Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sleeping Dogs 2 estava nos planos da United Front Games

A sequela seria muito ambiciosa, mas nunca recebeu luz verde.

Uma sequela de Sleeping Dogs estava nos planos e chegou a estar na fase de pré-produção na United Front Games, no entanto, o segundo jogo acabou por ser cancelado em 2013, com a Square Enix a preferir apostar em Hitman e Tomb Raider.

É isto o que nos diz um artigo do Waypoint, que obteve acesso a vários documentos de Sleeping Dogs 2 e também conversou com vários ex-membros do estúdio que em Outubro fechou as portas.

Sleeping Dogs 2 continuaria os eventos do primeiro jogo. Desta vez o polícia Wei Shen ia juntar-se a a Henry Fang, um parceiro corrupto e com conflitos. Juntos iam explorar a região de Pearl River e uma das ambições do estúdio era a possibilidade de prender qualquer NPC, o que influenciaria a narrativa, que trocaria entre as perspectivas de Wei Shen e Henry Fang.

Mais uma das ambições era criar jogo mobile gratuito que permitiria aos jogadores interagir com Pearl River. Na versão mobile a personagem que iriam controlar seria Jane Teng, responsável pela força policial e pelo controlo dos territórios. As vossas escolhas na versão mobile teriam influência no jogo das consolas. Por exemplo, se invocassem uma patrulha no mobile, nas consolas iria aparecer um helicóptero.

Ver no Youtube

A United Front Games tinha mais ambições para a sequela. Uma delas era permitir que as acções dos jogadores, como prender alguém ou aceitar um suborno, influencia-se o mundo dos outros jogadores. O conceito era recorrer a gravações na cloud para determinar a quantidade de crime nos bairros da cidade e depois ajustar o nível de dificuldade nesses bairros em cada mundo individual.

Missões cooperativas também faziam parte dos planos. Estas missões poderiam ser coisas simples como corridas e lutas, no entanto, o estúdio também queria criar missões geradas por algoritmo para manter o jogo fresco. As missões poderiam ser jogadas a solo ou na companhia de outro jogador. As missões geradas por algoritmo teriam inclusive reviravoltas e situações inesperadas, alterando a fórmula já familiar para os jogadores.

"Foram precisos muitos anos infernais para concluir Sleeping Dogs"

Apesar das ambições da United Front Games para a sequela, surgiram dificuldades. Para começar, a Square Enix preferiu dar prioridade a Hitman e a Tomb Raider, havendo menos dinheiro para investir em Sleeping Dogs 2. A juntar a isto, o processo de produção do primeiro jogo foi um pesadelo, o que levou pessoas importantes da equipa a sair do estúdio (recordem-se que Sleeping Dogs era antes True Crime: Hong Kong, mas foi cancelado pela Activision; mais tarde a Square Enix comprou os direitos do jogo e deu-lhe outro nome).

"Vários dos nossos melhores programadores decidiram avançar para outros lados e houve uma reviravolta criativa," disse uma das fontes. "Foram precisos muitos anos infernais para concluir Sleeping Dogs e muitos dos membros da equipa não estavam dispostos a passar pelo mesmo. Fui um dos poucos que ficou, mas mesmo no meu caso, teve um grande impacto na minha vida pessoal e saúde mental."

Embora Sleeping Dogs 2 nunca tenha recebido luz verde, a Square Enix quis continuar a trabalhar com a United Front Games. Foi assim que surgiu Triad Wars, um jogo free-to-play baseado no mundo de Sleeping Dogs. Naquela altura o estúdio pensava que os free-to-play eram o futuro, todavia, não conseguiu adaptar o sucesso de Sleeping Dogs a este modelo e no início de 2016 o projecto foi cancelado.

O último jogo da United Front Games foi Smash + Grab, um jogo online de gangues.

Read this next