Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

O filme Spider-Man: Homecoming é a Marvel no seu melhor

Um triunfo para o Homem-Aranha.

Longe vão os tempos em que os filmes de super-heróis passavam por dificuldades. Fosse na captura da essência de um personagem ou até do próprio universo, fosse na autenticidade com que tratavam certas temáticas ou simplesmente porque eram olhados de lado pelos grandes nomes de Hollywood, a verdade é que muito caminho foi percorrido e hoje as coisas são muito diferentes. Hollywood já demonstra respeito pelos filmes de super-heróis, na verdade existem vários actores de grande perfil a pedir para surgir nos filmes, e a qualidade atingiu um patamar que já permite aos fãs criar expectativas que são cumpridas. Homem-Aranha: Regresso a Casa é o mais recente exemplo disso e arrisco dizer que é graças à colaboração com a Marvel Studios que a Sony Pictures consegue a sua melhor adaptação do personagem para o grande ecrã.

Inserido no Marvel Cinematic Universe, Homem-Aranha: Regresso a Casa é o primeiro filme de uma nova série, a terceira da Sony Pictures, que procura captar a essência deste personagem tão bem conhecido. Um super-herói cuja vida é composta por diversas facetas com um potencial incrível para serem exploradas. As anteriores séries conseguiram coisas boas, mas talvez tenham perdido demasiado tempo a dar desnecessária seriedade a algumas temáticas e personagens, ao ponto que os filmes pareciam esquecer o principal valor do Homem-Aranha: por mais dilemas que enfrente na sua vida, ele é um personagem divertido cujas peripécias gostamos de acompanhar. Focado num conjunto específico de personagens e sem dramatizar desnecessariamente a vida de Peter Parker, Regresso a Casa sente-se como um filme que revela inteligência na forma como adapta uma história dos anos 60 para 2017.

Ver no Youtube

"Este é um filme para as gerações mais novas, capaz de convencer os fãs de sempre. É um tom fresco e actual que convence em pleno."

Homem-Aranha: Regresso a Casa é um filme que triunfa desde logo pela sua abordagem. É um filme de origem que evita todos os clichés que esperarias de um filme deste estilo. Ninguém precisa ver pela milésima vez um desajeitado adolescente ser mordido por uma aranha radioactiva. Já sabemos isso. Graças à inclusão do Homem-Aranha em Capitão América: Guerra Civil (provavelmente o maior trunfo que a Marvel Studios deu à Sony Pictures) e à presença de Tony Stark na vida inicial deste herói de Nova Iorque, temos um filme com um tom altamente dinâmico, oportuno e divertido de assistir. Regresso a Casa nem precisa de forçar o Homem-Aranha a todo o tempo no ecrã, a vida de Peter Parker enquanto adolescente já consegue ser divertida e interessante o suficiente.

Depois de ajudar os Vingadores num momento de incrível tensão, Peter regressa a casa para descobrir que ao contrário do que pensa, ainda se está a descobrir. Esta é a sua origem, esta é a forma como os realizadores e argumentistas abordam de uma forma fresca, temáticas mais do que batidas. Peter Parker é um adolescente que está a descobrir a responsabilidade dos poderes que ganhou. Ao mesmo tempo, procura viver a vida como um adolescente de 16 anos. Peter não precisa ser retratado como um adolescente inacreditavelmente desajeitado que nem os atacadores consegue apertar. Não há necessidade disso. Peter Parker é um génio com um brilhante futuro pela frente mas que não precisa ser recriado como um "coitadinho" para conquistar as audiências.

É esta abordagem fresca e oportuna às personagens que bem conhecemos e adoramos que torna Homem-Aranha: Regresso a Casa tão especial. Ostenta a mesma essência dos mais recentes filmes da Marvel Studios, equilibrando diversão com a seriedade de um adolescente que procura descobrir como melhor utilizar os seus poderes. Pelo caminho, capta a essência do personagem. Outro ponto a favor é que Regresso a Casa não se preocupa em alterar alguns pontos do universo e acima de tudo, consegue um estilo "cool". A Tia May mais jovem, uma solteirona que enverga o mesmo poder que a versão com maior idade dos comics, a escolha do Abutre como o vilão e toda esta premissa da vida de Parker na ressaca após se tornar temporariamente num Vingador, abrem portas para um filme diferente.

Ver no Youtube

"Homecoming não comete erros de filmes anteriores e foca-se no que importa: o quão divertido é o desastrado Homem-Aranha."

No que diz respeito à forma como interpreta alguns dos personagens mais icónicos e fundamentais deste universo, Regresso a Casa também consegue satisfazer. Tom Holland é um tipo adorável com carisma para dar e vender, encaixa bem no papel de um Peter Parker moderno, enquanto a presença de Robert Downey Jr como Tony Stark/Homem de Ferro, abre portas a momentos de grande diversão. No entanto, depois de assistir ao filme, diria que não seria o mesmo e nem teria o mesmo impacto se não fosse Michael Keaton, no papel de Abutre.

Keaton consegue ser o melhor vilão jamais visto num filme do Homem-Aranha porque, além de toda a sua experiência e de até já ter representado Batman no cinema, leva a sério o género e sabe aproveitar os momentos. Keaton não precisa de muito tempo de ecrã para explicar a sua personagem, não precisa de atenção, apenas precisa convencer que a sua personagem tem várias camadas e que nada é assim tão simples, especialmente quando um adolescente de 16 anos faz o que os Vingadores não fizeram: colocar-se no seu caminho. Pessoalmente, acredito que é dos melhores valores do filme e consegue-o sem esforço, sem exigir muito do espectador.

Homem-Aranha: Regresso a Casa é o melhor filme do Homem-Aranha a chegar aos cinemas e consegue-o graças à filosofia pela qual a Marvel Studios se rege: seriedade e respeito pelas propriedades nas quais trabalha, mas sem prescindir de um incrível sentido de humor e oportunidade que ajudam a tornar os filmes interessantes. Os fãs sentem-se compreendidos e respeitados pois assistem a um filme que nasce de mentes que idolatram os personagens tanto quanto eles. A restante plateia fica perante um filme divertido, actual e que equilibra o lado da fantasia com o lado real, enquanto come as suas pipocas. O melhor acompanhamento para um blockbuster de Verão.

Não querendo ofender ninguém, a Marvel Studios conseguiu que um filme do Doutor Estranho conquistasse as massas e fosse "fixe", isso é significativo . Regressando ao Homem-Aranha que chegou agora aos cinemas, esta colaboração permitiu à Sony Pictures inserir o aranhiço no Marvel Cinematic Universe e isso confere imensa autenticidade ao filme, especialmente porque impede que se torne em algo isolado que poderia confundir ou simplesmente nem funcionar. Homem-Aranha: Regresso a Casa mostra que Tom Holland é uma boa escolha e Michael Keaton sabe aproveitar cada cena e diálogo para demonstrar o seu incrível talento. Existem imensas surpresas e momentos dedicados aos fãs dos quais não vou falar mas de uma coisa podem ter a certeza, a Marvel Studios precisou de quase 10 anos mas chegou a um patamar em que demonstra tranquilidade e saber para homenagear correctamente os seus heróis.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários