Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

As Melhores Bandas Sonoras de 2016

Um ano repleto de sons magníficos.

O ano de 2016 foi incrível no que diz respeito a lançamentos, muitos bons jogos, mas também o foi no que diz respeito às bandas sonoras. Tal como muitos, adoramos passar o tempo a ouvir temas dos jogos que jogamos, e adoramos quando os seus sons conseguem sobreviver em separado do jogo em si. Ao longo do ano que encerrou, tivemos bandas sonoras de excelência, trabalhos incríveis que nos vão acompanhar ao longo dos próximos meses, e alguns deles que até ficam para a vida.

Esta lista é sempre difícil de escolher, especialmente porque ficamos sempre com a sensação de injustiça para com algum dos trabalhos que ficaram de fora, mas tivemos de escolher 10 para destacar. São os sonos que marcaram 2016, os sons que ainda continuamos a ouvir diariamente, e que de uma forma ou outra, no geral, conquistaram a nossa admiração.

Existem outros trabalhos que merecem pelo menos uma referência, como I Am Setsuna de Tomoki Miyoshi, Destiny: Rise of Iron de Michael Salvatori e companhia, Street Fighter V e a constante reinvenção de temas icónicos por parte da Capcom, No Man's Sky dos 65DaysofStatic, ou Watch_Dogs 2 de Hudson Mohawke, pela sua singularidade sonora, mas tivemos de escolher uma lista, e por isso aqui está ela:

Final Fantasy XV

Yoko Shimomura

Finalmente aconteceu, a talentosa senhora Yoko Shimomura assina um jogo na icónica série Final Fantasy e consegue muito provavelmente uma das mais maravilhosas obras da série da Square Enix. Temas como "Wanderlust", "Stand your Ground", "Love Lost", "Apocalypsis Noctis" ou "Hellfire" são majestosos exemplos daquela que será muito certamente uma das, senão mesmo a mais, poderosa banda sonora na série Final Fantasy. Pessoalmente, esta é a minha banda sonora favorita em toda a série, e o talento de Shimomura é aparente em cada segundo destas composições. Com sonoridades diversas, as composições asseguram praticamente todas algo em comum: épico.

Ver no Youtube

World of Final Fantasy

Masashi Hamauzu

O senhor Masashi Hamauzu é um dos compositores que acompanho religiosamente, desde os seus trabalhos em Final Fantasy X e Final Fantasy XIII. Entre os seus trabalhos fora dos videojogos, Hamauzu mostrou todo o seu talento em The Legend of Legacy para a 3DS em 2015, mas em 2016, mostrou com World of Final Fantasy porque merece todo o nosso respeito. O adorável homenagear da icónica série deslumbra os jogadores com composições repletas de doçura e magia, deixando qualquer um apaixonado. Composições como "Reynn's Melody" ou "World of Nine Wood Hills" acompanham-me desde a chegada da banda sonora, em modo repeat e o talento de Hamauzu é simplesmente irresistível. Muita da alma e fofice de World of Final Fantasy está nas composições deste talentoso compositor Japonês, que revela a cada trabalho a capacidade de diversificar a sua sonoridade.

Ver no Youtube

Dark Souls 3

Motoi Sakuraba

Motoi Sakuraba é um dos mais icónicos compositores Japoneses, e é verdadeiramente fascinante ouvir os seus trabalhos e relembrar que as suas origens estão no rock progressivo. O veterano de 51 anos trabalhou numa lista incrível de títulos, mas entre os jogadores celebrizou-se nas séries Tales of da Bandai Namco, Star Ocean da Square Enix e nos jogos da Tri-Ace, como Valkyrie Profile ou Resonance of Fate. Recentemente, enquanto continuou o seu trabalho nessas séries de JRPGs, assumiu-se como o compositor principal da série Dark Souls, entregando trabalhos incríveis. Dark Souls 3 é um inacreditável registo que revela bem a maturidade e arte de Sakuraba. Desde as majestosas composições atmosféricas acompanhadas de coros, passando pelos violinos que parecem chorar de antemão o trágico desfecho do jogador, Sakuraba parece ter transformado em sons as cruéis imaginações de Hidetaka Miyazaki. Sensacional.

Ver no Youtube

Gears of War 4

Ramin Djawadi

Não existe maior afirmação de intenção da Microsoft para Gears of War 4 do que a contratação de Ramin Djawadi para a banda sonora de Gears of War 4. O compositor de séries televisivas como Game of Thrones foi convocado para criar os sons do primeiro épico de uma nova trilogia Gears of War, e basta ouvir temas como "Main Theme" para confirmar que o épico e atmosférico está garantido. Temas como "The Prodigal Son" e "Almost Midnight" capturam a essência de Gears of War 4, invocando sensações de urgência e mistério, elevando para novos patamares a banda sonora da série Gears of War.

Ver no Youtube

Desde a sua chegada a 10 de Outubro, por inúmeras vezes as composições de Djawadi nos acompanharam mesmo quando não estávamos a jogar Gears of War 4. São verdadeiramente espantosas, e um registo de qualidade que não pode ser esquecido ao preparar a sequela deste épico jogo de acção.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários