Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

GTA 5 Online: Truques e Dicas para ganhar as Corridas de Rua

As corridas de rua são uma boa forma de ganhares dinheiro.

Se queres ganhar dinheiro facilmente no GTA Online, as corridas de rua provavelmente não são uma boa opção para ti. No entanto, lê este guia caso o teu objetivo seja ganhar dinheiro fácil e subir de reputação. Isto não significa que não podes ganhar muito dinheiro com as corridas, o que nós queremos dizer é que é preciso habilidade para ganhar as corridas, e no caso do Rally, precisas de um parceiro em que possas confiar. Assumindo que cumpres estes requisitos, as corridas são uma das atividades mais divertidas no GTA Online, e permite que te concentres em encher a tua garagem com carros fantásticos...enquanto te tornas num exímio piloto. Este guia irá ajudar-te a ganhar as corridas de rua no GTA 5 Online.


Caso queiras saber tudo sobre o GTA 5 temos um guia com a solução completa, conselhos, história, multijogador, troféus, achievements, Xbox 360 e PS3. Para além disso, também podes aprender como ganhar dinheiro fácil, subir de reputação e dicas, assim como os códigos, cheats, truques e bolsa de valores com os nossos guias. Por último, também podes descobrir tudo sobre o GTA 5 Online Gunrunning - Novas armas, veículos, operações e bases, assim como os Truques e Dicas para ganhares as Corridas de Rua, e Truques, Dicas e Estratégias para o Motor Wars.

Não te esqueças de consultar também a nossa página onde abordamos os códigos cheats de GTA 4 e ainda os códigos cheats de Vice City.


Rally no GTA 5 Online

Isto não é uma atividade que devas fazer com jogadores aleatórios, mas caso conheças alguém que jogue GTA 5 Online, e que possas confiar nele, o Rally pode tornar-se numa boa maneira de ganhares dinheiro. Serão preciso duas pessoas: uma para conduzir, e outra para ser o copiloto. O condutor não consegue ver os checkpoints, apenas o copiloto consegue. Por isso, é muito importante haver comunicação, daí ser importante importante que jogues com alguém que conheças e confies.

A velocidade é essencial, obviamente, mas se falhares algum checkpoint podes sofrer com as consequências, por isso tem cuidado com a forma que jogas.

Podes ganhar muito dinheiro no Rally, caso tenhas um copiloto que consiga comunicar contigo claramente e sucintamente!

Dicas para os Copilotos

As corridas de Rally dependem de ti, pois sem ti o condutor não pode ganhar. É necessário que comuniques claramente, por isso reduz a conversa e limita-te a indicar sucintamente as indicações ao piloto. Não te esqueças de usar uma terminologia consistente. Muita pressão?

A melhor altura para dares instruções para a próxima curva é logo após o piloto completar a curva anterior, ou durante as secções que requerem menos manobras por parte do piloto. Estes são os momentos onde o piloto pode concentrar-se naquilo que estás a dizer, pois se lhe deres instruções quando ele está concentrado em fazer uma curva, pode ser que ele não consiga focar-se nas duas coisas ao mesmo tempo e ocorra algo de mal.

Presta atenção ao que o teu piloto está a dizer, e podes fazer várias sugestões, tal como se deve aumentar ou reduzir a velocidade, pois tu és o único que pode ver o percurso da estrada. Descobre quais termos funcionam melhor para ti, pois precisas de explicar tudo isto ao teu piloto:

  • Easy Left/Right - Mantém a tua velocidade mas cuidado com a curva à esquerda/direita.
  • Turn Left/Right - Vira para a esquerda/direita na próxima interseção. Esta é uma curva com menos de 90 graus.
  • Hard Turn Left/Right - Vira para a esquerda/direita na próxima interseção. Esta é uma curva com 90 graus ou mais.
  • Flat out - Vai o mais rápido que puderes, pois não existe nenhum perigo.
  • Ease off - Tira o pé do pedal, pois estás a chegar perto de uma curva ligeira.
  • Brake hard into left/right - Trava a fundo e vira à esquerda/direita, pois estás a chegar a uma curva apertada.

Isto pode parecer complexo demais, mas acredita que se decorares e souberes usar estes termos técnicos, poderás ganhar muitas corridas e dinheiro. Não te esqueças que também podes fazer sinais visuais (para a esquerda ou direita) para o teu condutor com o analógico ou teclado. O melhor momento para usares estes sinais é quando a curva é iminente, pois assegura que o piloto tem uma pista visual para confirmar as instruções que lhe deste via áudio. Porém, não uses apenas estes sinais visuais, pois podes estar perante uma estrada com muitas curvas consecutivas, e estes sinais não serão suficiente, precisarás de falar com o teu piloto.

As corridas de Rally acabam por ser uma atividade divertida, especialmente se jogares com um amigo teu. Durante estas corridas existe muito em jogo, por isso se fizeres um bom trabalho podes ganhar bastante dinheiro.

Um bom copiloto é essencial no Rally, por isso não recomendamos que faças estas corridas com jogadores aleatórios, ou com pessoas que tenham microfones maus.

Dicas para o GTA 5 Online

Não existe muito a dizer sobre isto, exepto de que precisarás de um bom copiloto, e que ele consiga transmitir-te as indicações de forma clara, pois não irás ter tempo para tentar interpretar o que eles dizem a meio de uma corrida.

Tenta não falar, pois podes não ouvir as instruções do teu copiloto. Por isso, mesmo que estejas exitado, ou que tenhas feito algo espetacular, espera que a corrida chegue ao fim para poderes conversar.

Não há nenhum problema em conduzires à velocidade máxima caso a estrada te pareça segura. Mas se não estiveres seguro do que te espera, é melhor teres calma com esse pé e abrandares um pouco. Apesar de a velocidade ser importante para ganhares a corrida, passares pelos checkpoints é ainda mais importante, por isso vais ter de encontrar um equilíbrio entre estes dois aspetos. Se falhares um checkpoint não te preocupes muito, mas se falhares dois podes ter a certeza que praticamente já perdeste a corrida.

As corridas são para os mais fortes. Por isso, se estás à procura de dinheiro fácil, é melhor procurares noutro lado.

Táticas para as Corridas de Rua no GTA 5 Online

As corridas de rua são uma atividade para os mais habilidosos, e para chegares ao primeiro lugar e manteres essa posição, precisarás de algumas táticas. Não existem batotas que te tornem num ás da estrada, por isso, caso não estejas preparado para trabalhares um pouco, é melhor passares isto à frente, pois as corridas não serão uma boa atividade para ti. No entanto, se queres mesmo tornar-te num excelente piloto, é melhor que invistas algum tempo em roubar carros e entregá-los. Isto irá ajudar a desenvolver as tuas capacidades de condução inatas, assim como também te proporcionará bastantes oportunidades para praticares. Entregar carros roubados sem qualquer tipo de dano irá aumentar ainda mais os teus lucros, e também irá ajudar-te a desenvolver hábitos bons, nomeadamente conduzir sem embater em nada. Apesar de haverem várias oportunidades para soltares o caos durante uma corrida, o melhor é simplesmente ires do ponto A ao ponto B da forma mais limpa e rápida possível.

Que carro deves comprar?

Em primeiro lugar, o segredo para ganhares uma corrida é comprar o carro que tenha mais aceleração, e não velocidade máxima, como muitos sugerem. A razão pela qual é melhor um carro com muita aceleração, é o facto de que a maioria das corridas envolve curvas apertadas e muitas travagens, por isso não existem muitas situações em que possas tirar vantagem da velocidade máxima de um carro. De facto, existem algumas situações em que a estrada te permite que aceleres o quanto quiseres, mas estas situações são poucas e não duram muito tempo. Para além disso, se tiveres uma boa aceleração, irás recuperar mais rapidamente de um eventual acidente.

O handling é outro fator muito útil. Quanto mais fácil for controlar o teu carro, maior será a tua probabilidade de chegares à meta em primeiro lugar. Quando quiseres evoluir um carro, deverás começar pelo handling e weight, e só depois deverás evoluir a velocidade.

Começa por evoluir o handling e weight do teu carro. Deixa a velocidade para depois.

Os carros mais equilibrados a nível de handling e aceleração são estes:

  • Annis Elegy RH8
  • Crotti Cabonizzare
  • Pfister Comet
  • Obey 9F
  • Bravado Banshee
  • Benefactor Surano
  • Benefactor Feltzer
  • Coil Voltic
  • Pegassi Infernus
  • Overflod Entity XF
  • Bravado Gauntlet
  • Os nossos carros favoritos

    Apesar de todos os carros serem excelentes opções, nós temos três carros favoritos:

    O Annis Elegy RH8 é o melhor carro a nível de handling e aceleração. Não se porta muito bem durante as travagens, mas se conduzires de forma suave, não deverás ter nenhum problema. Se te registares no Clube Social da Rockstar podes ganhar um RH8. Para fazeres isto tens de comprar uma garagem, e depois aceder ao site do Legendary Motorsports no teu telemóvel. Esta é a forma perfeita de começares a tua carreira de piloto.

    O Overflod Entity XF oferece um excelente equilíbrio entre velocidade, aceleração e handling, e é uma excelente escolha se estiveres à procura de um supercar. Se evoluíres um pouco este carro, irás ter um verdadeiro monstro nas tuas mãos. Apenas podes comprar este carro online, e vais precisar de uma garagem para o guardares.

    O Coil Voltic tem a melhor aceleração, o seu handling é bom, mas nada de impressionante, e a sua velocidade máxima não é muito boa. Quando chegares ao momento em que consegues comprar alguns carros, vale a pena adicionares este à tua garagem. Este carro é uma excelente escolha para as corridas que envolvem muitas curvas apertadas, pois a sua aceleração alta irá dar-te uma enorme vantagem, permitindo-te ultrapassar os teus adversários nas curvas.

    Apesar de te poderes sentir tentado a empurrar ou embateres contra os teus adversários, se fizeres uma corrida limpa irás ganhar mais recompensas.

    Dicas para evitar acidentes

    Um dos maiores perigos nas corridas de rua são os outros carros, e por vezes é muito difícil evitar acidentes. No entanto, podes minimizar os riscos de teres um acidente se seguires estas dicas:

    Quando estiveres a passar por uma interseção a alta velocidade, ou quando estiveres a ultrapassar um carro, habitua-te a virar sempre na direção da traseira do carro que estás a tentar desviar-te. Por exemplo, se um carro estiver a virar para a esquerda, tu tens de virar para a direita. Isto pode parecer mais do que óbvio, mas irias ficar surpreendido com o número de pessoas que tendem a favorecer uma direção, independentemente das circunstâncias. Quanto maior for a velocidade do carro que estás a tentar evitar, mais fácil será não bateres nele caso sigas esta regra.

    Uma regra fundamental nos jogos de corrida relativamente às curvas, é abrandar ao entrar, e acelerar ao sair, e esta regra funciona perfeitamente nas corridas do GTA 5 Online. Caso não estejas seguro se vais conseguir fazer a curva, é melhor travares demais do que entrares muito depressa e não conseguires fazer a curva. Lembra-te que é mais fácil de compensar as frações de segundo que perdeste ao travar demais, do que compensar todos os segundos que perdeste ao acelerares demais numa curva ou por um eventual acidente.

    Em último lugar, conduz suavemente! De novo, isto é mais do que óbvio, mas é impressionante a quantidade de jogadores que estão constantemente a fazer movimentos bruscos com o seu carro. Virar ligeiramente e suavemente o teu carro ajuda a manter o equilíbrio do mesmo, especialmente se fores a velocidades altas. Tenta estar sempre prevenido, de forma a não te assustares e fazeres movimentos bruscos, e entra sempre a uma velocidade baixa nas curvas apertadas.

    Usar os outros carros como obstáculos

    Se estiveres a aproximar-te de um cruzamento, e teres a certeza que o podes atravessar de forma segura, coloca-te a frente de um adversário. Isto fará com que o teu adversário tenha de travar, bloqueando temporariamente o caminho para quem está atrás de ti. É um movimento arriscado, mas irás acostumar-te a fazer isto à medida que praticas nas tuas corridas.

    Também podes usar esta tática para ultrapassares os carros civis durante uma curva e alcançarás um efeito semelhante. Por exemplo, ultrapassa pela esquerda, e depois coloca-te à frente do carro enquanto fazes uma curva para a direita. O carro que ultrapassaste vai ter de travar, e eventualmente irá fazer com que o teu adversário tenha de travar, pois acabaste de obstruir a sua linha de curva.

    Se fizeres Slipstream podes ganhar um bom aumento de velocidade.

    Slipstream

    Se estiveres alguns lugares atrás na corrida, usa a técnica chamada Slipstream, a qual consiste em ficares atrás de um carro e usares a bolsa de ar. O Slipstream funciona a uma distância razoável e dá-te um grande aumento de velocidade. Presta atenção caso algum adversário te esteja a fazer isto a ti, e bloqueia-lhes a passagem caso estejam a tentar ultrapassar-te.

    Se os teus adversários gostarem de bater contra ti, não te preocupes muito em ultrapassar. Fica para trás e sê paciente. Se fores paciente, é muito fácil ultrapassares esses adversários nos últimos segundos da corrida ao fazeres slipstream. Para além disso, muitos jogadores não aguentam a pressão de terem outro jogador atrás deles, por isso é muito frequente que tentem acelerar e despistar os inimigos. Isto significa que a probabilidade de eles fazerem um erro é maior, permitindo que tires partido desse erro.

    Por outro lado, se fores tu que estiveres a ser perseguido, conduz dentro dos teus limites e não fiques nervoso. Se o teu adversário quiser ultrapassar-te e ficar com o primeiro lugar, deixa-os. Conduzi de acordo com as tuas capacidades e reduz a probabilidade de sofreres um acidente e perderes de vez a corrida.

    Caso queiras levar o assunto para um campo pessoal, e a melhor altura para bateres contra um adversário é durante uma curva apertada. Entra pela linha de dentro e aponta o canto da frente do teu carro contra a traseira do carro adversário, e assim irás maximizar a oportunidade de os despistares. Se conseguires bater no teu adversário, trava ligeiramente e segue pela linha exterior para conduzires à volta dele, caso eles se estejam a despistar. Caso contrário, segue pela linha interior. Mas tal como dissemos anteriormente, a melhor forma de ganhares uma corrida é de forma limpa, sem qualquer contacto físico.

    Experimenta o modo de primeira pessoa

    Isto é apenas uma questão de preferência, mas se tiveres dificuldades em conduzir, experimenta trocar para a perspetiva de primeira pessoa. Esta perspetiva ajuda-te a focares naquilo que está à tua frente, e proporciona uma espécie de "visão em túnel", o que te ajudará a evitar possíveis distrações com o ambiente que te rodeia. De uma forma geral, se te parece que um objeto não vai atingir o teu ecrã, deverás estar seguro. Isto é bastante útil para estradas apertadas, ou para passares pelo meio de dois carros.


    Caso queiras saber tudo sobre o GTA 5 temos um guia com a solução completa, conselhos, história, multijogador, troféus, achievements, Xbox 360 e PS3. Para além disso, também podes aprender como ganhar dinheiro fácil, subir de reputação e dicas, assim como os códigos, cheats, truques e bolsa de valores com os nossos guias. Por último, também podes descobrir tudo sobre o GTA 5 Online Gunrunning - Novas armas, veículos, operações e bases, assim como os Truques e Dicas para ganhares as Corridas de Rua, e Truques, Dicas e Estratégias para o Motor Wars.


    Sign in and unlock a world of features

    Get access to commenting, newsletters, and more!

    In this article

    Grand Theft Auto IV

    PS3, Xbox 360, PC

    Grand Theft Auto V

    Video Game

    Related topics
    Sobre o Autor

    Paulo Araújo

    Contributor

    Comentários