Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Lojas físicas querem vender jogos semanas antes do seu lançamento

Os exemplares estariam bloqueados até à data autorizada.

O site GamesIndustry publicou um artigo com informação interessante sobre uma série de conversações que as lojas de videojogos têm tido com as editoras para que estas permitam que as cópias físicas possam ser vendidas até 3 semanas antes da data de lançamento.

Segundo fontes do site britânico, as lojas, representadas pela Electronics Retails Association (ERA), puseram a proposta em cima da mesa argumentando que uma hipotética autorização traria muitas vantagens para estas e para os consumidores.

A premissa básica da ERA é que a situação seria parecia a uma pré-venda digital, que não é aberta até à data e hora estabelecidas, ou seja, venderiam os jogos aos consumidores 3 semanas antes da sua data de lançamento oficial no entanto estes não poderiam jogá-los até essa data.

Com esta proposta as lojas de videojogos procuram aumentar as suas vendas e modificar o sistema de pré-vendas para evitar situações menos boas como os cancelamentos das mesmas pois, devido a muitos factores, em certas ocasiões os jogos são adiados e a mudança das datas de lançamento acabam por dar algum prejuízo às lojas.

As fontes do site, indicaram que as editoras ainda não resolveram nada, no entanto, optaram por olhar mais para os aspectos negativos pois, segundo a sua visão da proposta, haveria muitas dificuldades em torno da logística de entrega se esta acontecesse 3 semanas antes, para além disso haveria um maior risco de pirataria, uma vez que a versão física de um jogo estaria mais tempo à disposição do mercado negro antes da data de lançamento.

Read this next