Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - RiME comparado na PS4, PS4 Pro e PC

Corre a 1080p nas duas consolas.

RiME é o mais recente jogo da Tequila Works e anos depois do anúncio como exclusivo PlayStation 4, está finalmente disponível na consola da Sony mas também no PC e Xbox One. Este é um jogo adorável mas que infelizmente chega afectado por alguns problemas técnicos. É uma abordagem ao género de exploração e quebra-cabeças que relembra jogos como o consagrado ICO mas com as suas próprias ideias.

O uso do Unreal Engine 4 da Epic Games assegura paisagens lindíssimas e o efeito de hora do dia combinado com a iluminação global criam imagens espectaculares. RiME é um jogo lindo de ver, especialmente com o engenhoso uso das cores e na forma como criam fortes contrastes entre os diferentes elementos dos cenários. A animação apresenta algumas inconsistências mas no geral o resultado é bom.

A questão é como a visão imaginada para RiME se apresenta nas consolas. O Digital Foundry experimentou o jogo na PlayStation 4 e na PS4 Pro, sendo agradável constatar que existem melhorias na consola mais poderosa. Na PS4 Pro, RiME exibe resolução superior nos mapas das sombras e a qualidade das texturas foi melhorada. A anti-aliasing temporal também é mais refinada na PlayStation 4 Pro mas apesar do suporte para a versão mais poderosa da PS4, o jogo corre a 1080p nas duas consolas.

Cover image for YouTube videoRime PS4/ PS4 Pro vs PC: Graphics Comparison + Frame-Rate Test

Um dos maiores problemas de RiME na PlayStation 4 é a sua performance. O rácio de fotogramas é incrivelmente inconsistente na PS4 base graças ao rácio de fotogramas desbloqueado. Ocasionalmente, raramente, pode chegar a 60fps mas na maioria do tempo corre a 45fps. Não é nada suave. Na PS4 Pro temos uma média muito mais alta e temos 60fps ocasionalmente. A média é mais alta na Pro e em média, o rácio de fotogramas consegue ser superior em 10-15 fps mas o ritmo de fotogramas é inconsistente e o jogo nunca se sente tão suave quanto deveria. RiME beneficiaria imenso com um bloqueio a 30fps para resolver a trepidação e a inconsistência da performance.

No PC, RiME é um jogo interessante. É aqui que tens a melhor forma de o jogar e consegue 60fps mas não está livre de problemas. Pelo contrário, RiME apresenta dificuldades estranhas. O Digital Foundry utilizou uma GTX 980Ti para correr o jogo a 1440p e por pouco não conseguia correr o jogo a 60fps. Conseguir esse elevado rácio de fotogramas numa resolução superior é um problema e revela bem o actual estado de RiME no PC.

RiME está ainda disponível na Xbox One e brevemente será lançado na Nintendo Switch. Para o futuro, fica a possibilidade de análise adicional caso a Tequila Works actualize o jogo com as devidas melhorias.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Rime

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários