Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Guia GTA 5, GTA V - Truques, dicas, armas, veículos, missões, negócios, rádio, coleccionáveis, online

Descobre o mundo mais vivo jamais criado pela Rockstar

GUIA GRAND THEFT AUTO 5 (GTA 5)

Grand Theft Auto V é um dos jogos mais esperados dos últimos anos. A Rockstar reuniu toda a experiência adquirida nas últimas entregas da safa e nas suas outras franquias para criar o mundo mais divertido, vivo e dinâmico que vimos até agora. O mapa do jogo promete ser tão grande quanto os de San Andreas, Grand Theft Auto IV e Red Dead Redemption juntos, portanto o entusiasmo está justificado. Mas como aproveitar de um jogo tão grande? No Eurogamer estamos a preparar este guia para que não percam nenhum detalhe de um dos maiores jogos desta geração. Iremos atualizar periodicamente, portanto não se esqueçam de dar uma vista de olhos para ver se há algo novo.

Preparados? ¡Bem-vindos a Los Santos!


Caso queiras saber tudo sobre o GTA 5 temos um guia com a solução completa, conselhos, história, multijogador, troféus, achievements, Xbox 360 e PS3. Para além disso, também podes aprender como ganhar dinheiro fácil, subir de reputação e dicas, assim como os códigos, cheats, truques e bolsa de valores com os nossos guias. Por último, também podes descobrir tudo sobre o GTA 5 Online Gunrunning - Novas armas, veículos, operações e bases, assim como os Truques e Dicas para ganhares as Corridas de Rua, e Truques, Dicas e Estratégias para o Motor Wars.

Não te esqueças de consultar também a nossa página onde abordamos os códigos cheats de GTA 4 e ainda os códigos cheats de Vice City.


Guia Grand Theft Auto 5 (GTA 5) - Conteúdos

Personagens

Armas

Multi-jogador

Truques

Conquistas e Troféus

Missões modo história

Guia Grand Theft Auto 5 (GTA 5) - Prólogo: Misssão 1

Conselhos gerais


Guia GTA 5 - Conselhos gerais - Troca de personagens

GTA5 conta com três protagonistas, cada um com a sua própria personalidade e preferências. A Rockstar quis oferecer a maior variedade possível na hora de jogarmos, por isso podemos alternar entre cada um deles à vontade usando um prático menu radial.

É uma funcionalidade que nem sempre podemos executar. Se estamos a meio de uma missão, por exemplo, alternaremos entre personagens só se assim for preciso; se estivermos a ser perseguidos pela polícia, apenas poderemos alternar quando os despistarmos.

O interessante é que quando não estamos a controlar um personagem este segue com o seu dia a dia, por isso quando voltarmos a ele vamos encontrá-lo nas situações mais caricatas.

Guia GTA 5 - conselhos gerais - Habilidades de personagem

Cada personagem, como estávamos a dizer, tem a sua própria personalidade na história, e isso reflete-se na jogabilidade. Trevor, por exemplo, gosta de atividades loucas que colocam a sua vida, e a de todos em seu redor, em risco, e Michael gosta de umas partidas de tennis. Cada um deles tem a suas próprias habilidades.

Numa missão Michael desce de um edifício em rapel enquanto Franklin usa a sniper de longe e Trevor pilota um helicóptero," disse a Rockstar à GameInformer. "Os jogadores podem alternar entre Michael que toma um refém dentro do edifício ou Franklin que tenta disparar sobre os inimigos. Assim que escapas podes escolher pilotar com Trevor, disparar nos outros pilotos com Franklin ou disparar da parte de trás de um veículo com Michael."

Esta é a a lista de habilidades de cada um:

  • Michael: Pode abrandar o tempo enquanto usa armas.
  • Trevor: Um modo loucura durante o qual aplica mais danos aos inimigos e sofre menos.
  • Franklin: Pode abrandar o tempo enquanto conduz.

Guia GTA 5 - Conselhos gerais - Personalização

Em GTA5 existe uma personalização e estatísticas de cada personagem similar às de San Andreas. Não afetam tanto o aspeto físico dos personagens como o jogo de 2004, mas podemos personalizar a roupa, o penteado ou o estilo de cada um deles com uma grande variedade de elementos - muito mais que em GTA IV. Ah, e também regressam as tatuagens.

Guia GTA 5 - Conselhos gerais - Começar a tua vida

GTA5 é um mundo gigantesco, e nós somos pequenos. No entanto não tens que esperar para começar a explorar tudo o que tem para oferecer: entra simplesmente num carro que queiras e começa o teu passeio turístico. Los Santos está situada na parte sul do mapa, e no norte tens as colinas e os lagos de Blaine County.

No entanto, apesar de poderes admirar as vistas quando queres assim que assumes o controlo de Franklin, não significa que tudo está ao teu dispor: muitas das atividades, como os passeios de barco ou a possibilidade de conduzir aviões e helicópteros, são acedidas ao jogar o modo história. Um primeiro ponto de partida para começar bem é avançar até que Trevor, o terceiro personagem esteja disponível.

Até aí deves concentrar-te na história, a menos que, claro, gostes de dar voltas sozinho pelo mundo.

Guia GTA 5 - Conselhos gerais - O telemóvel de GTA 5

Do mesmo modo que na nossa vida real o telefone é uma parte imprescindível - ou muito presente pelo menos - também é uma das ferramentas mais importantes em GTA5. Agora não o podes ignorar: oferece um monte de opções, como as estatísticas do jogo, a possibilidade de save rápido ou simplesmente ligar para amigos. Existe um monte de diálogos no jogo, e muitos deles descobertos quando telefonas. Também o podes usar para ligar para uma das raparigas que conheceste em Los Santos. Tarifa mais barata, acreditamos.

Guia GTA 5 - Conselhos gerais - Truques para os veículos

Em GTA5 é imperativo usar um carro ocasionalmente, talvez mais que nos anteriores: é uma cidade desenhada para andar de carro, apesar de poder ser um pouco caótica. Em Los Angeles os carros tem sempre que parar quando um peão passa na passadeira; em Los Santos, normalmente, dá-se mais gás no acelerador.

Entrar num carro é tão fácil como sempre. Se o vês, podes entrar, e é melhor usar os que já está em andamento: os carros parados tem tradicionalmente um alarme que chama a atenção dos peões em redor, e sempre demoram mais a arrancar. Se existe uma patrulha da polícia por perto vão ver o que se passa, ou podem acudir se um peão que foi tua vítima os chama.

O carro que preferes é um gosto pessoa. Todos duram muito, e existe a opção para os revirar se ficaram ao contrário. Geralmente os carros grandes são mais estáveis, no entanto o comportamento de cada um é bastante diferente: o objetivo é encontrar o que mais gostas e levá-lo para a garagem de tua casa para o poderes usar sempre que quiseres. Se realmente gostas dele também o podes melhorar e equipar com alguns dos acessórios vistosos para melhorar a velocidade ou resistência. Tranquilo, as modificações mantém-se nesse modelo.

Guia GTA 5 - Conselhos gerais - Viagem rápida

Conduzir é fixe, no entanto algumas vezes quem sabe queres chegar ao teu destino sem mais complicações. Para grandes distâncias podes chamar um táxi. Põe-te perto da estrada e usa o telemóvel para o chamar - está nos contatos. Depois da chamada espera dez ou vinte segundos e chegará ao local onde estás. Leva-te a qualquer destino que escolhas, incluindo um escolhido manualmente no mapa - o marcador morada é o primeiro que aparece no táxi por pré-definição. Podes desfrutar do passeio ou saltá-lo, mas lembra-te que isso tem um custo adicional.

Guia GTA 5 - Conselhos gerais - Armas e combate em GTA 5

Num mundo como o de GTA não passas muito tempo sem teres que entrar em algum tipo de conflito. De alguma forma as mecânicas imaturas dos tiroteios dos anteriores ficaram de fora: GTA5 oferece tudo que caracteriza um bom shooter na terceira pessoa.

Isso inclui claro a cobertura: Habitua-te: assim que começarem a voar balas procura refúgio. A barra de vida é a de cor verde debaixo do radar, a azul é o escudo anti-balas - se tiveres um - e a amarela é a da habilidade especial, mas falaremos disso mais tarde. Para recuperares a tua vida ao máximo terás que usar estojos de primeiros socorros.

Para apontar pressiona o gatilho esquerdo, e lembra-te que podes trocar de esquema de controlo no menu de pausa. Por pré-definição tens o estilo 'GTA Clássico'. Esta opção ativa-se apontando automaticamente, assim podes passar de inimigo para inimigo facilmente. É boa para quando existem muitos inimigos no ecrã, mas podes selecionar o tipo de controlo que mais gostas para conseguir o ouro nas missões.

Voltar para a página principal do guia


Caso queiras saber tudo sobre o GTA 5 temos um guia com a solução completa, conselhos, história, multijogador, troféus, achievements, Xbox 360 e PS3. Para além disso, também podes aprender como ganhar dinheiro fácil, subir de reputação e dicas, assim como os códigos, cheats, truques e bolsa de valores com os nossos guias. Por último, também podes descobrir tudo sobre o GTA 5 Online Gunrunning - Novas armas, veículos, operações e bases, assim como os Truques e Dicas para ganhares as Corridas de Rua, e Truques, Dicas e Estratégias para o Motor Wars.


Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto V

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Comentários