Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Vale a pena comprar a New 2DS XL?

Evolução final.

A Nintendo 3DS foi lançada originalmente a 25 de Março de 2011 na Europa. Com um início de vida complicado devido ao preço elevado, custando 249 euros no lançamento, a Nintendo conseguiu dar a volta com uma redução de preço agressiva e com um catálogo de jogos apelativo. Desde então a Nintendo 3DS tem sido uma portátil de sucesso (não tanto como a sua antecessora, a Nintendo DS, mas esse foi um caso excepcional). Tal como é hábito nas portáteis da Nintendo, não tardou a surgiram novas versões. A Nintendo 3DS XL foi a versão que sucedeu ao modelo original, oferecendo a mesma experiência mas num tamanho maior. A bateria foi aumentada ligeiramente e foi corrigido um problema em que o ecrã inferior marcava o ecrã superior quando se fechava a consola.

A próxima aposta da Nintendo foi uma versão mais barata, a 2DS. Este modelo perdeu a capacidade de ser "fechado" , tendo um formato maior do que o modelo original, mas o preço era apelativo e conseguia fazer tudo o que a original fazia, menos o efeito 3D. No entanto, para aqueles que queriam algo melhor, a Nintendo lançou mais tarde a New 3DS em tamanho normal e XL. A New 3DS tinha hardware melhorado, a adição do C-Stick (uma espécie de segundo analógico) e capacidade NFC para interagir com as Amiibo. O hardware melhorado deu origem a jogos exclusivos para a New Nintendo 3DS como Xenoblade Chronicles 3D, que não é compatível com 2DS, 3DS original e 3DS XL.

Seis anos depois do modelo original, surge agora a New Nintendo 2DS XL. É provavelmente o último modelo que a Nintendo vai lançar desta portátil e procura ficar entre a Nintendo 2DS e a New Nintendo 3DS XL (o modelo de tamanho normal foi descontinuado). A New Nintendo 2DS XL é basicamente uma New Nintendo 3DS, a única diferença é que não tem capacidade 3D. A portátil da Nintendo é a única consola do mercado que consegue produzir efeito 3D sem a necessidade de óculos, mas a realidade é que os utilizadores acabam por não usar porque cansa mais a visão e reduz a longevidade da bateria.

Cover image for YouTube videoNEW 2DS XL UNBOXING - A NOVA PORTÁTIL DA NINTENDO

Depois de alguns dias com a New Nintendo 2DS XL, podemos assegurar que é uma consola sólida, bem construída e com materiais agradáveis ao toque. O plástico continua a ser o material principal, mas é compreensível e aceitável tendo em conta o preço (149 euros em Portugal) e o propósito. As consolas da Nintendo, principalmente as portáteis, são conhecidas pela sua resistência e durabilidade. Com outros materiais bastava a consola cair ao chão para ficar arruinada (vejam o exemplo dos smartphones). Desta forma, podemos simplesmente transportar a portátil para qualquer lado sem grande preocupação.

As diferenças são imediatas quando colocamos a Nintendo 3DS original lado-a-lado com a New Nintendo 2DS XL. O novo modelo é mais refinado em todos os aspectos. É mais confortável (devido à leveza e à ergonomia; a consola encaixa bem nas mãos), os ecrãs são maiores, temos um analógico adicional e quatro botões. A diferença não é tão grande em comparação a New Nintendo 3DS, mas há alguns traços de design que garantem à New 2DS XL um aspecto mais moderno. As bordas em torno do ecrã superior e inferior foram removidas, bem como as colunas nas laterais da parte superior. As colunas estão agora escondidas, mas ouvem-se bem. De todos os modelos lançados pela Nintendo, é o que está melhor desenhado. A única questão poderá ser o esquema de cores: laranja / branco e azul / preto. Nenhum é particularmente bonito.

No que toca a desempenho, é basicamente uma New Nintendo 3DS, mas claro, sem o efeito 3D. O ecrã também aparenta ter a mesma qualidade do que os modelos anteriores, podendo haver dificuldades em jogar em ambientes com muita luz. Hoje o catálogo de jogos para a Nintendo 3DS é enorme, portanto, se nunca compraste a consola e estás interessado, a New Nintendo 2DS XL é a melhor proposta que vais encontrar. Todavia, é uma consola que é lançada para um mercado em mudança. Da parte da Nintendo existe também a Nintendo Switch. É uma consola que custa mais do dobro, mas há que ter em conta que a Nintendo 3DS é uma plataforma com os dias contados. Este ano ainda serão lançados alguns jogos de destaque, como Pokémon UltraSun e UltraMoon. A Nintendo já prometeu continuar a apoiar a Nintendo 3DS em 2018, mas a realidade é que se trata de uma plataforma na recta final do seu ciclo.

Cover image for YouTube videoNEW 2DS XL vs 3DS ORIGINAL vs 3DS XL vs PS VITA

A vantagem da New Nintendo 2DS XL em comparação com uma Nintendo Switch é a facilidade de transporte. A Nintendo Switch é portátil, mas não cabe num bolso como a New 2DS. Era incapaz de levar a Nintendo Switch para a praia, a New 2DS é muito melhor para tal. Cabe em qualquer bolso, é mais leve e passa despercebida. Se já tens uma New Nintendo 3DS, a New 2DS não vale a pena o investimento, visto que não faz nada de novo em comparação a este modelo, ainda que o design esteja mais refinado. Para aqueles com uma 2DS, 3DS original ou XL, o argumento é mais forte. É uma consola melhor, com evoluções notáveis e mais rápida. Para quem nunca comprou a 3DS, não há dúvidas, a New Nintendo 2DS XL é a melhor versão já lançada pela Nintendo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários