Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Narcos Temporada 3 - A série não precisa de Escobar para continuar

Já vimos os primeiros episódios.

Não é fácil substituir uma personagem tão forte como Pablo Escobar, retratado de forma brilhante na série Narcos pelo actor brasileiro Wagner Moura. Desde a primeira temporada que Escobar se tornou no pilar da central da série, que ousou contar a história de como esta traficante de drogas colombiano foi eventualmente morto depois de uma duradoura fuga às forças da lei. Foi uma perseguição cheia de reviravoltas e de surpresas, e apesar do final ser conhecido desde o início pois faz parte da História, muitos desconheciam como Pablo Escobar se tornou no maior traficante de drogas da Colombia e como acabou por cair na desgraça. Com uma narrativa interessante contada com mestria, Narcos ganhou um lugar entre as melhores séries originais da Netflix, mas com Escobar morto no final da segunda temporada, muitos perguntaram: será que a série tem futuro?

A resposta é afirmativa. Apesar da ausência de Escobar, a terceira temporada de Narcos continua a contar a história dos narcotraficantes da Colombia. Escobar é o narcotraficante mais conhecido, mas depois da sua queda, o Cartel de Cali rapidamente tomou as rédeas do tráfico de droga e se tornou na nova super-potência da Colombia. O Cartel de Cali desempenhou um papel secundário nas duas primeiras temporadas, mas agora assume o papel central. Com Steve Murphy fora da equação, é Javier Peña, que foi promovido, o líder da operação para deitar abaixo o Cartel de Cali. Depois de Escobar, seria de esperar que as coisas estivessem diferentes na Colômbia, mas nada mudou. A corrupção continua em alta e aqueles que têm muito dinheiro continuam a governar a sociedade, manipulando as forças policiais e políticos.

Aliás, enquanto o exército da Colômbia encaminhava todos os recursos na perseguição a Escobar, o Cartel de Cali proliferou e aumentou as exportações de cocaína para todo o mundo, construindo um império gigantesco. Escobar pode estar de fora da equação, mas a fórmula da série está intacta. A terceira temporada é mais uma vez uma luta de David contra Golias. Não é uma simples perseguição a criminosos, há um emaranhado de interesses e jogos políticos pelo meio que vão dificultar a vida Javier Peña. Embora tenha que jogar por regras diferentes dos narcotraficantes, Peña não é nenhum anjinho e está disposto a pisar o risco caso as suas acções contribuam para prender, ou ficar mais perto disso, os líderes do Cartel de Cali.

Ver no Youtube

O início da temporada é lento, mas é importante para estabelecer as bases para os próximos episódios. Depois do primeiro episódio, a série rapidamente capta a nossa atenção. É o resultado, mais uma vez, de prestações excelentes dos actores. Alguns já são caras familiares das temporadas anteriores, mas há novas personagens como Chepe Santacruz, protagonizado pelo português Pêpê Rapazote. Chepe, diferente dos irmãos Rodriguez, é mais sensível a provocações e reage no momento. É uma personagem destemida e até faz lembrar um pouco Pablo Escobar na forma como se comporta. O desfecho já é conhecido até porque a História já está escrita, mas o interessante de Narcos é ver o desenrolar dos eventos, que apesar de serem baseada em factos reais, tomam algumas liberdades em nome do entretenimento.

"Há um emaranhado de interesses e jogos políticos pelo meio que vão dificultar a vida Javier Peña"

Os primeiro quatro episódios, aos quais tivemos acesso antecipado, são promissores e deixaram-nos com vontade de assistir ao resto. A nova temporada, tal como as anteriores, tem uma grande capacidade de nos agarrar à televisão. A história é contada de através de várias ópticas. Não vemos apenas o lado dos heróis, neste caso de Javier, vemos também o lado dos narcotraficantes, que são rápidos a partir para a violência. A série retrata de forma crua a violência causada pelo Cartel e apanha-nos de surpresa. No primeiro episódio, há uma cena em que está tudo a dançar num bar, mas numa questão de minutos, vemos um alguém a ser desmembrado por quatro motas.

A terceira temporada de Narcos vai estrear na Netlix a 1 de Setembro e cá estaremos para acompanhar o resto dos episódios. A série não vai ficar por aqui e uma quarta temporada já está confirmada. Do que vimos nesta temporada, a série tem argumentos suficientes para continuar, mesmo sem a presença de Escobar que tanto marcou as primeiras duas temporadas.

Read this next