Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Qual o melhor filme de Resident Evil?

Mila Jovovich está de regresso aos cinemas.

Todos sabemos que os filmes de Resident Evil não são exactamente o que gostaríamos de ver na adaptação da icónica série da Capcom para o cinema, e temos todos de concordar que estão cheios de momentos tontos. No entanto, existe sempre curiosidade em descobrir como estão, e existem imensos fãs de Mila Jovovich enquanto Alice. Enquanto a grande maioria dos fãs pedia um tom mais intenso, mais dramático, e com maior foco no desenvolvimento dos personagens, os filmes de Paul W. S. Anderson centraram-se na acção incrivelmente exagerada, em confrontos incríveis com hordas de zombies, e numa mescla de influências que tiraram grande parte da personalidade aos filmes.

Tudo começou em 2002, com um filme que ainda tentou ser um pouco fiel aos jogos da Capcom (na altura ainda inseridos no survival horror e sem todas aquelas cenas de acção) mas com algumas qualidades capazes de agradar. Em termos de tom e ritmo, este primeiro filme foi talvez o mais intenso e mais fiel aos jogos. Uma equipa de soldados, perdida numa mansão repleta de perigos que jamais conseguiram antecipar, conseguindo uma boa sensação de confinamento e isolamento. Foi talvez o mais comedido e menos exagerado de todos.

Em 2004, Resident Evil: Apocalypse transportou-nos para Raccoon City e introduziu algumas personagens familiares dos videojogos. A sensação que os filmes estavam a pegar em elementos característicos de vários videojogos da série num só, como locais ou inimigos, ficava ainda mais certo na sequela. Quase como se combinasse Resident Evil 2 com Resident Evil 3 envoltos num filme de acção numa Hollywood pós Matrix.

Em 2007, Resident Evil: Extinction mostra um filme mais afastado dos jogos, com uma história muito sua e mais parece que o universo da Capcom é usado apenas como ponto de partida. Num mundo pós-apocalíptico, a humanidade está perto da extinção e Alice desempenhará um papel altamente importante em toda esta luta. Coloca de lado o desenvolvimento de personagens e a história, para se focar ainda mais na acção, acabando por se afastar ainda mais do universo visto nos videojogos.

Em 2010, Resident Evil: Afterlife surge como uma sequela directa para Extinction, com todos os seus traços e mais uma amostra de diferentes personalidades recolhidas daqui e dali. Continuando a combinar nomes e personagens dos videojogos com uma nova realidade criada para os filmes, Afterlife mostrava que após a crise da série nos videojogos, os filmes tiveram de arriscar e começar a criar conceitos novos e originais. Em 2012, Resident Evil: Retribution marcou o regresso dos filmes, e demonstrou que estavam cada vez mais focados na acção e que da série da Capcom, apenas os nomes e conceitos base restavam.

Ainda assim, passados 15 anos aqui estamos, a dias da estreia do sexto filme (Resident Evil: The Final Chapter), e com várias opiniões sobre os cinco filmes já disponíveis. Tal como nós, deves ter imensas memórias sobre cada um deles, ou dos que conseguiste ver, e queremos que nos ajudes a descobrir qual dos filmes é o teu favorito. Também poderás votar no que menos te agrada, caso assim queiras:

Cover image for YouTube video"Resident: Evil: Capítulo Final" - Teaser Oficial Legendado (Sony Pictures Portugal)

Qual é o teu filme Resident Evil favorito?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários