Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pachter diz que os jogos japoneses ainda são de nicho

Analista acredita que o mercado nipónico não é para as massas.

O analista Michael Pachter é conhecido pelas suas declarações polémicas em torno da indústria dos videojogos. Desta vez ele falou sobre o mercado e os jogos nipónicos, e afirmou que não têm o grande alcance mundial que se pensa. Segundo ele, é difícil para um jogo japonês ter o mesmo desempenho no mercado, no que diz respeito a vendas, que os jogos ocidentais.

Para exemplificar ele referiu-se a Persona 5, jogo que já vendeu perto de 2 milhões de unidades desde que foi lançado no Ocidente, e comparou-o com Mafia 3.

"Sim, os jogos japoneses não importam no esquema mais amplo das coisas. Estás a falar de dois milhões de unidades, quero dizer, uma porcaria de um jogo como Mafia 3 vendeu 5 milhões de unidades. Por isso, não, 2 milhões de unidades é um erro de arredondamento, isso não importa. Ninguém está a ganhar dinheiro com isso," afirmou Pachter em declarações ao GamingBolt.

O analista comentou também que ele sente-se atraído apenas por jogos como Persona 5, séries como Metal Gear e Final Fantasy, bem como os jogos da Nintendo. Uma vez que o resto das experiências estão demasiadamente focadas no público japonês.

"Os jogos japoneses que em última análise funcionam são jogos como Metal Gear, os que têm um apelo ocidental para eles, são os que têm publico. Os que são dirigidos para os japoneses, não têm apelo para as massas, e não se traduzem bem noutras culturas," comentou.

No que diz respeito à Nintendo, ele comentou que os seus jogos são bem sucedidos porque têm um estilo característico que os torna diferentes e únicos do resto dos jogos.

"A Nintendo tem o seu próprio estilo, tal como os desenhos da Disney têm o seu próprio estilo, há algo neles que é diferente," contou Pachter.

Por fim o analista destacou o factor cultural, que segundo ele é importante no momento de falar da recepção dos jogos em diversas regiões do mundo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários