Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Autor de The Witcher não ganhou nem um cêntimo depois do sucesso dos jogos

Andrzej Sapkowski nunca pensou que a série tivesse tanto sucesso.

Andrzej Sapkowski nunca pensou que a série tivesse tanto sucesso nos videojogos.

O autor da série de romances de literatura fantástica denominada de The Witcher, Andrzej Sapkowski, não viu nem um cêntimo depois do sucesso da trilogia de jogos da CD Projekt RED. O famoso escritor, que foi bastante critico com os jogos, reconheceu que não estava à espera que a transição dos seus livros e personagens para o mundo dos videojogos tivesse tanto sucesso.

Em entrevista com o Eurogamer.net, Sapkowski reconheceu que não soube negociar bem os direitos e que concordou apenas cobrar uma quantia inicial.

"Fui suficientemente estúpido por ter-lhes vendido os direitos num lote completo," comentou o escritor. "Sim, ofereceram-me uma percentagem dos lucros. Mas disse-lhes que não, que não queria regalias, simplesmente queria o dinheiro nesse preciso instante. Todo o dinheiro possível," comentou.

"Foi idiota porque deixei tudo nas mãos deles, e parte porque não acreditava que tivessem tanto sucesso. Quem poderia imaginar que iam ter tamanho sucesso?," explicou. Sapkowski, autor da obra, na Polónia é uma figura nacional considerado o equivalente a J.R.R. Tolkien. Mas fora do seu país as coisas são diferentes.

Em mais do que uma vez, Sapkowski reconheceu que muitos leitores dos seus romances acreditam que ele chegou a escrevê-los tendo por base o sucesso dos jogos, adaptando as páginas dos seus livros aos videojogos da CD Projekt. "Passei-me," comentou. "Passei-me. E posso recordar a minha reacção: conheço muitos palavrões e sei usá-los na perfeição, em todos os idiomas que possas imaginar," concluiu ele com o seu característico sentido de humor.

The Witcher 3: Wild Hunt é o jogo mais recente da série, nele os jogadores controlam Geralt de Rivia num enorme mundo aberto. O jogo está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4.