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Eurogamer Assetto Corsa Championship

Depois do vídeo, aqui estão todos os detalhes.

A Eurogamer revela um projecto único com o patrocínio da NVIDIA, Sparco e Thrustmaster. Um evento de corridas em directo com os melhores pilotos europeus de simulação em Assetto Corsa.

Ontem tiveste a primeira amostra do que será este campeonato, mas hoje vamos revelar o que se avizinha nos próximos meses para os leitores do Eurogamer.pt. A Eurogamer Network nunca explorou a área dos eSports, com a excepção de algumas subsidiárias como a Eurogamer.it. Os nosso colegas italianos são particularmente activos em organizar eventos de transmissão em directo no Twitch tanto para os jogadores casuais como para os profissionais. Desta vez os nossos amigos de Roma decidiram apostar em grande e pedir suporte para promover um evento de escala mundial, algo que aceitamos alegremente.

Ver no Youtube

Como já deves ter adivinhado pelo vídeo de ontem, o Eurogamer Assetto Corsa Championship será um evento em directo jogado no simulador Kunos e transmitido com comentários em inglês no canal Twitch da Eurogamer Itália. Não será um evento qualquer: a organização demorou seis meses entre a preparação, reunir patrocinadores e mandar convites para as equipas. Graças à perícia do pessoal da SimracingZone.net, um portal que gere eventos de simracing desde 2007. Eles conseguiram criar uma poderosa parceria permitindo-nos criar um evento de simracing como este. Também estão a planear outros campeonatos competitivos como este que envolvem outros jogos com diferentes parceiros, por isso fica atento.

De volta ao tópico principal, podes ver o calendário completo à esquerda: a começar a 8 de Março, 24 dos melhores pilotos de simulação europeus estão convidados para correrem uns contra os outros num dos carros mais temíveis concebido pela humanidade, o lendário Lotus 98T conduzido por Ayrton Senna em 1986 no campeonato da Fórmula 1. É sem dúvida um dos carros mais desafiantes de conduzir, não apenas no simulador Kunos mas no mundo de simracing no geral. A chance de encurtar a presença do turbo pode atirar este míssil com rodas para velocidades insanas, mas não antes de morder o eco dos condutores caso abusem do acelerador com as aparições selvagens do turbo lag.

O desafio não estará apenas no carro: este será um evento histórico no sentido que os circuitos foram escolhidos entre um pacote de circuitos modificados para Assetto Corsa, como o 1988 Track Pack que tem uma das disposições mais difíceis antes das modificações dos anos 90 que suavizaram as aproximações às partes mais arriscadas. Imola, Mexico City, Montreal, Silverstone, Hockenheim, Estoril são um deslumbre, mas na sequência final os pilotos terão que enfrentar a traiçoeira Adelaide, que promete ser uma das corridas mais feroz das pistas virtuais.

Os nomes dos participantes falam por si: entre a lista das equipas podes ver grandes nomes do simracing conhecidos pela sua habilidade e dedicação. A composição é altamente competitiva, mas nomes como Jack Keithley, Hany Alsabti, Jakub Brzezinski e David Greco destacam-se. Até agora a dedicação de todos na preparação para a corrida de Imola tem sido fenomenal, com já centenas de voltas dadas para aperfeiçoar a habilidade necessária para dominar este carro virtual monstruoso.

Todos os vinyls dos carros foram desenhados à mão por cada equipa.

Essas horas gastas nos treinos certamente vão ser úteis porque a tarefa de todas as equipas é definitivamente uma das mais difíceis nas suas carreiras de simracing. Excluindo o carro e as pistas, a fórmula do evento vai claramente levar os condutores e as equipas ao limite. A transmissão vai cobrir tanto as qualificações como as corridas: a começar às 20:30 CET, haverá um clássico evento de introdução até às 21:00 quando a sessão de qualificação começar durante 20 minutos para uma condução tresloucada.

Como era tradição, apenas dois conjuntos de penas supersoft estão disponíveis para estabelecer o melhor tempo de volta. A diversão (mais para audiência do que para os condutores) da fase de qualificação será a hipótese da aumentar a pressão do turbo para níveis insanos e tentar ser o mais rápido independentemente do eventual dano causado ao motor. Quando estes monstros do turbo estavam nas corridas de qualificação, eram construídos exclusivamente para durarem apenas 50 quilómetros antes de se desintegrarem. Um absurdo maravilhoso que produzia torque em excesso de 1200 cavalos nas qualificações, mas depois reduzido para 800 durante as corridas com uma versão completamente diferente do motor instalada.

Uma semana após cada corrida vamos lançar um estúdio virtual para destacar os melhore momentos da corrida anterior com repetições das ultrapassagens, acidentes e manobras estratégicas.

Uma abordagem completamente diferente vai acontecer aproximadamente às 21:40 quando a corrida começar: neste caso os condutores serão forçados a gerir cuidadosamente as pressões do turbo para evitar dano ao motor e, mais importante, para poupar combustível para chegar ao fim. Os pilotos serão forçados a começar com 195 litros de combustível, que terão que durar toda a corrida. Estamos a falar de distâncias reais de corrida com 300 quilómetros virtuais e, normalmente, mais de uma hora e meia a velocidade máxima, dada as condições dos pneus e combustível.

A fatiga e as mudanças dos pneus vão adicionar outros elementos estratégicos à competição que certamente vão contribuir para resultados inesperados, como os pilotos a ficar sem combustível a apenas alguns metros da linha de chegada. Ganhar eventos isolados não garante qualquer prémio: apenas os três pilotos melhor classificados no final do campeonato vão receber os fantásticos prémios dos nossos patrocinadores. A Nvidia, a gigante das placas gráficas, a Sparco, uma companhia de acessórios de corrida, e a Thrustmaster, que faz volantes.

Uma mistura perfeita que traz tudo relacionado com os jogos e o simracing: estamos a falar da NVIDIA GeForce GTX 1080TI para o melhor piloto do conjunto, que terá a oportunidade de, ficar em primeiro nas classificações, de meter no seu desktop a melhor placa gráfica que o dinheiro pode comprar.

O segundo classificado também receberá outro prémio excelente: o volante TS PC Racer da Thrustmaster juntamente com os pedais T3PA-Pro. O melhor do catálogo da Thrustmaster. O piloto na terceira classificação também terá razões para celebrar visto que a Nvidia vai enviar-lhe directamente para casa uma GeForce GTX 1070, outra placa gráfica que não terá problema em mostrar frames suficientes em Assetto Corsa numa disposição de múltiplos monitores. Os prémios não ficam por aqui. A melhor equipa no Campeonato de Construtor receberá um prémio da Sparco.

Diferente do campeonato dos pilotos, o título de Construtor vai recompensar as equipas com base em todos os sete eventos do campeonato, tendo por base os pontos de licença somados ou perdidos durante o evento devido a penalidades, ou em caso de empate, as classificações do piloto.

Ambos os pilotos da equipa vencedora vão receber um par de assentos Evolve em que podem colocar o seu equipamento gaming. A nova plataforma que a Sparco anunciou com o lançamento do nosso campeonato é uma obra-prima de assentos de corridas que tivemos a oportunidade de experimentar na própria fábrica da Sparco. Podemos assegurar que a qualidade de construção deste cockpit corresponde à atitude que a companhia italiana coloca nos seus produtos de corrida, sendo estes acessórios, assentos e componentes para carros de corrida. Podes ver todos os prémios envolvidos nas galerias deste artigo.

O Eurogamer Assetto Corsa Championship não vai acontecer apenas durante os dias das corridas mas também nas semanas entre as corridas; devido às limitações de Assetto Corsa no que toca a repetições, é fácil perder parte da acção durante as transmissões em directo, logo, uma semana depois da corrida, graças ao estúdio virtual da SimracingZone.net, vamos lançar uma recapitulação da corrida anterior com os destaques do evento, nomeadamente o que foi perdido durante a transmissão em directo como acidentes, ultrapassagens ou erros que foram penalizados.

Além disto, vamos destacar duas outras duas coisas: o momento NVIDIA e Sparco. O primeiro será entregue à melhor ultrapassagem da corrida, enquanto que o segundo destacará a melhor manobra da corrida, como um carro particularmente difícil de controlar ou uma manobra estratégica. Será definitivamente algo interessante para ver e complementar após o nosso campeonato. Na próxima Segunda-Feira vamos apresentar o primeiro episódio em que vamos introduzir os prémios, equipas e outras particularidades interessantes deste campeonato.

Para concluir, uma observação acerca da transmissão em directo: vamos começar sempre às 20:30 no canal Twitch da Eurogamer Itália, mas os nossos patrocinadores vão retransmitir o evento nas suas redes sociais. Todas as corridas serão transmitidas em Full-HD e comentadas por Mr. Simpit, Shaun Cole e Matteo Lorenzetti, editor e especialista de simracing da Eurogamer.it. Fica atento a outras informações que vamos publicar numa secção dedicada do Eurogamer.pt. Será um evento para assistir e ser relembrado pelos entusiastas dos jogos decorrida mas também pelos fãs de desportos motorizados que sentem a falta da era dourada das corridas, quando os pilotos tinham liberdade para lutar nos circuitos com carros construídos sem qualquer compromisso no seu desempenho.

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Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
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