Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry testa a beta de Titanfall 2 na PS4 e Xbox One

Temos 900p vs. 720p mas faz verdadeira diferença?

Com a chegada da beta de Titanfall 2 à PlayStation 4 e Xbox One, o Digital Foundry teve a oportunidade para testar a performance deste shooter de acção rápida e descobrir como está a sua qualidade. O original foi lançado inicialmente como exclusivo Xbox One e PC, mais tarde chegou à Xbox 360, enquanto a sua sequela será lançada também na PlayStation 4 e dá-nos uma boa oportunidade para testar os jogos.

Algo que agrada desde logo é o desaparecimento do screen-tearing, algo que estava presente no original, e apesar do jogo alcançar os desejados 60fps com v-sync constante, importantes para um jogo desta natureza, existem quedas frequentes e a consistência do jogo pode ficar comprometida. No entanto, ainda falta muito tempo até 28 de Outubro, a data de lançamento, por isso a optimização deverá corrigir muitos destes problemas.

Ver no Youtube

A versão PlayStation 4 mostra boas evoluções sobre o original, especialmente na iluminação que confere maior profundidade aos cenários, e corre a 900p nesta beta. Isto por si só já é uma melhoria sobre o primeiro Titanfall 2 na Xbox One. Apesar de se conseguir notar em alguns elementos os artefactos da conversão de resolução, o jogo é limpo o suficiente para tornar a qualidade da imagem geral muito apelativa.

O jogo continua a correr numa versão altamente modificada do motor Source e temos imensos efeitos amplificados, como brilho ou alpha, que nos dão um jogo de aspecto mais caótico, que se torna mais divertido. O Respawn Entertainment embelezou imenso os elementos mais importantes deste motor.

Depois da versão PS4, o Digital Foundry olhou para a versão Xbox One e comparou os resultados da beta com o que vimos no original. A principal questão é a qualidade de imagem e a resolução. Apesar de descer de 790p do original na consola Microsoft, a beta de Titanfall 2 corre a 720p mas com uma técnica de reconstrução, ou então uma técnica de anti-aliasing temporal muito agressiva, similar à de Quantum Break na Xbox One, que resulta numa imagem mais suave mas limpa e que em movimento fica espectacular.

Ver no Youtube

Cores mais vivas, ambientes mais detalhados e no geral temos um aparato visual mais forte, o que nos deixa altamente agradados. Tal como na versão PlayStation 4, o screen-tearing desapareceu e o perfil de performance é altamente similar ao que temos na consola da Sony. Frequentemente aguenta-se nos 60fps tão importantes, sofrendo com quedas ocasionais, mas no geral a experiência é suave. Somente quando temos muitos efeitos alpha perto do ecrã é que temos quedas mais fortes.

Uma qualidade de imagem melhorada e uma performance sólida na Xbox One, demonstram que Titanfall 2 já está bastante sólido na sua versão beta, algo que deixará os jogadores contentes.

Durante a Gamescom, o Digital Foundry teve ainda a oportunidade conhecer um pouco da campanha e apesar da linearidade dos diversos corredores, temos também níveis amplos, que aproveitam a mobilidade do piloto para boas secções de plataformas. O modo para um jogador de Titanfall 2 deixou boas indicações e até poderá surpreender alguns jogadores, não sendo de forma alguma uma mera cópia do que vemos em outras séries.

Read this next