Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy 12 - Os melhores Jobs para cada personagem

Descobre qual classe escolher.

Nem todos os personagens são iguais no International Zodiac Job System. E se já leste o nosso Guia das Classes, Zodiac License Board, Zodiac Job, Gambits e como construir a melhor party, certamente já o saberás.

Apesar de poderes escolher qualquer Job para o teu personagem, existem escolhas que claramente são mais adequadas. E tal como fizemos com o Guia de Onde encontrar a melhor arma do jogo, nesta página iremos dizer-te de forma concisa quais são os melhores Jobs para cada personagem.

No entanto, tem em conta que não existe uma escolha errada, e podes escolher qualquer Job para os teus personagens. Porém, existem alguns personagens que têm uma tendência natural para um certo de tipo de armas ou equipamento, por isso é natural que alguns Jobs sejam adequados para certos personagens, enquantos que outros Jobs não são assim tão adequados.

Tendo isto em conta, nós temos algumas sugestões de quais Jobs deverias escolher para os teus personagens.

Características dos personagens

Isto é algo que já falamos anteriormente, mas antes de falarmos em personagens específicos, é importante ter em conta alguns aspetos gerais que podem ter um grande impacto nas tuas decisões:

  • Vaan, Balthier e Basch são melhores com armas de combos pesados, e os Jobs que tiram mais proveito das mecânicas de combos pesados são os Bushi, Shikari e Uhlan. Isto também significa que estes personagens são os mais adequados para usarem a Genji Gear.
  • Ashe e Penelo são os melhores candidatos para Mage. Ambos os personagens têm as melhores magic stats em geral, mas a Ashe é razoavelmente boa com uma espada, por isso considera-a um battlemage.
  • Vaan e Fran não se destacam em nenhuma área em particular, mas o Vaan é bastante versátil, pois é razoável em quase todos os aspetos.

Estas forças e fraquezas são importantes, mas é importante ter em conta que os natural stats do FF12 podem facilmente ser contornados se usares as armas e armaduras adequadas. Por vezes, isto até pode ser usado para tornar os personagens ainda mais poderosos.

Um bom exemplo disto é Penelo: ela não tem muita força física, mas é extremamente ágil. Isto faz dela uma má escolha para uma classe ofensiva no início do jogo. Mas se continuares a apostares nesta personagem e a evoluí-la, podes torná-la num espécie de tank poderoso, pois ela tem uma agilidade extremamente alta que pode ser conjugada com ataques devastadores.

O melhor Job para cada personagem do Final Fantasy 12 The Zodiac Age

Lembra-te que, tal como dissemos antes, não existe uma escolha errada. Por isso, se houver algum job ou combinação que gostes, e que esteja a funcionar, e supostamente seja uma "escolha errada", não existe nenhuma razão pela qual devas desistir dessa escolha.

Também é importante que tenhas em conta que estas sugestões são apenas para o primeiro Job, pois o Job secundário deve ser escolhido de forma a fortalecer o primeiro Job.

Mais abaixo iremos fazer uma descrição muito básica de cada Job, e sugerir quais personagens são mais adequados para a Classe em questão.

  • Archer - Causa dano físico à distância, e as recomendações para essa classe são Basch ou Fran.
  • Black Mage - Tendo em conta que se trata de um mago ofensivo, Ashe é definitivamente a melhor escolha para esta classe. Mas Penelo também é uma escolha razoável.
  • Bushi - Também conhecidos como Samurai, esta classe guerreira usa Katanas para calcular o seu damage output, provocando dano com os magic stats e strength. Portanto, deverás escolher uma classe equilibrada nestes dois atributos, fazendo do Vaan uma escolha ideal.
  • Foebreaker - Também conhecido por Breaker, esta classe é do estilo Tank, podendo absorver muito dano, fazendo de Balthier ou Basch uma excelente escolha. Para além disso, eles também podem equipar o Genji Gear.
  • Knight - A classe ofensiva mais básica, fazendo de Vaan, Basch ou Balthier uma escolha natural, especialmente pelo facto de que os Knight podem equipar o Genji Gear.
  • Machinist - Esta classe distancia-se do inimigo, mas também tem acesso a um bom número de Technicks, fazendo deles uma boa classe de suporte. Fraan ou Vaan são uma boa escolha, mas esta classe pode ser ocupada por praticamente qualquer personagem.
  • Monk - O típico guerreiro que usa apenas os seus punhos para combater, possuindo também alguns poderes de cura. É o Job ideal para Vaan ou Basch, pois ambos os personagens possuem magic e strength stats decentes.
  • Red Battlemage - Um mago com um pouco de black magic e um pouco de white magic, fazendo de Penelo ou Ashe uma boa escolha.
  • Shikari - Uma classe ofensiva com a capacidade de fazer de tank. Vaan ou Balther são uma escolha perfeita para esta classe, e Penelo também seria uma boa escolha (apenas quando vais numa fase avançada do jogo, pois Penelo é uma má escolha para este Job no início do jogo).
  • Time Battlemage - Uma classe de suporte com vários feitiços. Este Job é mais adequado como Job secundário, mas pode ser uma boa escolha para Ashe, Vaan ou Penelo como Job primário.
  • Uhlan - O Rei do dano físico no FF12, os Uhlan usam lanças para atacar os seus inimigos enquanto lançam debuffs, fazendo de Fran uma excelente escolha. Para além disso, também é a única classe que pode usar a poderosa Zodiac Spear.
  • White Mage - Tal como as outras classes que se focam em magia, este healer é uma excelente escolha para Ashe ou Penelo. Mas Vaan ou Balthier também podem ser uma boa escolha.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Final Fantasy XII

PS2

Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários