Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Omen by HP 15 - Análise

Um portátil para quem quer jogar fora de casa.

O HP Omen 15 é a aposta mais recente desta marca na linha de computadores portáteis dedicados para jogos. Embora a torre tradicional continue a ser a melhor opção para aqueles que querem jogar num computador, visto que o hardware tem mais capacidades e é mais acessível em termos de preço, a realidade é que a portabilidade é cada vez mais um factor obrigatório para a maioria dos consumidores, seja para levar o computador para a escola, trabalho ou para passar o tempo durante uma longa viagem.

Com a sua linha de portáteis de Omen, a HP quer aliar o factor da portabilidade a um hardware que seja capaz de correr os jogos mais recentes. Se é isto que procuram, o HP Omen 15, que foi renovado com um novo modelo para 2016, é uma das opções mais em conta do mercado. Existem várias configurações possíveis e, por isso, os preços variam, mas o modelo que testámos (ax001np) tem um processador Intel i7-6700HQ, 16 GB de RAM, uma GTX 965M, e um disco de 1 TB combinado com um disco SSD de 128 GB. O preço deste modelo ronda os 1200 euros em Portugal.

Desempenho

O HP Omen 15 é um computador portátil com um desempenho satisfatório independentemente da tarefa. Com o seu processador avançado de quatro núcleos e 16 GB de RAM DDR4, não terão qualquer problemas em editar vídeos, fotografias, correr outros programas pesados e que puxem pelo desempenho do hardware, abrir vários programas em simultâneo, ou ter uma quantidade absurda de separadores em aberto no navegador da Internet. No entanto, a parte que realmente nos interessa é o desempenho nos jogos. Para isso escolhemos títulos de diferentes géneros da nossa biblioteca do Steam: Grand Theft Auto V, Project Cars, Batman: Arkham Knight e DOOM.

Grand Theft Auto V foi de longe o jogo com o desempenho mais estável. Com a resolução definida para 1080p e com as configurações de qualidade em nível médio, o desempenho ficou bloqueado aos 30 fotogramas por segundo e não registámos nem uma única queda. Já em Project Cars tivemos que ajustar as configurações para obtermos um desempenho aceitável a 1080p. Reduzindo a qualidade das texturas, das sombras e outros elementos para o nível baixo, é possível jogar a 30 fotogramas por segundo (com algumas quedas ocasionais para os 28 e 29 fotogramas por segundo), embora o ideal num jogo deste género fosse os 60 fotogramas por segundo.

Batman: Arkham Knight foi uma surpresa. A 1080p, e mesmo com algumas configurações definidas para a qualidade alta, o desempenho excede por alguma margem os 30 fotogramas por segundo (a média ronda os 40 fotogramas por segundo). Mesmo nos momentos de maior acção,o desempenho foi mais do que satisfatório. Sem dúvida que Batman: Arkham Knight foi o título em que conseguimos obter a melhor qualidade visual e desempenho no HP Omen 15.

Por outro lado, DOOM foi o título que registou piores resultados. Mesmo reduzindo ao máximo as configurações, não foi possível obter um desempenho razoável a 1080p. Para chegarmos aos 30 fotogramas por segundo no título da id Software, fomos forçados a reduzir a resolução para 720p. Portanto, embora seja possível a jogar 1080p no HP Omen, terão que estar dispostos a fazer alguns compromissos nos jogos mais exigentes

Ecrã

O HP Omen 15 vem equipado com um ecrã IPS de 1080p. É um ecrã razoável para um portátil, mas podia ser melhor. Grande parte do problema vem das cores. Com base nos nossos testes, comparando os mesmos vídeos e imagens com outros monitores, o ecrã do HP Omen não consegue reproduzir as cores com fidelidade. No ecrã deste portátil as cores são ligeiramente mais baças e não têm a mesma vida. Outro limitação é que temos de estar completamente centrados para vermos bem as imagens do ecrã (um problema comum neste tipo de ecrãs) . Por último, a luminosidade, mesmo quando puxada para o máximo, não é grande coisa. O ecrã foi o aspecto do HP Omen 15 que mais nos desiludiu.

Som

Se por um lado o ecrã nos deixa com a sensação de que a HP podia ter feito uma melhor escolha, o sistema de som do HP Omen 15 é uma pequena surpresa. Equipado com duas colunas da marca Bang & Olufsen, conhecida pelas suas televisões e sistemas de som de alta gama, não tivemos dificuldade em encher de som uma sala de tamanho médio. A qualidade do som para um portátil é excelente. As colunas têm uma boa capacidade de som e não distorcem os pequenos detalhes das músicas. Está longe de ser uma discoteca ambulante, mas se quiserem usar o portátil para ouvir música, não vão ficar desiludidos.

Portabilidade

A parte mais apelativa do HP Omen 15 é que continua a ser um computador verdadeiramente portátil. É leve (o peso ronda os 2.2 kg), compacto e tem um design apelativo e com algumas marcas distintivas do linha Omen (como o logótipo a vermelho). Facilmente conseguem transportá-lo para qualquer lado. Em termos de acessibilidade, existem duas entradas USB do lado esquerdo, juntamente com a saída de audiojack, e mais uma entrada do lado direito. No lado direito está ainda uma saída HDMI, a entrada Ethernet e a entrada de energia. Não existem qualquer saída ou entrada na parte de trás (o que é positivo), mas é difícil de aceder à bateria, visto que vão precisar de desaparafusar a parte inferior.

Bateria

Num portátil de desempenho, a durabilidade da bateria vai depender sempre do uso que lhe estão a jogar. A HP afirma que a bateria pode durar até 11 horas, mas nos nossos testes estivemos longe de alcançar esse resultado. Talvez a afirmação seja verdade se usarem o HP Omen 15 exclusivamente para escrever texto, mas para navegar na Internet, ver vídeos e jogar, a bateria durou-nos algures entre 6 a 8 horas (vale a pena referir que existe um modo de poupança de bateria). A bateria pode gastar-se mais rápido dependendo do jogo, visto que certos títulos colocam mais carga no hardware. Por exemplo, quando realizámos os testes de benchmark, a bateria durou consideravelmente menos do que o habitual.

"A parte mais apelativa do HP Omen 15 é que continua a ser um computador verdadeiramente portátil"

"Clica na imagem para saberes mais na loja online."

Teclado

O teclado é mais um dos pontos a favor do HP Omen 15. Embora não cometa os exageros de alguns portáteis mais caros e inclua um teclado mecânico, o teclado deste portátil, retro-iluminado com luzes vermelhas que lhe dão aspecto distintivo e que combina com a linha de design, é confortável e a adaptação ao formato é rápida, sendo praticamente igual a um teclado normal. O único botão dedicado é o de ligar / desligar. Os restantes controlos (som, modo de voo, luminosidade, ligar / desligar a iluminação do teclado, etc) estão entre o F1 e o F12. Inicialmente é um pouco confuso, mas rapidamente nos habituamos. Esta opção dá ao portátil um aspecto limpo e atraente. No entanto, o material usado na área à volta do teclado podia ser melhor. O tipo de plástico usado parece barato e pouco resistente. Num portátil deste preço, seria de esperar algo melhor.

Veredicto

Apesar de alguns pontos menos positivos, como a qualidade do ecrã e dos materiais usados na construção do portátil, o HP Omen 15 é uma das melhores opções do mercado no que toca ao valor que estão a obter por este preço. Existem portáteis com melhor hardware e mais capacidades, mas o preço também é consideravelmente maior. Por 1200 euros, é difícil encontrar um portátil para jogos com o mesmo nível de desempenho do HP Omen 15. É possível jogar a 1080p, ainda que com alguns compromissos, isto num portátil compacto e que pesa muito pouco.

Read this next