Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Go - Motivação, Batalhas nos Ginásios, Bónus de Defesa e como funcionam os Ginásios

Atualizado: Descobre todas as mudanças introduzidas com o update Gym Rework.

Os Ginásios do Pokémon Go são monumentos impressionantes protegidos por um nível de prestígio, e caso os queiras conquistar tens de os desafiar para uma batalha. Para fazeres isso, tens de alcançar o nível 5 e juntares-te a uma das três equipas: Equipa Instinct, Equipa Mystic e Equipa Valor.

As diferenças entre estas equipas são puramente cosméticas, no entanto é uma boa ideia juntares-te à equipa que os teus amigos escolheram, assim podes derrotar os ginásios mais facilmente. Assim que te juntares a uma equipa, podes ajudar a defender ou a atacar ginásios.

Tendo isto em conta, agora há um novo Update aos Ginásios prestes a ser lançado, com o trabalho em equipa a ganhar uma grande relevância. Continua a ler se quiseres saber mais sobre este novo update, as mudanças que vão acontecer, e como ganhares mais recompensas e prémios!


Update aos Ginásios - Quais são as novas mudanças que vão ser introduzidas nos ginásios com esta atualização?

O Pokémon Go já recebeu o novo update, com o nome de Raid Battles, o qual trouxe novas funcionalidades ao jogo. A Niantic descreveu-o como uma tentativa de "tornar o jogo mais colaborativo e encorajar os jogadores a visitar ginásios amigáveis, interagindo com eles de forma diferente."

Aqui podemos ver uma imagem do novo sistema de Motivação.

Aqui podes ver uma lista das novas funcionalidades que foram introduzidas com esta atualização:

Detalhes sobre a nova atualização:

  • Os Ginásios agora também funcionam como PokéStops, pois possuem um photo disc que pode fazer drop de itens.
  • Existem mais Crachás para desbloquear e evoluir!
  • Os Ginásios já não têm níveis ou Prestígio.
  • Os Ginásios agora podem albergar seis Pokémons.
  • Apenas podes colocar um Pokémon de cada espécie.
  • A Motivação é uma mecânica nova, a qual substituiu o Prestígio.
  • A forma que ganhas e recebes PokéCoins mudou.
  • Foram introduzidas as Raids, e as Raids Lendárias, nas quais podes capturar Pokémons Lendários!
Cover image for YouTube videoPokémon Go update introduces Gyms & Raids

Como funcionam os Ginásios no Pokémon Go

Os Ginásios são uma das mecânicas centrais do Pokémon Go, nos quais as Batalhas e Raids têm lugar, e após a atualização os Ginásios tornaram-se ainda mais importantes. Aqui tens tudo o que precisas de saber sobre a forma de funcionamento dos Ginásios:

  • Os Ginásios agora podem ter 6 pokémons a defendê-los.
  • Apenas podes colocar um Pokémon por cada treinador, tal como era antes do update.
  • Agora apenas podes colocar um pokémon de cada espécie. Por exemplo, cada Ginásio apenas pode ter um Snorlax de cada vez. Isto significa que vais ter de coordenar melhor o teu trabalho de equipa, de forma a selecionar quais são os melhores pokémons para colocares no Ginásio.
  • Quando atacares um ginásio vais começar pelo Pokémon que foi adicionado em primeiro lugar, depois batalhas o pokémon que foi adicionado ao ginásio em segundo lugar, e assim sucessivamente.
  • Se vires um ginásio com uma cor cinzenta, isto significa que não foi reclamado por ninguém, por isso podes ocupá-lo se colocares um Pokémon. No entanto, é raro veres um ginásio abandonado, por isso o mais provável é que tenhas de derrotar a equipa inimiga e recuperar o ginásio que estava ocupado por eles.
  • Infelizmente não podes usar o Pokémon Go Plus para recolher as recompensas do photo disc disponível nos Ginásios.
  • Tal como nós mencionamos no nosso Guia de Truques, dicas, guia, conselhos e códigos, não precisas de estar perto de um Ginásio para descobrir qual equipa e quais pokémons estão a defender esse ginásio. No entanto, é importante lembrar que é preciso estar perto fisicamente do ginásio durante a batalha, ou seja, não tentes desafiar um ginásio caso estejas em andamento, como por exemplo num comboio, pois vais ser expulso da batalha quando te afastares do ginásio. Para além disso, as batalhas também costumam demorar algum tempo a serem completadas, por isso vale a pena planeares as tuas batalhas nos Ginásios com antecedência
  • Manter um ginásio no teu controlo agora depende da Motivação, da qual iremos falar mais abaixo.

O que é e como funciona a Motivação?

Para ganhares um Ginásio, tens de derrotar a equipa que controla o ginásio, mas isto já sabias. No entanto, para fazeres isto, precisas de fazer algo novo: baixar a motivação dos Pokémons para zero, um de cada vez, até eles regressarem ao seu treinador.

A equipa Mystic conseguiu capturar este Ginásio.
  • A Motivação, de acordo com a Niantic, "introduz um novo fator interativo aos Pokémons que se encontram num Ginásio, tendo um impacto no seu possível CP".
  • Este mecanismo é indicado através de um coração cor-de-rosa por cima da cabeça dos Pokémons, o quais podes ver quando clicas num ginásio.
  • Quando esse coração estiver vazio, significa que a Motivação está a zero, e irás receber uma notificação quando um Pokémon regressar para ti após ficar sem motivação.
  • Efetivamente, a Motivação é um modificador que condiciona a força dos Pokémons que defendem um ginásio. Quando um Pokémon tem a motivação ao máximo ele irá apresentar o seu CP. Mas à medida que a Motivação baixa, o CP do Pokémon também irá baixar. No entanto, tem atenção que o CP apenas baixa no ginásio, ou seja, quando o pokémon regressar para ti ele irá ter o mesmo CP que sempre teve. Por isso, em teoria, as batalhas contra um Ginásio rival irão se tornar mais fáceis à medida que os Pokémons sejam derrotados e que o tempo passe.
  • Os Pokémons perdem Motivação a um ritmo de 10% por hora.

Ou seja, esta mecânica procura equilibrar o jogo, tendo em conta que os métodos de aumentar a motivação são limitados. Para além disso, isto também previne que os jogadores mais hardcore coloquem uma série de Pokémons poderosos a defender um ginásio, facilitando a vida aos jogadores mais casuais e equilibrando o Pokémon Go de uma forma geral.


Atacar Ginásios: Como baixar a Motivação num Ginásio Rival

  • A Motivação baixa de duas formas: de forma natural, ao longo do tempo, ou quando o Pokémon for derrotado enquanto se encontra a defender um ginásio.
  • Os Pokémons perdem Motivação a um ritmo de 10% por hora.
  • Para removeres um Pokémon completamente, provavelmente irás precisar de o derrotar várias vezes para baixar totalmente a sua motivação.
  • Tem em conta que quanto mais baixa for a motivação, mais baixo será o CP, e por consequência a batalha irá ser mais fácil.
  • O CP de um Pokémon baixa cerca de 28% após cada derrota, devido à perda de motivação.
  • Atualmente, precisas de derrotar um Pokémon três vezes para o removeres totalmente de um Ginásio. No início do update era necessário derrotar 5 vezes, por isso fiques surpreendido se este número mudar ao longo do tempo.
  • Quando o CP de um Pokémon for indicado em texto vermelho, significa que o podes derrotar com mais uma vitória. Mesmo que todos os Pokémons percam a sua motivação ao longo do tempo, eles não irão ser removidos do Ginásio, é sempre preciso derrotá-los através de uma batalha.

Defender um Ginásio: Como aumentar a Motivação de um Ginásio da tua Equipa

  • A motivação dos Pokémons aliados pode ser aumentada caso lhes dês uma Berry de qualquer tipo.
  • A Golden Razz Berry preenche completamente a Motivação de um Pokémon, mesmo que se encontre a zero, por isso é melhor guardares esta Berry para quando o teu Pokémon estiver quase a ficar sem Motivação nenhuma.
  • Após o update de Julho, não precisas de estar fisicamente perto do ginásio para usar uma Berry. Mas caso estejas perto, as berries irão aumentar a Motivação numa percentagem maior.
  • A quantidade de Motivação ganha através das berries também varia. Na nossa experiência, a primeira berry que dêmos aumentou a Motivação em cerca de 20% da Motivação total. Após isto, cada Berry que dêmos ao nosso Pokémon apenas aumentou a sua motivação em cerca de 1-2%.
  • Após o update de Julho, podes dar berries aos teus Pokémons mesmo que a sua Motivação esteja no máximo, uma tática útil caso queiras continuar a receber recompensas como Stardust ou Candy.

Como ganhar as Batalhas nos Ginásios

Enquanto que os jogos Pokémon lançados para as consolas portáteis são RPGs com mecânicas complicadas, o Pokémon Go simplificou estas mecânicas, introduzindo um sistema de batalha em tempo real que consiste em três ataques - se clicares no ecrã efetuas um ataque regular, um ataque especial que vai acumulando ao longo da batalha e pode ser usado se pressionares o ecrã, e um dodge que pode ser ativado se deslizares o dedo no ecrã para a esquerda ou direita.

Tal como já foi dito, as mecânicas do Pokémon GO são relativamente simples. Para evitares os ataques, tudo o que tens de fazer é deslizares o dedo para esquerda ou direita quando achas que o pokémon inimigo vai atacar. Para atacares o inimigo simplesmente clicas no ecrã e usas de vez em quando o ataque especial. Os pontos mais importantes a ter em consideração são os seguintes:

  • Podes antecipar um ataque se observares um "flash" amarelo no ecrã - faz dodge imediatamente quando vires essa luz. É possível derrotar um ginásio inteiro sem perder vida, caso tenhas reflexos e tempo de resposta fora do comum.
  • Os pokémons que estão a defender tem uma barra de vida a dobrar, para compensar o facto de que eles são controlados pela inteligência artificial, ou seja não usam dodge ou qualquer outra estratégia mais elaborada. Isto significa que colocar nos ginásios pokémons com muita vida tais como o Snorlax, Lapras ou o Vaporeon, é um método eficiente de te defenderes dos inimigos.
  • Nem todos os ataques especiais valem a pena serem usados. Algumas vezes, um ataque rápido, com muito dano, causa mais dano no inimigo do que um ataque especial lento e de dano médio.

Como o combate é relativamente simples, existem dois fatores que são muito mais importantes para o teu sucesso: o CP de um Pokémon e o seu tipo. Resumidamente, caso queiras ganhar tens de optar por Pokémons com CP o mais alto possível.

Para além disso, tem atenção o Tipo de Pokémon que usas, de forma a teres acesso a ataques de um determinado elemento: tais como ataques de água contra um pokémon de fogo, etc.


Como ganhar o Defender Bonus e outras recompensas dos Ginásios no Pokémon Go

Os Ginásios dão-te dois tipos de Bónus: XP para os Crachás e PokéCoins.

Podes ler muito mais sobre estes Bónus se clicares nos dois links anteriores, mas de forma resumida, quanto mais batalhares e manteres um Ginásio no teu controlo, mais irás evoluir os teus Crachás, permitindo-te receber mais itens na photo disc.

Por outro lado, o Defender Bonus recompensa-te com PokéCoins, funcionando de forma semelhante ao sistema original dos Ginásios, apesar de agora ter algumas diferenças.

Uma das melhores recompensas que podes obter através dos Ginásios são as Candy. Se deres Berries aos Pokémons que se encontram a defender um ginásio existe uma pequena probabilidade de receberes algumas Candy desse Pokémon!

Normalmente, os jogadores colocam nos Ginásios os pokémons mais fortes do jogo, por isso este método de dar Berries é uma das formas mais efetivas de ganhares Candy para o Chancey, Dratini e Larvitar, de forma a poderes alcançar as suas evoluções super-fortes.


Queres mais ajuda com o Pokémon Go? Aprende mais com os nossos Truques, dicas, guia, conselhos e códigos, com Dicas de quem os apanhou a todos e consulta também o nosso guia sobre o update dos Ginásios e as novas mudanças. Para além disso, também temos novas informações sobre os novos Pokémons Lendários e Raros. Caso ainda não tenhas visto, também temos as últimas novidades sobre as Batalhas Raid , sobre como apanhar Pokémons Bebé, incluindo o Tyrogue, assim como os novíssimos Crachás, e como funcionam as Berries. Caso tenhas dificuldade em evoluir o teu Eevee, saber onde fazem spwan os Pokémons e quais biomas existem, também podes ler os nossos guias para tirares todas as tuas dúvidas. Por último, caso tenhas dificuldade em apanhar PokéCoins, Candy, Pokémons Shiny, ou em ganhar muito XP, também temos vários guias!


Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Pokémon Go

Android, iOS

Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários