Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

The King of Fighters e Shock Troopers na Nintendo Switch

Mais alguns clássicos em opção.

Nos últimos dias reencontramos na Nintendo Switch alguns dos clássicos da SNK lançados para as arcades e plataforma doméstica Neo Geo AES, conhecida não só pelos preços altos com que é trocada entre os fãs do retro, mas também pelos cartuchos de grandes proporções de modo a albergar a memória necessária para colocar o jogo a correr, praticamente sem loadings.

Como tivemos oportunidade de enunciar, existem alguns problemas que afectam a performance destes clássicos. As cores um pouco desbotadas, como se o jogo estivesse a correr numa cabine com ecrã um pouco queimado, surgem em primeira linha, mas tem-se verificado que ao nível do som ocorrem alguns bugs, bem como quebras de frame rate. Isso não sucede no entanto em todos os jogos. Waku Waku 7, do ponto de vista da fluidez da acção, está praticamente ao nível de uma conversão arcada perfeita, enquanto que Metal Slug 3 revela mais dificuldades quando jogado em modo portátil ou "tabletop" com dois jogadores, nos pontos onde a acção é maior.

Estrada interrompida em Osaka.

Curiosamente, tanto The King of Fighters 98 como Shock Troopers proporcionam um desempenho um pouco mais satisfatório e mais próximo das versões originais. No caso do jogo que luta, que é tido como um dos mais emblemáticos da série muito por força de um "roster" alargado e diversificado de personagens, bem como uma jogabilidade repleta de soluções, as quebras são menos perceptíveis produzindo batalhas mais fluidas. As cores mais vivas, no entanto, dariam no ecrã da Switch um brilho especial que o jogo não só merece como contém originalmente. Os cenários são particularmente faustosos, bem detalhados e com bons "sprites" desenhados à mão.

Shock Troopers, produzido pela Saurus e editado pela SNK em 1997 para as arcades (sem direito a versão AES) apresenta um desempenho um tanto superior a Metal Slug 3, sendo uma melhor solução no quadro dos jogos de combate e acção. Shock Troopers bebe alguns elementos do run'n gun da SNK, mas tem outras influencias, nomeadamente Commando e Mercs, ambos da Capcom. Os seus 346 megas de memória originalmente lançados no cartucho MVS surtiram efeito e o "scrolling" multi direccional tornou-se particularmente tentador entre os fãs. A acção é mais fluída, embora sejam perceptíveis alguns problemas sonoros e falhas na cadência de fotogramas quando os bonecos se aproximam em grande número, provocando uma série de explosões que podem causar esse abrandamento.

Cover image for YouTube videoAção explosiva em Shock Troopers - Gameplay Nintendo Switch

Apesar disso, a apreciação é superior à de Metal Slug 3, mesmo com dois jogadores, pelo que será a opção a considerar caso a acção e entrada em cenários de guerra, em moldes Rambo, seja o vosso foco e motivo de interesse. Estes jogos podem de resto ser partilhados com outro jogador, basta que um segundo jogador segure outro Joy Con e active os créditos para ser chamado a seleccionar a personagem. Shock Troopers contempla os jogadores com três diferentes percursos para chegar ao destino. Depois é como subir o rio em Apocalypse Now.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários