Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tomb Raider faz hoje 20 anos

O primeiro jogo foi lançado a 25 de Outubro de 1996.

A saga Tomb Raider celebra hoje o seu vigésimo aniversário. Os mais novos provavelmente não sabem, mas o primeiro jogo da série foi lançado para a Sega Saturn em 25 de Outubro de 1996 e tornou-se num sucesso, retratando uma jovem aventureira que explorava ruínas antigas.

A capa original de Tomb Raider para a Sega Saturn.

Eventualmente também surgiram versões para PC e para a PlayStation 1, bem como várias sequelas. Apesar de um tremendo sucesso nos primeiros anos, o que garantiu a Lara Croft um estatuto de ícone dos videojogos, a pressão dos lançamentos anuais acabou por prejudicar a série a longo prazo, sendo o caso mais notável Angel of Darkness de 2003.

Entretanto a série trocou de mãos. A equipa original era a Core Design, mas depois o cargo de produzir novos jogos da série passou para a Crystal Dynamics, cuja primeira entrega foi Tomb Raider: Legend. Depois seguiu-se Tomb Raider: Anniversary, um remake do primeiro jogo. Em 2013 a série passou por um reinício com Tomb Raider, que conseguiu injectar nova vida na série.

Em 2015 surgiu a sequela Rise of the Tomb Raider, que foi lançada inicialmente como um exclusivo Xbox One. A sequela também está disponível agora para PlayStation 4.

Jogaste o primeiro Tomb Raider?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Rise of the Tomb Raider

PS4, Xbox One, Xbox 360, PC

Awaiting cover image

Tomb Raider

PC

See 1 more

Tomb Raider: Definitive Edition

PS4, Xbox One

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários