Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Está na altura da Nintendo revelar a NX

Antes que seja demasiado tarde.

Agora que a Microsoft e Sony revelaram as suas novas apostas para o mercado das consolas, está na altura da Nintendo fazer o mesmo e finalmente acabar com o secretismo em redor da NX, que dura há mais de um ano. A NX foi confirmada em Março de 2015 pela Nintendo. Aquando do anúncio, foi dito que se tratava de um novo conceito nos videojogos, mas até agora esse conceito continua por explicar. Aliás, oficialmente o que sabemos da NX é quase nulo, apesar da data de lançamento estar definida: Março de 2017.

Neste momento faltam sete meses para o lançamento da Nintendo NX e fora do grupo de entusiastas de videojogos, que acompanham as novidades regularmente, ainda ninguém conhece a consola. Entretanto, a Microsoft já lançou a Xbox One S e anunciou a Xbox Scorpio para 2017. A Sony vai lançar a PS4 Slim a 15 de Setembro, já na próxima semana, e a 10 de Novembro chegará às lojas a PlayStation 4 Pro. Isto deveria ser alarmante para a Nintendo. Quem ainda não comprou uma consola desta geração provavelmente vai fazê-lo até ao Natal, e tal como podemos ver, as opções são várias. O quero dizer é, a Nintendo está em risco de perder quota de mercado ao atrasar a revelação da NX.

Embora a Nintendo nos últimos anos se tenha afastado de uma competição directa com a Sony e Microsoft, apostando em consolas com hardware mais fraco mas com um forte alinhamento de títulos first-party, a dura realidade é que vai competir de qualquer forma com a PlayStation 4 e Xbox One. Mesmo que a NX apresente um conceito diferente das consolas da Sony e Microsoft (como sugerido pelo rumor que aponta que a NX será um híbrido entre portátil e consola caseira), uma grande parte do público dos videojogos apenas compra uma consola por geração. Se a Nintendo não se apressar a captar a atenção do público com a NX, revelando a consola, poderá estar a ser prejudicada antes da consola chegar sequer às lojas.

Ver no Youtube

Isto já aconteceu com a Wii U, quando foi lançada num limbo entre gerações. A Wii U chegou às lojas em Novembro de 2012, no meio da transição da PS3 e Xbox 360 para a PlayStation 4 e Xbox One, que foram lançadas no ano seguinte em 2013. A Wii U era mais capaz do que a PS3 e Xbox 360, mas inferior às novas consolas da Sony e Microsoft. Isto aliado à falta de um alinhamento forte no lançamento e de um preço pouco apelativo, resultou num fraco início para a consola. Pouco tempo depois do lançamento da PlayStation 4 e Xbox One, a Wii U ficou para trás e nunca mais conseguiu recuperar.

"A Nintendo está em risco de perder quota de mercado ao atrasar a revelação da NX"

A Nintendo NX será lançada num contexto semelhante, a meio de uma geração e mais uma vez num período de transição. Mesmo aqueles que já têm uma PlayStation 4 ou Xbox One estão a considerar se vale a pena comprar a PlayStation 4 Pro ou a Xbox Scorpio. Agora é a oportunidade ideal para a Nintendo revelar a sua nova consola e roubar o momento, mostrando um novo conceito que vai além do capricho de jogar a 4K. A Nintendo tem aqui uma oportunidade de ouro, mas se não revelar a consola em breve, para mostrar aos jogadores que existe mais uma opção nas consolas e que essa opção é válida, poderá ser demasiado tarde.

Pouco depois da E3 2016, Shigeru Miyamoto disse que não revelaram a NX durante o evento pois tinham medo que o o conceito da consola fosse imitado se revelassem informações demasiado cedo. Agora que a Microsoft e a Sony já revelaram as suas consolas, não existe razão para ter medo. Mais ainda, tanto a Wii U como a 3DS já estão a chegar à fase final do seu ciclo. The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que será titulo de lançamento da NX, será o último grande lançamento para Wii U. Já a 3DS perderá grande parte do folgo depois de Pokémon Sun & Moon. Está mais do que na altura da Nintendo mostrar o seu plano para o futuro.

Já sabemos que parte do seu plano para o futuro passa pelos smartphones. Esta semana a Nintendo revelou na conferência da Apple que Super Mario Run será lançado em Dezembro para iPhone e iPad, estando um lançamento para Android previsto para 2017. Depois de muita relutância, a Nintendo percebeu que a audiência dos smartphones é gigantesca e que é hoje em dia a plataforma de jogos da maioria das crianças. Ainda assim, o facto de ter anunciado a NX significa que não está pronta para desistir das consolas. Resta aguardar pacientemente até que a Nintendo revela a sua nova consola e ver o que tem para oferecer.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários