Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Kojima diz que a tecnologia da Guerrilla não tem rival

Elogia a sensibilidade artística em Horizon Zero Dawn.

Na mesma entrevista em que falou sobre o tipo de gameplay que podes esperar de Death Stranding, Hideo Kojima também falou sobre a tecnologia desenvolvida pela Guerrilla Games e que estará na base da sua próxima propriedade intelectual.

Após uma jornada pelo globo, durante a qual estudou diversos motores, Hideo Kojima acabou por escolher o motor Decima da Guerrilla Games, que te vai espantar em Horizon Zero Dawn. Segundo o criador Japonês, é fácil explicar a sua escolha: a qualidade da Guerrilla está à frente de tudo o resto que já viu.

"Visitei muitos estúdios em todo o mundo, conheci pessoas muito fantásticas. A Guerrilla Games em Amesterdão: a sua tecnologia estava léguas à frente de tudo o resto. Mesmo num mundo aberto foram capazes de renderizar cenas muito ricas com muitos objectos. Como sabem, o seu próximo jogo, Horizon Zero Dawn, que chega em Fevereiro, tem uma sensibilidade artística, especialmente a respeito do uso da cor, enquanto nós procuramos uma sensibilidade muito foto-realista."

Ver no Youtube

"O motor deles está construído para os seus propósitos, para o jogo que queriam criar, e nós queríamos criar um jogo que mesmo na sua base tem um aspecto muito diferente disso, por isso foi preciso testar e ver até onde seria possível afinar o motor para se adequar aos nossos propósitos. Geralmente quando usas, compras ou te emprestam um motor, alguém dirá 'empresta-nos o teu nome', ou pedir um pagamento. Não tivemos qualquer contracto com a Guerrilla Games, mas quando os conhecemos eles deram-nos uma caixa, uma caixa muito bonita. Quando abrimos a caixa, estava lá dentro um dispositivo USB com todo o código fonte para o motor."

Kojima diz que a Guerrilla Games ofereceu o motor à Kojima Productions, o resultado de todo o seu esforço, sem qualquer aviso antecipado e fizeram questão de pedir a Kojima para usar o motor. A equipa Japonesa ficou impressionada com os Holandeses.

"Havia apenas uma condição, a Kojima Productions não iria apenas utilizar o motor, mas desenvolver o motor em conjunto com a Guerrilla Games, para ser um esforço conjunto. Por isso ficamos incrédulos com a sua postura em relação a isto e por serem tão abertos com o motor e pensamos, 'Wow, temos de trabalhar com estas pessoas'."

Em jeito de curiosidade, Kojima explicou que o nome Decima que foi escolhido para o motor origina de uma ilha Japonesa, chamada Dejima, onde os Holandeses trocavam produtos com os Japoneses no Período Edo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Death Stranding

PS4, PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários