Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mass Effect Andromeda - Opções de Romance para os irmãos Ryder, incluindo companheiros, pessoal da tripulação e outras personagens

Como namoriscar e conquistar o coração do teu companheiro favorito.

As opções de romance de Mass Effect Andromeda são indiscutivelmente as mais tentadoras interações no jogo, permitindo estabelecer relações próximas com os teus colegas de esquadrão e com outros membros, andando a namoriscar e se vires que consegues podes ter umas cenas mais íntimas.

Romancear é um processo bastante simples, mas há algumas restrições e ressalvas que tens de estar atento, que vão ser explicadas abaixo.

Se andas atrás de ajuda para certas partes do jogo, consulta o nosso Guia de Mass Effect Andromeda.

Mass Effect Andromeda Opções de Romance para Ryder Masculino e Ryder Feminino

Vale a pena notar que a tua escolha de Ryder masculino ou Ryder Feminino no início do jogo vai restringir-te de iniciares alguns romances, embora haja várias personagens no jogo com quem podes romancear na mesma.

Como Ryder Masculino (Scott Ryder) tu podes namorar com as seguintes personagens:

  • Squadmate Cora
  • Squadmate Peebee
  • Squadmate Vetra
  • Avela (historian)
  • Gil (Tempest technician)
  • Keri (journalist)
  • Reyes (smuggler)

Como Ryder Feminino (Sara Ryder) tu podes namorar com as seguintes personagens:

  • Squadmate Liam
  • Squadmate Jaal
  • Squadmate Peebee
  • Squadmate Vetra
  • Avela (historian)
  • Keri (journalist)
  • Reyes (smuggler)
  • Suvi (Tempest science officer)

Se tiveres o olho em cima de outra personagem e essa não está em nenhuma lista das anteriores é porque ficaste sem sorte! Isso significa que não vais namorar com o colega de equipa Drack, ou personagens da Nexus / Tempest como Addison, Tann ou Lexi.

Todos os colegas de equipa se juntam à tua festa mais tarde em A Better Beginning, enquanto Jaal junta-se depois da seguinte missão, A Trail of Hope. Tu vais deparar-te com outras personagens à medida que fazes da Tempest a tua casa ou visitas cidades e planetas como parte da história.

Como funciona o romance em Mass Effect Andromeda

Como em anteriores jogos de Mass Effect, o romance é um processo bastante simples - Fala com a personagem que tu quiseres o máximo que poderes se for aplicável. Para ficares junto com ela, completa as missões específicas. Aqui fica como tirares o máximo partido do sistema de romance:

  • Tu podes normalmente ir direto ao assunto com a personagem no teu primeiro encontro, portanto tenta fazê-lo na primeira oportunidade.
  • Tu podes namoriscar com qualquer um que seja romanceável, digamos assim, portanto se ainda não sabes quem gostarias de cortejar não te preocupes - mas nota que não podes levar as coisas mais longe com mais ninguém uma vez que tenhas ficado exclusivo de alguma personagem. Isso pode ficar sinalizado com um beijo, ou alguma coisa mais óbvia quando chegar a este ponto sem retorno. Algumas personagens como a Peebee dão-te a escolha de ser exclusivo ou não.
Cover image for YouTube videoMass Effect Peebee Romance (not explicit with Sara Ryder) - Mass Effect Andromeda Gameplay
  • Há algumas exceções às personagens anteriores; a única personagem que tu podes romancear uma vez que sejas exclusivo é a Keri, com quem podes envolver-te numa aventura a qualquer momento que queiras. Também podes ser exclusivo com Avela.
  • Até onde sabemos, a única personagem que será afetada por uma escolha nas histórias é Reyes, que apenas se pode romancear se recusares o negócio do Sloane durante a missão Hunting The Archon.
  • Sempre que poderes escolhe a opção de diálogo do coração, que normalmente permite que possas namoriscar com qualquer personagem. Normalmente um comentário atrevido irá levar a outro, portanto garante que não perdes nenhuma dessas oportunidades para romancear. Deve haver mais do que os suficientes para satisfazer a exigência de exclusividade.
Cover image for YouTube videoMass Effect Jaal Romance (Not explicit) - Mass Effect Andromeda Gameplay

Queres mais ajuda? Consulta o nosso Guia de Mass Effect Andromeda para saberes os passos para completares todas as missões principais. Também podes consultar o nosso Guia de Romances de Mass Effect Andromeda para os irmãos Ryder.


  • Enquanto muitas oportunidades para namoriscar ou chegar perto vão aparecendo durante o jogo, fala com eles especificamente no fim de momentos importantes - Operações prioritárias, uma vez que a história principal esteja concluída, estabelecendo um posto avançado planetário ou completando a Missão de Lealdade daquela personagem. Esta lógica também se aplica à tripulação da nave e a outras personagens que não são colegas de esquadrão, portanto está atento ao encadeamento de missões. Lembra-te de veres os emails deles também.
  • Similarmente, vai haver QTEs específicos no canto do ecrã que vão levar-te a gestos de romances, desde um abraço a um beijo, portanto fica atento a isso, especialmente se estás à procura de exclusividade.
  • Recorda-te que desde que continues a jogar depois da história terminar, não sintas que tens de apressar um romance - mas mais uma vez, vale a pena falar com toda a gente o máximo que puderes, quando puderes, para manteres as tuas opções abertas.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Mass Effect: Andromeda

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Matthew Reynolds avatar

Matthew Reynolds

Managing Editor

Matthew edits guides and other helpful things at Eurogamer.net. When not doing that, he's out and about playing Pokémon Go or continuing to amass his amiibo collection.

Comentários