Eurogamer.pt

Pokémon Go Raids - Como funcionam as Raids, Raids Exclusivas, Raid Bosses, Raid Passes e os prémios

Atualizado: Adicionamos informações sobre as Raids Exclusivas.

As Batalhas Raid são a mais recente funcionalidade do Pokémon Go, funcionalidade essa que foi introduzida com o novo update chamado de Gym Rework.

Disponíveis para alguns jogadores, as Raids vão juntar os jogadores com o objetivo de derrotar pokémons poderosos com o nome de Raid Bosses - ganhando recompensas exclusivas - assim como a oportunidade de finalmente apanharem os novos Pokémons Lendários

Apesar de as Batalhas Raid ainda não estarem disponíveis para toda a gente, a Niantic já confirmou vários aspetos de como estas batalhas funcionarão, incluindo uma pequena amostra de uma nova funcionalidade social, as Raids Privadas

Qual é o nível mínimo atual para poderem participar nas Raids?

De momento as Batalhas Raid apenas estão disponíveis para treinadores com um nível igual ou superior a 20. No entanto, nos próximos dias esta nova atualização estará disponível para mais jogadores.

No início, esta actualização estava restringida aos jogadores que tivessem no mínimo o nível 35, e agora foi reduzida para o nível 20. Ou seja, nos próximos dias o nível vai baixar ainda mais.

Para além disso, também parece que os locais onde se podem travar estas batalhas estão a aumentar. Inicialmente estas batalhas estavam disponíveis maioritariamente nos Estados Unidos, com batalhas a acontecerem em vários Starbucks desse país. Porém, agora as Raids estão disponíveis em muitos mais lugares, incluindo outros países para além dos Estados Unidos. Portanto mantém os olhos abertos pois podes encontrar uma Raid durante as tuas aventuras!

Relativamente ao nível mínimo para poder participar nas Raids, a Niantic disse vagamente que este será reduzido "nas próximas semanas" depois da introdução da Atualização aos Ginásios.

O que são as Batalhas Raid e como é que funcionam?

As Raids vão fazer com que os treinadores se juntem com outros jogadores das redondezas, com o objetivo de derrotarem juntos "Pokémons extremamente poderosos" com o nome de Raid Bosses, dentro de um limite de tempo. Estes Pokémons podem ter uma enorme quantidade de CP, havendo algumas imagens que mostram que estes Pokémons especiais são 10 vezes mais poderosos do que os normais.

1

Os Raid Bosses parecem ter 10 vezes mais CP do que os Pokémons normais de nível alto.

Algumas destas Batalhas vão ser mais fáceis que outras. A dificuldade de cada uma vai ser avaliada de 1 a 5 - no nível 1 podem encontrar um Magikarp, no nível 4 podem encontrar Pokémons do mesmo tier que o Dragonite, enquanto que no nível 5 encontram Pokémons Lendários!

Para além disso, existem as Raids Exclusivas, as quais estrearam com o poderoso MewTwo. Estas Raids apenas podem ser acedidas através de um convite, e também precisas de derrotar um Raid Boss, na Raid em questão, antes de o tempo acabar. O MewTwo é o pokémon Lendário mais forte lançado até este momento, tendo quase 50,000 CP, por isso é essencial teres um grupo grande antes de desafiares esta criatura geneticamente modificada.

Para além disso, quando completarem uma Raid vão ser premiados com recompensas especiais, recompensas essas que vamos apresentar mais à frente.

Guia detalhado de como as Batalhas Raid funcionam:

catch

1) Quando uma Raid está prestes a acontecer, vai aparecer no Ginásio um ovo com um countdown.

2) Depois de o ovo chocar, o Ginásio vai-se transformar numa Raid e vais ter uma hora até que o Boss desapareça. Podem ser formados grupos com um número máximo de 20 jogadores, ou seja, podes partir nas tuas aventuras com apenas alguns treinadores caso prefiras um grupo mais pequeno.

3) Ganhas acesso após gastares um Raid Pass (ver abaixo), e tens de derrotar o boss dentro de cinco minutos. Tal como nas batalhas de ginásio normais, podes levar contigo seis criaturas. Se não fores bem sucedido, podes desistir da batalha e usar Potions e Revives na tua equipa e tentar derrotar o boss de novo, quantas vezes quiseres, até atingires o período máximo de uma hora.

4) Se conseguires ganhar a batalha, vais receber prémios e uma oportunidade de apanhar a criatura que acabaste de derrotar (ver abaixo para mais detalhes).

5) Quando passar uma hora, todas as criaturas atribuídas vão regressar e o Ginásio vai voltar ao seu estado anterior.

Como é que os Raid Passes e as recompensas funcionam?

Apesar de as Raids fazerem parte de um update grátis, se quiseres participar nelas vais precisar de um 'Raid Pass'.

Os jogadores podem receber um Pass por dia se girarem a Photo disc do Ginásio, e não podes ter mais que um ao mesmo tempo. Também existem Raid Passes Premium, mas estes apenas podem ser comprados na loja in-game, pela quantia de 100 PokéCoins cada. Quanto a estes, assumimos que não existe um limite e podes comprar a quantidade de Passes que quiseres.

Na E3 deste ano também foi revelado que se participares num determinado número de Raids irás ganhar acesso a Raids especiais através de um Pass Lendário.

Estes "Passes Lendários" vão funcionar de uma forma ligeiramente diferente, mas o resultado final será uma batalha contra uma Criatura Lendária.

Raid Bosses e as suas fraquezas

Cada Raid Boss pertence a um dos cinco tiers, sendo o tier 1 o mais fácil, e o tier 5 o mais difícil. Cada um destes tiers está representado pelos seguintes ovos:

  • Tier 1 e 2 - Ovo cor de rosa, podem ser derrotados sem ajuda de outros jogadores
  • Tier 3 e 4 - Ovo amarelo, precisarás de um grupo para o derrotar
  • Tier 5 - Lendário, ainda não está disponível

Aqui poderás encontrar uma lista com todos os Raid Bosses, assim como o seu nível de CP (do mais fraco ao mais forte) e os Pokémons que são mais efetivos contra estas criaturas poderosas:

TierRaid BossCPMelhor Pokémon para contra-atacar
1 Magikarp 1165 Qualquer um!
1 Bayleef 4375 Flareon, Charizard, Gengar
1 Quilava 5085 Golem, Starmie, Vaporeon
1 Croconaw 5207 Exeggutor, Venusaur, Jolteon
2 Muk 12269 Alakazam, Espeon, Exeggutor
2 Electabuzz 12390 Gengar, Dragonite, Alakazam, Flareon
2 Weezing 12318 Alakazam, Espeon, Exeggutor
2 Magmar 12718 Golem, Starmie, Vaporeon
2 Exeggutor 13839 Pinsir, Gengar, Heracross
3 Vaporeon 16696 Exeggutor, Venusaur, Jolteon
3 Arcanine 17832 Golem, Starmie, Vaporeon
3 Machamp 18144 Alakazam, Espeon, Exeggutor
3 Gengar 19768 Gengar, Alakazam, Espeon
3 Jolteon 19883 Gengar, Dragonite, Alakazam, Flareon
3 Flareon 21155 Golem, Starmie, Vaporeon
4 Lapras 21768 Machamp, Heracross, Exeggutor
3 Alakazam 22646 Gengar, Houndoom, Tyranitar
4 Blastoise 24162 Exeggutor, Venusaur, Jolteon
4 Snorlax 25419 Machamp, Heracross, Alakazam
4 Venusaur 26921 Alakazam, Flareon, Espeon
4 Charizard 28485 Golem, Omastar, Sudowoodo
4 Rhydon 30512 Exeggutor, Venusaur, Victreebel
4 Tyranitar 34707 Machamp, Heracross, Primeape

Se quiseres derrotar estes Bosses, é melhor teres isto em conta:

  • Assegura-te que tens em conta as fraquezas dos Bosses. Por exemplo, se estiveres a combater contra um Quilava, não uses um Pokémon de Fogo, mas sim um Pokémon de Água, tal como o Vaporeon ou o Starmie. Na tabela anterior poderás encontrar os pokémons ideais, por isso será uma boa ideia manteres esta tabela por perto. De uma forma geral, o Machamp, Golem e o Gengar parecem ser uma boa escolha, por isso descobre como apanhar estes pokémons, caso ainda não os tenhas!
  • Apesar de poderes derrotar sozinho os Bosses dos tiers mais baixos, e de derrotar os tiers mais difíceis com apenas 3 jogadores, quantos mais jogadores estiverem no teu grupo, mais fácil será a batalha. Por isso assegura-te que juntas um grupo de bons treinadores!

Como funcionam as recompensas e os Raid Passes no Pokémon Go

Apesar desta atualização ser gratuita, se quiseres participar nas Batalhas Raid irás precisar de um "Raid Pass".

Os jogadores podem obter um Pass por dia ao girar o photo disc num Ginásio, e apenas podem ter um destes itens na mochila. Caso queiras ter vários Passes precisarás de comprar "Raid Passes Premium" (100 PokéCoins cada um) na loja in-game.

As Raids Lendárias irão funcionar de uma forma diferente, e o seu resultado será um Pokémon Lendário.

Recompensas dos Raids no Pokémon Go

Completar uma batalhar pode premiar os jogadores com novos itens exlusivos:

reward
  • Candies Raras - quando usada num Pokémon, vai-se transformar na Candy desse Pokémon. Uma Candy Rara vai equivaler a uma Candy para essa criatura.
  • Golden Razz Berries - Aumenta, em grande nível, a probabilidade de apanhares um Pokémon selvagem, e pode ser usada nos Ginásios para recuperar totalmente a Motivação.
  • TMs - Disponíveis nas variantes "Rápido" e "Charge", estas Technical Machines (TM) vão ensinar permanentemente um novo ataque Rápido ou "Charge". Basicamente, trata-se de um re-rolling dos ataques, uma técnica ideal para criaturas poderosas com ataques fracos.

Para além disto, também vais receber 3000 Trainer XP por cada Raid normal, e uns estonteantes 13,000 XP pelas Raids Lendárias, assim como 1000 XP para os Crachás dos Ginásios, a possibilidade de alguns Revives normais, e a hipótese de apanhares o Pokémon que participou na batalha. Por isso, caso ainda não tenhas um Tyranitar, Snorlax, e obviamente, algum Pokémon Lendário, este pode ser a tua oportunidade.

Como é que as Premier Balls são calculadas

Durante a fase de captura, irás receber um determinado número de Premier Balls, as quais são as únicas Pokébolas capazes de capturarem estes Pokémons. O número de Premier Balls que recebes depende de vários fatores, os quais podes ver aqui:

  • Derrotar o Boss (5 Pokébolas)
  • Causar dano (variável, máximo de 3 Pokébolas)
  • Controlar o Ginásio (variável, 2 Pokébolas adicionais caso controles o ginásio em questão)
  • Contribuição da equipa (variável, se a maioria da tua equipa adicionar 3)

Resumidamente, se o Ginásio pertencer à tua equipa, e se causares mais dano, vais ter uma hipótese maior de capturar o Pokémon. Também vale a pena lembrar-te que podes usar Berries durante estas batalhas, por isso assegura-te que apanhas várias Golden Razz Berries, pois elas podem ser úteis para os Pokémons de Tier 4 e 5.

Se as tuas Premier Balls acabarem, o Boss irá fugir.

Persona 5: Como desbloquear o Final Verdadeiro Persona 5: Como desbloquear o Final Verdadeiro

Queres mais ajuda com o Pokémon Go? Aprende mais com os nossos Truques, dicas, guia, conselhos e códigos, com Dicas de quem os apanhou a todos e consulta também o nosso guia sobre o update dos Ginásios e as novas mudanças. Para além disso, também temos novas informações sobre os novos Pokémons Lendários e Raros. Caso ainda não tenhas visto, também temos as últimas novidades sobre as Batalhas Raid , sobre como apanhar Pokémons Bebé, incluindo o Tyrogue, assim como os novíssimos Crachás, e como funcionam as Berries. Caso tenhas dificuldade em evoluir o teu Eevee, saber onde fazem spwan os Pokémons e quais biomas existem, também podes ler os nossos guias para tirares todas as tuas dúvidas. Por último, caso tenhas dificuldade em apanhar PokéCoins, Candy, Pokémons Shiny, ou em ganhar muito XP, também temos vários guias!

Todas as outras informações que descobrimos até agora

2

Será que o código de grupo pode ser uma combinação de fotografias de Pokémons, tal como podemos ver aqui nesta imagem?

  • Enquanto que nos Ginásios lutas ao lado da equipa que escolheste, as Batalhas Raid são agnósticas - ou seja, vais lutar com jogadores de qualquer uma das equipas.
  • As mecânicas de Batalha, Ataques e Tipo vão ser as mesmas durante um Raid.
  • Para além de aparecer um ovo no ecrã, também é possível ver que batalhas estão a acontecer nas redondezas com o Nearby Radar (o mesmo que está atualmente disponível no ecrã do mapa, porém num separador diferente), ou podes receber uma notificação quando está a acontecer uma destas novas batalhas. A Niantic disse que estas batalhas vão acontecer "frequentemente", por isso não te preocupes caso não consigas participar imediatamente numa.
  • As Batalhas Raid vão estrear uma nova funcionalidade social, os grupos privados de Raid. Estes são descritos como um "sistema de código customizável" que permite convidar os amigos para um grupo de Raid específico. Se olharmos para a primeira imagem disponível do Raid lobby (imagem à direita), podemos ver que este código parece ser um conjunto de símbolos, em vez de ser uma palavra-passe alfanumérica.
    Os Grupos privados de Raid provavelmente foram construídos para quando houver um grande número de pessoas num Ginásio, de forma a poderes criar um grupo privado para participar na Raid, guardando espaço para que os teus amigos se juntem a ti, em vez de se juntarem estranhos. Detalhes de como os jogadores vão criar os seus grupos ainda são desconhecidos.
  • Existe a possibilidade de 20 jogadores se juntarem a um lobby para um Raid - o que, esperançosamente, é mais do que suficiente para derrotar um pokémon poderoso de 20,000CP+.
  • Se prestares atenção à lista de Raid Bosses, podes ver que alguns dos Bosses disponíveis são os melhores pokémons para usares contra os Bosses de nível mais elevado. Por isso, caso tenhas dificuldade em derrotar um Boss poderoso, apanha primeiro os outros Bosses, pois irão ajudar-te a derrotar as criaturas mais poderosas.
  • A não ser que consigas comunicar com os jogadores que estão perto de ti, não existe forma de saberes se outros jogadores estão prestes a entrar na Raid. Por isso, é melhor formares primeiro uma equipa e depois entrares na Raid, caso contrário podes gastar um Raid Pass em vão. Assim que completares uma Raid, não existe forma de a repetires durante uma hora.
  • Apenas podes receber um Raid pass por dia de forma gratuita, mas isso não te impede de gastares dois Passes num único dia caso não tenhas usado o Pass de outro dia anterior.
  • As nossas experiências sugerem que os Bosses que apanhas têm uma maior probabilidade de ter IVs melhores do que os Pokémons que podes apanhar de forma normal, tal como acontece nos ovos.
  • No entanto, os stats dos Bosses capturados não são iguais para todos os jogadores. Por exemplo, enquanto que um jogador pode apanhar uma criatura verdadeiramente poderosa, tu podes apanhar uma com IVs mais baixos.
  • Os Raids Bosses têm taxas de captura diferentes, de acordo com o Silph Road. Por exemplo, o Snorlax, Lapras e Rhydon têm uma taxa de 5%, enquanto que apenas tens 2% de probabilidade de apanhar um Lendário. Relativamente às Premier Balls, estas Pokébolas têm a mesma taxa de captura que uma Pokébola normal, ou seja, uma taxa de captura baixa. Boa Sorte!
  • Aparentemente, também é possível apanhar um Raid Boss Shiny.
  • As Raids parecem apenas ocorrerem durante o período diurno, ocorrendo entre as 8 da manhã e as 9 da noite da hora local.
  • Alguns jogadores recomendam que reinicies a aplicação antes de entrares numa Raid, pois supostamente isto tem um grande impacto nos problemas de lag.
  • Apesar de o jogo não dizer isto, os Lucky Eggs aumentam o trainer XP após ganhares uma Raid.
  • Após um update lançado a meio do mês de Julho, agora podes girar o Gym photo disc após a Raid ter terminado.
Publicidade

Comentários

Criar uma nova conta

OU