Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Qual é o preço ideal da Nintendo Switch?

Um factor importante para o sucesso da consola.

A Nintendo vai revelar na próxima semana mais detalhes da Nintendo Switch e dos seus jogos, isto depois de ter apresentado em Outubro de 2016 o conceito da consola. Embora existam outros factores que ditam o sucesso de uma consola, o preço é extremamente importante, principalmente no período inicial. Basta ver o exemplo da Nintendo 3DS, que foi lançada para as lojas a 250 euros, um preço que provou ser excessivo. Depois de uma redução da Nintendo para 169 euros, a portátil finalmente ganhou tracção e tornou-se num sucesso, ainda que não tenha conseguido replicar os números da Nintendo DS. Quando a Sony anunciou na E3 2013 que a PlayStation 4 custaria 399 euros, face aos 499 da Xbox One, ganhou uma enorme vantagem, que ainda se faz sentir hoje. Portanto, é crucial que a Nintendo acerte no preço da Nintendo Switch.

Mas antes de mais, importa compreender que a Nintendo Switch não será uma consola topo de gama, pelo menos de acordo com os rumores, que indicam que será baseada no chip Tegra X1 da Nvidia, o mesmo usado nos dispositivos Shield. O Tegra X1 é um chip capaz de algumas proezas, mas não está ao nível da PlayStation 4 nem Xbox One, além de que não é propriamente tecnologia de ponta. Desde a Wii que a Nintendo tem apostado em consolas tecnicamente inferiores mas que compensam noutros lados, como um preço apelativo. O preço apelativo falhou na Wii U, que foi lançada a custar 300 e 350 euros, dependendo do modelo. A Wii U foi lançada um ano antes da transição para a PlayStation 4 e Xbox One, mas tecnicamente é muito inferior às consolas concorrentes.

Ver no Youtube

Com a Switch a Nintendo encontra-se mais uma vez numa situação delicada. A PlayStation 4 e Xbox One já estão no mercado há mais de três anos, têm um catálogo de jogos respeitável e provas dadas. A Nintendo tem a força do seu nome e dos seus jogos populares (Super Mario é conhecido por toda a gente, até por aqueles que não jogam), mas para que este combo funcione é preciso uma sinergia com o preço. Já questionámos anteriormente os nossos leitores acerca do preço da Nintendo Switch e a resposta é evidente: a maioria não está disposta a pagar mais do que 250 euros. Dos leitores que responderam (1436 votos), 32.31 porcento diz que está disposta a pagar 200 euros; 31.06 porcento está disposta a pagar 250 euros; 27.37 porcento dos leitores dizem aceitam ir até 300 euros. Apenas 5.23 aceitam o preço de 350 euros, e apenas 3.97 porcento vai até aos 400 euros. Feitas as contas, a grande maioria dos votos está na casa dos 200 euros.

Sabendo que nas promoções de Black Friday e de Natal era possível adquirir uma PlayStation 4 e Xbox One (já com um jogo) por menos de 300 euros, o preço ideal para a Nintendo Switch seria 250 euros. Este preço aliado a jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Pokémon Stars (ainda por confirmar) e um novo Super Mario, bem como re-lançamentos dos jogos mais populares da Wii U (Mario Kart 8, Splatoon, entre outros), seria um fórmula vencedora nos primeiros meses da consola. O conceito que a Nintendo apresentou em Outubro suscitou interesse na Switch, mas falta saber o resto. A Nintendo tem tudo o que é necessário para triunfar com a sua nova consola, mas só conheceremos os seus planos na madrugada de 13 de Janeiro numa apresentação em directo para a Internet e que vamos acompanhar com fascínio.

Para finalizar fica a pergunta para os nossos leitores: 250 euros é o preço ideal para a Nintendo Switch?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários