Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

A Konami lançou uma bomba na Switch: Super Bomberman R - Antevisão

Um bombom multiplayer já para 3 de Março.

Depois da abordagem inicial que fizemos aos jogos que a Nintendo levou até ao evento de apresentação, tempo agora para entrar em mais detalhes. Confesso que gostei imenso de experimentar a Switch. Neste primeiro contacto tivemos aproximadamente 3 horas para jogar a tudo o que estava disponível na casa de espectáculos Eventim Apollo. Naturalmente, nestas coisas, o tempo passa a voar, e quando temos imensas tarefas a realizar, como preparar material fotográfico e de edição para captar o máximo, o tempo passa a voar. Nem parei para almoçar e sequer comer um hambúrguer que numa zona superior estavam a disponibilizar quando chegou o meio dia. O café matutino, servido após a entrada, aguentou-me até ao final da manhã.

Mas voltando aos jogos, a esmagadora maioria dos que experimentei deixou-me extremamente satisfeito. Aguardo muito pelo próximo dia 3 de Março. Já não falta muito e a contagem decrescente para o dia de lançamento já se faz sentir. É verdade que a Nintendo Switch não terá muitos jogos no seu primeiro dia, mas os que estão anunciados prometem, pelo menos apresentar algo diferente. No quadro dos jogos "third party", Skylanders e Just Dance 2017 quase dispensam apresentações. São jogos sobejamente conhecidos, mas um deles foi uma incrível surpresa. Saber que Super Bomberman R, um jogo exclusivo para a Switch, vai estar disponível no primeiro dia, não fica longe de um sonho.

O analógico no Joy-Con e os botões permitem um bom controlo das operações.

Desde logo porque estamos a falar de uma série que regressa pela mão da Konami e que ao longo de gerações, através da produtora Hudson Soft, se tornou numa referência em desafios multiplayer. Super Bomberman R é uma espécie de regresso aos tempos nostálgicos das consolas clássicas mas numa consola moderna e nova, com um design renovado. Segundo algumas informações, a Nintendo terá chegado a acordo com a Konami para o desenvolvimento exclusivo deste jogo para a sua nova consola. A Konami, que como se sabe, praticamente abdicou de lutar pelas inúmeras franquias que detém, terá decidido reagrupar uma equipa interna, composta por antigos membros da Hudoson (os prévios Bomberman) e Hexadrive.

A janela de lançamento é a melhor para este jogo. Sem muitas opções disponíveis, a premissa de frenéticos combates multiplayer ganha um alento especial, podendo tornar-se numa escolha imediata. Foi o primeiro jogo dos "third party" que elegi para jogar. Por ser exclusivo, por sair no dia 3 de Março e por estar em exibição no formato multi local. Isto é, podemos partilhar o Joy-Con com outra pessoa e participar num combate multiplayer com dois jogadores reais e outros dois controlados pela inteligência artificial. É possível jogar até um máximo de oito participantes.

Os combates são rápidos e frenéticos. O objectivo passa por cercar os oponentes, atirando-lhes bombas. É um dos jogos perfeitos para a Nintendo Switch.

O objectivo, para quem ainda não conhece esta série, passa por movimentar a nossa personagem numa área repleta de obstáculos, depositando bombas até abrir caminho ao adversário de forma a rebentar com ele de seguida. Proporcionam-se partidas muito caóticas e divertidas, sendo fundamental actuar com rapidez e estratégia. Ao mesmo tempo que rebentam com obstáculos ficam disponíveis certos items e ainda melhoramos as nossas habilidades. Com o ecrã da Switch pousado, joguei com um Joy-Con nas maõs. Há ali qualquer onda nostálgica NES e retro, algo que a Nintendo está a capturar muito bem. O bom disto é que com um jogo e uma consola, depressa podemos partilhar o jogo com outra pessoa para uns frenéticos combates.

O design do jogo está fantástico. Finalmente temos o regresso ao mítico 2D da série, com um aspecto altamente colorido e vibrante. O jogo torna-se muito luminoso no ecrã da Switch e mesmo a uma distância de um metro temos perfeito alcance para o mapa. Apesar da perspectiva 2D clássica, o cenário e personagens encontram-se modelados a 3 dimensões. Os efeitos do rebentamento das bombas estão bem conseguidos e visualmente está espectacular. Aqueles programadores claramente fizeram um bom trabalho. Podendo apresentar uma cadência de frames próxima das 30 por segundo, a fluidez está assegurada e não senti qualquer quebra ou falta de texturas. O aspecto visual do jogo é mesmo muito bom.

Cover image for YouTube videoSuper Bomberman R - Official Nintendo Switch Trailer

A demonstração disponível estava confinada aos combates multiplayer, mas haverá uma campanha composta por diversos níveis. A estética 3D possibilita um alinhamento vertical dos níveis, o que irá reforçar a estratégia e cálculo sobre que obstáculos rebentar, por forma a evitar a queda no vazio e perda de vida. O jogo vai estar disponível no retalho e em formato online (eShop) a partir de 3 de Março. É, a par com 1 2 Switch, uma das grandes surpresas do alinhamento inicial da Switch. Há muito que os fãs da série não jogavam uma nova entrada. A sua vocação para o multiplayer, partidas em qualquer lado que claramente facilitam a partilha e ser um jogo com uma história e tradição, faz de Super Bomberman R um exclusivo claramente a ter em conta. De resto é a primeira vez que um título da série é lançado no primeiro dia de uma grande consola da Nintendo efica também assinalado o regresso da Konami a uma das suas séries mais icónicas. O sucesso deste título pode ditar que outros jogos como Castlevania sejam editados na consola da Nintendo. E, para finalizar, é desenvolvido pelos produtores dos clássicos, o que é um dado muito concreto para a qualidade do produto final. Super Bomberman R está claramente debaixo do nosso radar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Super Bomberman R

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Comentários