barras de som, a Sony HT-ST5000 tem recebido críticas muito positivas, mas custa 1.499 euros. Há opções mais baratas como a Onkyo HT-S5805, que custa 689 euros, no entanto, a qualidade do som não é comparável à barra de Sony.

A melhor opção, se não queres gastar muito dinheiro, são os headsets da Plantronics. Todos os modelos da linha RIG são compatíveis com Dolby Atmos. O modelo mais caro, o RIG 800 X, que tem a vantagem de ser Wireless, pode ser encomendado no site da marca por 149.99 dólares.

plantronics

Quais são os melhores jogos para Xbox One X?

A combinação de uma excelente televisão 4K com uma barra de som ou headset compatível com Dolby Atmos são importantes para desfrutares ao máximo da tua Xbox One X, contudo, precisas de um ou vários jogos que tirem proveito do teu setup. A escolha ideal para a Xbox One X é Forza Motorsport 7. A razão é simples. Para além de ser um dos jogos mais bonitos e com gráficos mais avançados já lançados para a consola da Microsoft, é um dos poucos que corre nativamente a 4K e a 60 fotogramas por segundo.

Se não gostas de jogos de carros ou queres mais jogos, tens Gears of War 4, que vai correr a 4K nativo e a 30 fotogramas por segundo na campanha. No modo multijogador o rácio de fotogramas aumentará para 60. Middle Earth: Shadow of War, que chegou esta semana às lojas, também vai correr nativamente a 4K na Xbox One X. Consulta a lista completa de jogos com suporte para a Xbox One X.

Subscrição ao Xbox Live Gold

É uma daquelas coisas que já se toma como garantido, mas de qualquer forma, vale a pena referir visto que não deixa de ser um custo adicional. Uma subscrição ao Xbox Live Gold é importante para acederes a todas as funcionalidades, nomeadamente a possibilidade de jogar partidas online e de entrar nos grupos de conversas de voz. Pelo lado positivo, o Xbox Live Gold dá-te direito a um leque de jogos mensais escolhidos pela Microsoft. Este ano já foram oferecidos títulos como Project Cars, Ryse: Son of Rome, Watch Dogs, Trials Fusion e Forza Motorsport 5.

Não te esqueças, a Xbox One X chegará às lojas a 7 de Novembro, incluindo Portugal. Consulta tudo o que precisas de saber acerca da Xbox One X - especificações, jogos, preço e mais.

Publicidade

Comentários (70)

Criar uma nova conta

OU