Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Sun & Moon - Análise

Mega Evolução.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Pokémon Sun & Moon é o jogo mais refrescante da série dos últimos anos! Explorar Alola é uma aventura fantástica.

Pokémon Sun & Moon chegou às lojas portuguesas. Para além da nossa análise podes consultar o nosso guia para apanhar Shiny Pokémon em Alola, os métodos de evolução de todos os novos Pokémon.

Pokémon Sun & Moon é o jogo da série mais refrescante dos últimos anos. Depois de uma insistência da GameFreak em repetir a mesma fórmula durante várias gerações, o novo jogo para a Nintendo 3DS finalmente traz novidades que a série precisava há já algum tempo. Não é uma revolução, mas antes uma evolução necessária para manter a série interessante para os fãs, afinal, Pokémon celebra este ano o vigésimo aniversário e, se compararmos os jogos da linha principal lançados até agora, há mais semelhanças do que diferenças.

Mas há coisas que são inerentes a um jogo de Pokémon e que não podem desaparecer. Pokémon Sun & Moon tem, pelo menos inicialmente, a estrutura familiar que todos conhecem. Somos um jovem com a ambição de ser um treinador de Pokémon e partimos numa aventura para ficarmos mais fortes e descobrirmos novos Pokémon. A região que vamos explorar em Pokémon Sun & Moon é Alola, um arquipélago exótico composto por quatro grandes ilhas. A região de Alola foi claramente inspirada no Hawaii e é uma das áreas mais bonitas e cativantes da série.

Pouco depois do início, é apresentada a primeira mudança feita na estrutura de Pokémon Sun & Moon: não há ginásios! Os ginásios sempre foram um dos pilares de uma aventura de Pokémon, mas por outro lado, a rotina de vencer os líderes de oito ginásios e a seguir competir na liga dos Pokémon tornou-se cansativa. Em Pokémon Sun & Moon os substitutos dos ginásios são os Desafios da Ilha. Em cada ilha existem vários desafios para completar. Cada desafio envolve uma mecânica simples mas diferente. No final têm que enfrentar um Totem, que é um Pokémon mais forte do que os restantes.

Cover image for YouTube videoPokémon Sun e Pokémon Moon - Trailer Pokémon lendários (Nintendo 3DS)

Depois de terminarem todos os desafios de uma ilha, terão que enfrentar o Grande Desafio, que passa por enfrentar o Kahuna daquela ilha. O Kahuna é o treinador de Pokémon mais forte da ilha, e depois de o vencerem, estarão aptos para continuar. É através dos desafios que são introduzidos os Z-Moves, que são poderosos novos ataques que apenas podem ser usados uma vez por cada combate. Se as Mega Evoluções eram a grande novidade nas batalhas de Pokémon X & Y e Omega Ruby & Alpha Sapphire, os Z-Moves são o equiparável em Sun & Moon. Existe um Z-Move para cada tipo de Pokémon, se bem que existem Pokémon que têm Z-Moves exclusivos. Os Z-Moves são ataques que, para além de poderosos, são vistosos, desde a dança que o treinador faz para iniciar o Z-Move ao próprio ataque.

Uma pequena novidade, mas que faz uma grande diferença, é a remoção dos HMs. Esta é mais uma tradição de Pokémon que foi descartada com Sun & Moon, e ainda bem! Os HMs eventualmente tornaram-se irritantes, desnecessários e dificultavam a exploração. A solução de Sun & Moon é o Pager. Com o Pager podemos invocar vários Pokémon que nos ajudam na deslocação. Podemos chamar um Tauros para destruir grandes blocos de pedra, um Charizard para voar, um Lapras para navegar na água, um Machamp para empurrar grandes blocos de pedra. A vantagem do novo sistema é que não precisam de ter um Pokémon com um HM específico, o que vos dá uma maior liberdade na vossa equipa e nos ataques de cada Pokémon.

Mais do que qualquer outro jogo de Pokémon desde os originais, Sun & Moon parece uma aventura e aposta mais no desenvolvimento da história e das suas personagens. Por outro lado, perdeu-se alguma da liberdade que se tinha antes, se bem que essa liberdade não passava de uma ilusão, visto que se para avançar era preciso fazer coisas específicas. A diferença é que em Sun & Moon temos sempre um ponto assinalado no mapa que nos diz para onde termos que ir a seguir. É preferível este formato, já que desta forma a história ganha mais destaque. Claro que os jogos de Pokémon sempre tiveram história, mas na maioria das vezes era banal. Em Sun & Moon a história ainda segue as directrizes da série, mas as personagens está muito melhores, já para não falar que a Team Skull é provavelmente o melhor grupo de vilões da série, e também o mais engraçado.

Como seria de esperar, Alola é uma região com novos Pokémon, no entanto, antigos Pokémon de Kanto também habitam nesta região e ganharam novas formas e tipos. Embora alguns acusem a GameFreak de falta de criatividade, e digam que os Pokémon das gerações não são tão interessantes como os da primeira ou segunda geração, Sun & Moon é uma injecção de criatividade e de estupidez (mas de uma boa forma). A forma Alola de Exeggutor é parva mas engraçada ao mesmo tempo. Ver um Dugtrio com cabelo é fabuloso. E o Marowak de Alola é simplesmente badass. Entre os novos Pokémon destacam-se Golisopod, Lycanroc (que tem duas formas diferentes), Wishiwashi, Mimikyu e Crabrawler. No geral, todos os Pokémon oriundos de Alola têm um design exótico e muito diferente das gerações anteriores, o que é obviamente um ponto positivo.

Cover image for YouTube videoVersion-exclusive Pokémon and New Features Revealed in Pokémon Sun and Pokémon Moon!

Pokémon Sun & moon é também o jogo mais evoluído da série a nível gráfico e que leva a Nintendo 3DS aos seus limites. Os cenários das batalhas são variados e correspondem sempre à área onde estamos situados, já para não falar de todos os detalhes exibidos em cada imagem (os desenhos e os ataques dos Pokémon nunca estiveram tão bem conseguidos). Infelizmente esta beleza visual resulta em quebras no desempenho. Há quebras drásticas na fluidez durante os Z-Moves e muitas das vezes o jogo parece que está a correr em câmera lenta nas batalhas duplas. Estas quebras no desempenho são quase de certeza a razão para a remoção de outro tipo de combates, como as batalhas triplas de rotação e o encontro de Pokémon em grupo (os grupos de Pokémon foram substituídos por pedidos de ajuda; ou seja, quando um Pokémon selvagem se sente em apuros, pede a ajuda de outro Pokémon).

Outras coisas dos dois últimos jogos também foram removidas. O Pokémon Refresh é muito semelhante ao Pokémon Amie (um modo no qual podíamos fazer festas aos Pokémon), mas funcionalidades como o Super Training e a mecânica de Sneaking (que era excelente para encontrar Pokémon com habilidades escondidas e IVs no máximo) foram removidas. O Super Training tem uma espécie de substituição no Poké Pelago, um modo no qual temos que construir, em troca de Poké Feijões, infra-estruturas para que os Pokémon possam relaxar. É numa destas infra-estruturas que podemos fazer EV Training aos nossos Pokémon (a vantagem do EV Training no Poké Pelago é que é passivo; o Super Training era uma forma activa, mas aborrecida).

"Pokémon Sun & Moon é um passo na direcção certa e que traz boas novidades para a série"

O Festival Plaza é mais uma novidade, se bem que não estamos seguros quanto à sua relevância. Este é local que basicamente serve para combater e trocar Pokémon com outras pessoas online. O Festival Plaza tem mini-jogos e até podemos subir o nível deste espaço a responder às questões de estranhos que visitam o local, mas nada disto nos pareceu muito interessante. Quanto ao resto, podemos adiantar que há uma série de coisas relevantes para fazer depois do final do jogo. Sobre a Pokédex, ainda não podemos revelar quantos Pokémon podem apanhar no total, mas não é elevado, isto tendo em conta a grande quantidade de Pokémon que existam actualmente se somarmos todos os jogos da série.

Pokémon Sun & Moon é um passo na direcção certa e que traz boas novidades para a série. Pessoalmente, embora seja adepto dos jogos de Pokémon desde os originais do GameBoy, estava a ficar cansado da estrutura repetitiva da série. Felizmente Pokémon Sun & Moon vem quebrar a rotina e introduzir frescura. Explorar Alola e conhecer os novos Pokémon faz-nos sentir crianças novamente, no entanto, a extrema facilidade do jogo de uma forma geral é uma desilusão. Um modo difícil foi introduzido em Black & White 2 e desde então que nunca mais foi visto. Apesar de tudo o que o Pokémon Sun & Moon traz de bom, a GameFreak continua incompreensivelmente a remover mecânicas e funcionalidades interessantes dos jogos anteriores. Ainda assim, este é um jogo que garantidamente todos os fãs de Pokémon vão adorar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Pokémon Sun and Moon

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários