Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo New 2DS XL - Análise

A nova consola da Nintendo traz alguns melhoramentos interessantes.

Há seis anos atrás foi lançada a Nintendo 3DS, e agora a Nintendo está de volta com a novíssima Nintendo New 2DS XL. Esquece a 2DS standard, uma versão muito inferior a nível de hardware, pois a 2DS XL é uma consola completamente diferente. Esta consola possui quase todas as funções que a New 3DS XL tem, incluindo o poder de processamento extra e os 256MB de RAM. Para além disso também traz o C-stick, os botões ZL/ZR, e um Leitor NFC que vai permitir usar os Amiibo. Porém, tal como o nome sugere, a mudança mais óbvia é a remoção do ecrã 3D, assim como a remoção da tecnologia head-tracking.

Estes cortes significam que vai haver uma redução no preço da consola, tendo um preço de venda de 130 libras no Reino Unido, cerca de 30-40£ mais barata que a New 3DS XL, e menos de metade do preço da Nintendo Switch. Basicamente, esta consola é perfeita para as pessoas que queiram jogar o enorme catálogo de jogos da DS e da 3DS mas não estão interessados no 3D. No entanto, existem outros aspetos a ter em conta.

A Nintendo podia simplesmente usar o mesmo design da New 3DS XL, porém optou por fazer várias mudanças a esta consola portátil. O poder de processamento da New 2DS XL mantém-se o mesmo, mas o casing exterior foi renovado. O design é minimalista e usa maioritariamente plásticos matte, as dobradiças também foram melhoradas e permitem que ambos os ecrãs estejam perfeitamente alinhados se abrirmos a consola até à última posição. A única crítica é que o ecrã superior continua a abanar um pouco quando movemos a consola, pois as dobradiças não são tão firmes como deveriam ser, mas este é um problema que está presente em praticamente todas as consolas portáteis da Nintendo.

Exceto isto, o design da New 2DS XL é tão robusto como o das consolas 3DS. Para além disso, a nível estético também tem alguns aspetos interessantes. No topo tem uma textura às listras, envolvidas por extremidades brilhantes, e com cor turquesa no caso da consola que foi analisada. Um aspeto negativo é o facto de que não é possível trocar as faceplates, no caso de não gostares do design original desta consola.

Cover image for YouTube videoNintendo New 2DS XL Review: Budget King or Cut Too Much?
O Tom apresenta neste vídeo uma análise à New 2DS XL - como é que esta esta consola se equipara à New 3DS XL?

Em termos de entradas e de conectividade, a New 2DS XL mantém todas as características da New 3DS XL. As entradas também foram movidas para o fundo desta consola. Para além disso o d-pad e os outros botões continuam a transmitir aquela sensação "clicky" quando os usas, e o circle pad mantém-se exatamente igual. Ou seja, ambas as consolas são muito parecidas.

Pela primeira vez, a entrada onde inseres os jogos possui uma tampa de plástico, tal como a entrada do microSD (a consola já traz um cartão de 4GB). De seguida, o stylus é guardado ao lado da entrada para os auriculares de 3.5mm, enquanto que o botão de ligar se encontra no lado direito, ao lado dos LEDs que indicam se a consola está ligada, o nível de bateria, e se o Wi-fi está ligado. Por último, o botão do volume encontra-se do lado esquerdo da consola.

A New 2DS XL trouxe uma surpresa muito agradável: tem uma vantagem considerável em termos de tamanho e de peso. A nível de altura, é cerca de 1 centímetro mais pequena que a New 3DS XL, graças ao novo sistema de abertura que colocou a câmara perto da dobradiça, poupando espaço. Esta diferença pode não ser muito importante, porém a redução do peso é algo mais relevante. A consola pesa apenas 260g, enquanto que New 3DS XL pesa 329g e a Switch pesa 398g com os joycons inseridos. No entanto, esta mudança de design pode trazer alguns problemas com as colunas: estas foram movidas do ecrã superior para o fundo da consola, ou seja, por vezes o som pode ser abafado pelas tuas mãos.

Antes de começarmos esta análise, estávamos preocupados que, para reduzir o preço da consola, a Nintendo tivesse reduzido a qualidade dos ecrãs, para além da redução da funcionalidade 3D. Felizmente, o ecrã desta nova consola é muito parecido com o da New 3DS XL, com uma resolução de 400x240 no ecrã superior, e de 320x240 no ecrã inferior.

O ecrã superior está no mesmo nível de qualidade que os ecrãs das consolas 3DS. Porém, tendo em conta que fomos mimados pelo ecrã IPS de 6 polegadas da Switch, quando regressamos para o ecrã da 2DS XL não podemos deixar de sentir uma regressão. Por exemplo, os ângulos de visão não são muito bons, tendo ghosting nas transições de cinzento para cinzento, e falta-lhe o brilho puro do ecrã da Switch.

Quando seguramos na New 2DS XL, podemos comprovar que é muito leve. A qualidade do ecrã não é algo de extraordinário, e o painel TN não é muito brilhante, mas mesmo assim consegue competir com os ecrãs das consolas 3DS.

Se levarmos a consola para o exterior, podemos ver as suas fraquezas, mesmo com o brilho ao máximo. Apenas para compararmos, medimos um nível máximo de 147 nits na 2DS XL, e de 368 nits na Switch. Este brilho adicional faz uma enorme diferença, mas desde que não estejas debaixo de uma luz solar muito forte, não deverás ter problemas em jogar na New 2DS XL. A unidade que nós analisamos tem um painel TN, mas mesmo com ângulos de visão reduzidos, o ecrã da 2DS XL é de elevada qualidade.

Felizmente, não conseguimos detectar nenhum corte na capacidade da bateria. Segundo a Nintendo, a bateria da New 2DS XL tem a mesma capacidade que os modelos da 3DS, uma média de 3 a 5 horas de jogo. Nós aumentamos o brilho ao máximo, deixamos o Wi-fi ligado, subimos o volume para 75%, e conseguimos jogar Mario Kart 7 durante três hora e 50 minutos até a bateria acabar. É uma pena que ao cortar nas funcionalidades de 3D não podemos obter uma bateria com mais capacidade. No entanto, segundo os nossos testes, a bateria da New 2DS XL mantém-se ao mesmo nível da bateria dos outros modelos da Nintendo.

Ao longo dos últimos seis anos, a Nintendo tem melhorado as 3DS, produzindo várias consolas. No entanto, a New 2DS XL acaba por ser uma das melhores opções para quem quer entrar no mundo da Nintendo e aceder a um enorme catálogo de jogos. O preço é uma grande vantagem, obviamente, mas se não tiveres interesse na funcionalidade 3D, esta consola torna-se numa escolha ainda mais óbvia. Para além disso, este modelo tem as mesmas funcionalidades que as versões mais caras, mas é substancialmente mais leve. O pack de venda desta consola também inclui o cartão SD de 4GB e o carregador, por isso não precisas de comprar o carregador à parte como acontece com alguns dos modelos da Nintendo.

De uma forma geral, a New 2DS XL é um upgrade significante sobre as 2DS standard, em termos de qualidade de construção, poder de processamento, e ergonomia. Mas, tendo em conta que é possível encontrar a 2DS por cerca de 75£, pagar mais 55£ por este modelo implica um investimento maior. Esta consola encontra-se algures entre a 2DS e a 3DS Xl, em termos de preços e de que especificações. Na nossa opinião, nós continuaríamos a optar pela New 3DS XL como a melhor consola, a disposição das colunas é melhor, e de vez em quando é interessante ver como é que os jogos usam as funcionalidades 3D. No que toca à New 2DS XL não há nenhum aspeto que a torne numa oportunidade a não perder, mas mesmo assim trata-se de uma boa consola para desfrutar do excelente catálogo de jogos da 3DS.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários