Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Miyamoto explica porque é que Iwata era único

Criador de Mario destaca a positividade e o facto de acreditar no impossível.

Na sua carreira como produtor e presidente da Nintendo, Satoru Iwata tornou-se num dos nomes mais importantes da companhia por diversas razões.

Numa recente entrevista Shigeru Miyamoto, o génio por detrás de alguns dos personagens mais importantes da companhia, falou sobre algumas coisas que faziam de Iwata um ser único.

Em conversa com o The New Yorker, Miyamoto revelou que ficou sempre impressionado com a habilidade de Iwata de motivar os seus companheiros, para além disso ele procurava sempre formas para que as suas visões se tornassem realidade. "Lembro-me sempre da sua habilidade para agarrar em algo, dar-lhe forma e depois motivar as pessoas. Isso foi algo que sempre me impressionou," comentou ele.

Apesar de Iwata ser mais conhecido pelo seu trabalho como presidente, também foi um presiden excepcional. A inteligência do executivo permitiu que grandes jogos da Nintendo como Earthbound, Pokémon Gold e Silver, e Super Smash Bros. se tornassem realidade.

"Ele era um tecnólogo; originalmente era um programador. Normalmente quando vais ter com um programador e lhe dizes, como designer, o que queres fazer, ele vai dizer-te todas as razões pelas quais não pode fazer o que queres. Iwata era diferente. Em vez disso ele dizia sempre que tentaria procurar uma forma de fazer as coisas funcionar. Tinha sempre uma atitude positiva, queria sempre que o impossível acontecesse. Continuo a relembrar-me muito disso," assinalou Miyamoto.

Cover image for YouTube videoRIP, Nintendo CEO Satoru Iwata (1959-2015)
As míticas palavras de Iwata na GDC de 2005: 'No meu cartão de negócios sou o presidente de uma companhia. Na minha mente sou um programador de jogos. No meu coração, sou um gamer.'

Iwata faleceu em Julho de 2015, depois de enfrentar graves problemas de saúde. Ele foi sempre uma figura importante na história da Nintendo, graças aos riscos que tomou com a Nintendo Wii e Nintendo DS a Nintendo conseguiu obter excelentes resultados. Antes da sua morte, Iwata foi importante na incursão da Nintendo no mercado de jogos para dispositivos móveis e na criação da Nintendo Switch.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários