Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tudo o que sabemos sobre a Nintendo Switch

Preço, data de lançamento, especificações e jogos anunciados.

Nintendo Switch: Preço, data de lançamento, jogos anunciados, acessórios oficiais e especificações.

Depois de uma introdução do conceito da Nintendo Switch em Outubro, hoje a Nintendo finalmente revelou todos os detalhes acerca da sua nova consola, apresentando novos jogos, a data de lançamento, o preço e outros detalhes importantes. Neste artigo vais encontrar todas as informações essenciais acerca da Nintendo Switch.

Data de Lançamento, Preço e Online Pago

A Nintendo Switch chegará às lojas a 3 de Março. Esta data é válida para os "grandes territórios europeus" (incluindo Portugal), América do Norte, Japão, Hong Kong e outros territórios. O preço anunciado é 299 dólares para a América do Norte e 279 libras para o Reino Unido. Espera-se que o preço para os países do euro seja 299 euros, no entanto, a Gamestop Italiana está a aceitar reservas da consola por 329 euros. A Amazon Francesa está a vender a consola por 349 euros.

Semelhante ao esquema da PlayStation 4 e Xbox One, a Nintendo Switch também terá um serviço online pago. O serviço, cujo preço ainda está por revelar, só estará disponível no Outono, mas será necessário para jogar online e usufruir de funcionalidades como Lobbies Online e à aplicação de Voice Chat. O serviço também vai oferecer um jogo por mês da NES ou SNES aos subscritores e dará acesso a descontos exclusivos na eShop.

Bateria, Ecrã e Resolução

"O preço anunciado é 299 dólares para a América do Norte e 279 libras para o Reino Unido. Espera-se que o preço para os países do euro seja 299 euros."

De acordo com a Nintendo, a bateria da Switch pode durar mais de 6 horas, mas depende do jogo. Por exemplo, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que será um título de lançamento da Switch, gasta a bateria em cerca de três horas. Fora de casa, a bateria da consola poderá ser carregada através de um adaptador (que vem incluído com a consola) para a entrada USB Type-C da Nintendo Switch.

A Nintendo Switch será um híbrido entre consola portátil e caseira. A transformação em consola caseira ocorre através de uma dock que é ligada à televisão e converte o sinal de áudio e vídeo. Através desta dock a Nintendo Switch é capaz de rodar jogos a 1080p, no entanto, a resolução do ecrã da consola, que serve para o modo portátil, é de 720p. O ecrã da consola tem 6.2 polegadas, não sendo muito maior do que os smartphones actuais, e tem suporte para multi-touch.

Armazenamento e Formato dos Jogos

A Nintendo Switch terá 32 GB de armazenamento interno (mas algum deste espaço deverá estar reservado para o sistema operativo, tal como acontece em todos os dispositivos modernos). Ainda não sabemos quanto espaço vai ocupar cada jogo da Nintendo Switch. O tamanho de cada jogo certamente vai variar, mas por exemplo, Skyrim Special Edition, um dos jogos confirmados para a Switch, ocupa 30.2 GB na PlayStation 4. Pelo lado positivo, a Nintendo confirmou que será possível expandir o armazenamento da consola através de cartões microSDXC ou microSDHC.

Os jogos da Nintendo Switch estarão disponíveis em cartuchos. Ainda existem incógnitas relativas a este formato, nomeadamente a capacidade de cada cartucho, e se teremos que fazer algum tipo de instalação antes de jogar, tal como acontece hoje em dia na PlayStation 4 e Xbox One. Quanto ao preço de cada jogo, as lojas norte-americanas estão a listar os jogos da consola por 59.99 dólares, o preço habitual de cada título para uma consola caseira.

Acessórios Oficiais

Juntamente com a Switch, a Nintendo revelou os acessórios oficiais da consola e os preços. O Pro Controller da Nintendo Switch, o comando com um formato tradicional, muito parecido com o Pro Controller da Wii e Wii U, custará 69.99 dólares. Um conjunto de dois Joy-Con Wheel, um acessório em formato de volante para jogar Mario Kart 8 Deluxe, custará 14.99 euros.

A Nintendo também revelou uma bateria para os Joy-Con, os comandos de encaixe da Switch. Denominado de Charging Grip, este acessório carrega os Joy-Con e ajuda a poupar a bateria da consola. O preço será 29.99 dólares. O preço de cada Joy-Con (esquerdo ou direito) será 49.99 dólares, mas será possível comprar um conjunto de dois Joy-Con por 79.99 dólares.

O acessório mais caro da Nintendo Switch é o Dock Set. Este acessório já vem incluído na caixa da Switch, mas se quiserem ter vários Dock Set espalhados pela casa, terão que pagar 89.99 dólares por cada um. O Dock Set vem com um carregador e também com um cabo HDMI para a televisão.

Interface

A Nintendo não deu destaque à interface da Switch, mas uma das imagens oficiais da nova consola revela um pouco do esperar. A interface da Switch parece minimalista. Os botões na Interface indicam que a consola terá um Sleep Mode, uma aplicação com notícias de videojogos, acesso à Nintendo eShop e um álbum.

Desempenho e Especificações

A Nintendo refere que a Switch será capaz de rodar os jogos 1080p no modo TV, mas aparentemente, nem todos os jogos terão esta resolução. Um representante da Nintendo referiu que The Legend of Zelda: Breath of the Wild corre a 900p na Switch no modo TV, ou seja, fica atrás do padrão dos 1080p. Até agora não temos informações acerca do desempenho de outros jogos na Switch.

Quanto às especificações, está confirmado oficialmente que a Nintendo Switch é alimentada por um processador Nvidia Tegra personalizado. Este é o mesmo processador usado pela Nvidia nos seus produtos da linha Shield.

Jogos Anunciados (em actualização)

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários