Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy 12 the Zodiac Age LP farming - como ganhar LP e EXP rapidamente com uma batota

Descobre também como funcionam os License Points, e como é que os ganhas.

Ao contrário da maioria dos RPGs, enquanto que os níveis dos membros da tua party são determinados através do EXP, no Final Fantasy 12 The Zodiac Age o teu nível não tem nenhuma influência nas tuas skills e habilidades, pois apenas aumentam os tuas estatísticas base. Aprender coisas novas e ganhar acesso a equipamento novo é feito através da Zodiac License, e requer que gastes LP.

Neste Guia iremos ajudar-te a perceber tudo o que precisas de saber sobre como funciona o LP, como ganhar LP, assim como qual é o melhor lugar para apanhar LP no Final Fantasy 12 The Zodiac Age, usando uma batota e alguns Jellies.

Como ganhar LP e como funciona o LP no Final Fantasy 12 The Zodiac Age

License Points (abreviados para LP) são os pontos necessários para desbloquear Licenses no License Board do teu personagem. As Licenses disponíveis na Board dependem do Zodiac Job que escolheste para o personagem. Se quiseres saber mais sobre isto lê o nosso Guia das Classes, Zodiac License Board, Zodiac Job, Gambits e como construir a melhor party no Final Fantasy 12 The Zodiac Age.

Por exemplo, neste quadro Martyr precisa de 30 LP.

Por cada inimigo derrotado no Zodiac Age ganharás 1LP, e não interessa quanto tempo demoraste a derrotar esse inimigo, exeto uma ou duas pequenas excepções, ganharás sempre a mesma quantidade. A forma mais rápida de ganhar LP é abrir as novas skills, e depois ir a uma área repleta de inimigos de nível baixo e fáceis de derrotar.

No início do jogo não existem muitas oportunidades destas, e a tua equipa é pequena, por isso não interessa muito ganhares LP nesta fase, pois não terias onde o gastar.

No entanto, após completares a Lhusa Mine, irás ganhar acesso a um excelente spot para fazeres LP farming, para além de que também ganharás uma quantidade razoável de EXP, caso estejas num nível baixo.

Após completares a Lusha Mine, podes voltar a esta área quando te apetecer, e terás acesso a uma boa zona para fazer farm. Se fores para a zona que tem o segundo comboio elevado irão fazer spawn alguns esqueletos, os quais são fáceis de matar. Eles irão parar de fazer spawn eventualmente (após ganhares 30LP mais ou menos), mas se te deslocares para a próxima área irás encontrar mais alguns. Para além disso, a cave na qual procuraste por Penelo também tem alguns destes inimigos.

Se fizeres o caminho inverso irás ganhar mais algum LP, concedendo-te cerca de 80 LP por visita. Para além disso, todos os esqueletos são considerados como inimigos do mesmo tipo, por isso irás ganhar uma long chain, a qual te proporciona itens extra e também desbloqueia um Troféu.

Ao fazeres save o jogo vai fazer reset aos esqueletos, o que te permite voltares lá para mais uma ronda. Quando tiveres um nível muito superior aos esqueletos será ainda mais fácil derrotar estas criaturas, permitindo-te ganhar 80 LP numa questão de minutos. Para além disso, se comprares e equipares alguns Golden Amulets, ganharás 2LP por cada inimigo derrotado, fazendo deste método uma forma ainda mais eficiente de ganhares LP rapidamente.

Como fazer farm de LP e evoluir automaticamente usando a batota dos Jellies

Se não te apetecer matar esqueletos, e tiveres chegado ao ato 6 e à Phon Coast, agora podes aproveitar-te das mecânicas do jogo e ganhar quanto LP quiseres sem esforço nenhum com a batota que vamos agora explicar.

Existem alguns pré-requisitos para esta batota, e ela poderá não funcionar para todos os membros da tua party. Mas aqui tens aquilo que vais precisar:

  • A Time Battlemage with level 3 Time Magic, Break (available from Mait's Magics in Bhujerba after dealing with Lhusa Mines), and either Charge or Syphon.
  • Os personagens que quiseres evoluir precisam de ter a License de Armadura Pesada de nível 7.
  • Precisas de um Mirror Mail para cada personagem que irás evoluir (podes comprar este item no clan vendor em Phon Coast).
  • Também precisas destes dois Gambits: "Self: MP less than 10%" e "Foe: furthest" (estão disponíveis em todos os Gambit vendors após lidares com Lhusa Mine).
  • Um escudo para as personagens que tiverem a habilidade Brawler - qualquer escudo serve.

Embora não seja essencial, também é útil equipar um Embroidered Tippet ou um Golden Amulet, de forma a duplicares o teu ganho de EXP ou LP.

Após juntares todo o equipamento e skills necessárias, precisas de preparar a tua equipa.

  • Equipa a Mirror Mail em todos os personagens, remove as suas armas e desativa os seus Gambits.
  • Dá um escudo às personagens que tiverem a habilidade Brawler, de forma a desativares o seu efeito.
  • No teu Time Battlemage tens de equipar os seguintes Gambits: "Foe: fursthest - Break" (o "Foe: any" também resulta, mas pode ser mais lento), e o "Self: Mp less than 10% - Charge" (também podes usar Syphon).
  • Se algum dos outros membros da tua equipa tiverem a habilidade Stealth, dá-lhes o gambit "Foe: furthest/any - steal".

Agora faz teletransporte para Henne Mine, sai pela saída este, vai para os caminhos de ferro com dinossauros, e entra na Junção B a partir da direção Este, e clica no interruptor. Assegura-te que ninguém está a receber dano e que os Jellies estão petrificados, depois acelera a batalha nas opções, carregando no L1 para acelerar o jogo. Agora só te resta assistir à carnificina.

Se quiseres deixar o jogo a fazer farm durante a noite, assegura-te que a tua PS4 não tem o modo de descanso ativo, verifica se o comando está a carregar, e assegura-te que não se desliga automaticamente. Podes também desativar a vibração nas definições do jogo, assim o comando não vai estar a mover-se durante a noite.

Infelizente os Jellies não deixam cair nenhum Gil, mas mesmo assim podes ganhar alguns itens úteis. Ao fim de 30-60 minutos irás ter 99 Water Nethicite e Yellow Liquid, os quais podes vender por um total de 60,000 em qualquer mercante.

Se quiseres saber mais sobre as Licenses e License Board lê o nosso Guia das Classes, Zodiac License Board, Zodiac Job, Gambits e como construir a melhor party no Final Fantasy 12 The Zodiac Age.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Final Fantasy XII

PS2

Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários