Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Lindsay Lohan perde em tribunal no processo de GTA V

A actriz afirmava que a Rockstar tinha usado a sua imagem sem consentimento.

O processo iniciado por Lindsay Lohan contra a Rockstar Games, afirmando que a produtora usou a sua imagem sem consentimento em Grand Theft Auto V, chegou ao fim. O processo decorria deste Julho de 2014, mas segundo o Wall Street Journal, foi destituído na Quinta-Feira.

Imagem comparativa de Lindsay Lohan com a Red Bikini Girl.

As evidências apresentadas pelos advogados de Lindsay Lohan para fundamentar o processo eram a rapariga de bikini vermelho, que aparece na capa de GTA V, e a personagem Lacey Jonas, que surge durante uma missão do jogo. Os advogados da actriz apontaram que existiam várias semelhanças com Lindsay Lohan, e como tal, acusavam a Rockstar de usar a imagem de Lohan para publicidade sem autorização.

O tribunal eventualmente concluiu que "mesmo que aceitemos as contendas de que as representações no videojogo são próximas o suficiente da queixosa, as afirmações da queixosa devem ser destituídas porque este videojogo não está inserido nas definições de publicidade ou comércio".

Para o tribunal, GTA V é uma obra de ficção ou sátira, dada a sua "história única, personagens, diálogos, ambiente" e ainda a "a possibilidade de escolhas do jogador". Deste modo, o tribunal concluiu que GTA V não pode ser considerado como publicidade.

Não fosse isto suficiente, o tribunal acrescentou que "a afirmação de Lohan de que a sua imagem foi usada em materiais de publicidade para o videojogo também deve ser destituída", isto porque "as imagens não são dela, mas sim de um mero avatar do jogo que Lohan afirma ser uma representação dela".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Grand Theft Auto V

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários