Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

CD Projekt RED fala sobre como tudo começou

"Não fazíamos ideia de como fazer jogos".

The Witcher 3: Wild Hunt é o jogo mais galardoado da história. Visto desta forma qualquer um podia pensar que a CD Projekt RED, estúdio responsável pelo jogo, nasceu já com grandes nomes por detrás do estúdio, mas nada mais errado. O começo desta produtora polaca teve um começo bastante humilde.

Em entrevista com o Glixel, um dos fundadores da CD Projekt RED, Marcin Iwinski, contou que, "Comecei a companhia em conjunto com um amigo do liceu, Michal Kicinski. Começámos por ser distribuidores de videojogos mas, honestamente, não éramos muito bons nisso. No início, uma grande parte da nossa motivação para iniciar esta companhia foi o facto de termos acesso a novos jogos. Parece um pouco idiota, mas éramos como deuses. Éramos os senhores que decidiam o que era distribuído na Polónia".

"Por isso tínhamos acesso a isso tudo. Encontrei um dos primeiros anúncios que colocámos numa revista de videojogos polaca, e o nosso horário era das 10 da manhã às 4 da tarde. Cocei a cabeça e pensei, 'O que estávamos a fazer?' e, claro! Fechávamos cedo para podermos ir jogar," explicou ele.

Foi então que estes dois colegas do liceu tiveram a ideia de que gostariam de fazer os seus próprios jogos.

"Mas não fazíamos ideia de como fazer jogos," continuou Iwinski. "Éramos jogadores apaixonados que sabiam como dirigir uma editora, sem nenhum conhecimento de como desenvolver jogos. E isso foi The Witcher 1."

Iwinski assinalou que se inspiraram em produtores como Ray Muzyka e Greg Zeschuk da BioWare.

Ver no Youtube

As aventuras de Geralt de Rivia de The Witcher eram baseadas na série escrita por Andrzej Sapkowski. Nos livros, fazem uso de uma moralidade muito ambígua da parte dos personagem que compõem a história; ou seja nem tudo é branco ou negro, mas sim composto por uma escala de cinzentos.

Foi precisamente esta ambiguidade moral que a equipa quis transmitir nos jogos da série.

"Não há uma distinção clara entre o bem e o mal, e apesar de pensares em quais são as tuas opções, nunca sabes qual será o resultado," explicou Iwinski. "É como a vida real. E foi isso que nos encantou. Penso que se trata de desconstruir o herói e construir uma versão diferente. Numa grande quantidade de jogos americanos sabemos sempre claramente quem é o bom".

"Nem sempre estamos contentes com as escolhas que fazemos na vida," continuou. "Às vezes as coisas complicam-se muito, partindo de uma situação muito simples. Isso é um pouco de The Witcher".

Ver no Youtube

Actualmente o estúdio está a trabalhar afincandamente em Cyberpunk 2077, e acredita que este jogo poderá superar o sucesso de The Witcher 3.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Cyberpunk 2077

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

The Witcher

PC

See 4 more

The Witcher 2: Assassins of Kings

Xbox 360, PC

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários