Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon GO - Truques, dicas, guia, conselhos, códigos

Tudo o que precisas de saber para apanhar todos os Pokémons!

O que é o Pokémon GO?

Produzido pelo estúdio Niantic, responsável também pelo Ingress, Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada para dispositivos móveis que propõe converter-nos em treinadores de Pokémon no mundo real. Para isso, é preciso ativar a geolocalização (GPS) e conectividade de dados no smartphone e interagir com o mundo ao nosso redor, Ginásios e PokéStops, onde poderás apanhar centenas de Pokémons diferentes. A aplicação monitoriza os nossos movimentos e vai dando alertas quando temos um Pokémon por perto para apanhar.

Pokémon Go - Truques, dicas, guia, conselhos e códigos

Neste guia irás encontrar todos os Truques, dicas, guia, conselhos e códigos para te ajudar a apanhar Pokémons, incubar ovos, evoluir as tuas criaturas, entre muitos outros. Em suma, aqui encontrarás tudo aquilo que precisas para te tornares num treinador bem sucedido!

Ginásios

No verão de 2017 o Pokémon Go recebeu várias atualizações, as quais mudaram a forma como os Ginásios funcionam, assim como também introduziram as Batalhas Raid, Raids Lendárias e Pokémons Lendários!

  • O Gym rework removeu os níveis e o Prestígio, focando-se agora na Motivação.
  • Os Ginásios agora também funcionam como PokéStops, concedendo-te Crachás que podem ser coleccionados e evoluídos.
  • A forma como ganhas e coleccionas PokéCoins também mudou.
  • As Batalhas Raid permitem-te combater Pokémons poderosos, os Raid Bosses, com os quais podes ganhar recompensas exclusivas, tais como Rare Candy e Golden Razz Berries.
  • Ao participares nas Batalhas Raid, também irás ter a oportunidade de combater e capturar Pokémons raros e lendários.
  • Para além disso, também foram introduzidas novas Medalhas e Bónus de captura, os quais te ajudarão a capturar mais Pokémons!
Cover image for YouTube videoPokémon Go update introduces Gyms & Raids

PokéStops, Team Rocket e Shadow Pokémon

Como já deves saber por esta altura, as PokéStops são determinadas estruturas que assinalam alguns dos mais populares locais no mundo real e que, girando, irá dar-te recompensas como Pokéballs, Berries, Ovos, entre muitos outros itens.

Recentemente, a Niantic introduziu ainda o Team Rocket ao jogo - os icónicos vilões invadem as PokéStops e cabe-te a ti libertá-las, derrotando-os em batalhas. Caso sejas bem-sucedido, podes ainda resgatar o Shadow Pokémon que eles deixam para trás e, caso queiras, purificá-los.

Vale a pena notar que podes ainda nomear candidaturas para novas PokéStops. O processo não é difícil mas tem alguns passos que deves seguir, e que podes ler em maior detalhe no nosso guia dedicado.

Combate 1v1

Depois de muitos pedidos por parte dos fãs, as batalhas de treinadores 1v1 acabaram por chegar também ao jogo - no nosso guia sobre as batalhas 1v1 de Pokémon Go, podes ver mais informações sobre elas, incluindo requisitos, como funcionam, recompensas, entre outras informações.


Pokémons Lendários e Míticos em Pokémon Go

A Niantic tem mantido o jogo fresco lançado sempre novos Pokémon - e isto inclui algumas das criaturas mais poderosas e amadas de toda a saga, com vários Pokémon Lendários e Míticos disponibilizados.

Por norma, estes não podem ser encontrados na Natureza, obrigando-te a completar outro tipo de desafio. Estes podem ser:

  • Raids
  • Pesquisa de Campo / Pesquisa especial
  • Safaris e eventos

A seguir, podes ver como podes apanhar alguns dos Pokémon mais poderosos de toda a saga:

Pokémon Go - Como encontrar Pokémons raros e lendários
Como apanhar Lugia e Articuno, e tudo o que sabemos sobre Mew, Mewtwo, Zapdos e Moltres, assim como o Raikou, Entei, Suicune, e Ho-oh!

Pokémon Go - Os Melhores Ataques do Lugia, Moltres, Articuno e Zapdos
Descobre quais são os melhores Ataques destes Pokémons Lendários.

Pokémon Go - Como apanhar o Articuno
Descobre os pontos fortes e fracos do Articuno!

Pokémon Go - Como apanhar o Lugia
Descobre os pontos fortes e fracos do Lugia!

Pokémon Go - Como apanhar o Moltres
Descobre os pontos fortes e fracos do Moltres!

Pokémon Go - Como apanhar o Zapdos
Descobre os pontos fortes e fracos do Zapdos!

Pokémon Go - Como apanhar o Mew

Pokémon Go - Como apanhar o Mewtwo

Pokémon Go - Como apanhar o Suicune

Pokémon Go - Como apanhar o Entei

Pokémon Go - Como apanhar o Raikou

Pokémon Go - Como apanhar o Deoxys

Pokémon Go - Como apanhar o Giratina Forma Alterada

Pokémon Go - Como apanhar o Rayquaza

Pokémon Go - Como apanhar o Latios

Pokémon Go - Como apanhar o Latias

Pokémon Go - Como apanhar o Palkia

Pokémon Go - Como apanhar o Heatran

Pokémon Go - Como apanhar o Hu-Oh

Pokémon Go - Como apanhar o Celebi

Pokémon Go - Como apanhar o Cresselia

Pokémon Go - Como apanhar o Groudon

Pokémon Go - Como apanhar o Kyogre

Pokémon Go - Como apanhar o Darkrai

Pokémon Go - Como apanhar o Regigigas

Pokémon Go - Como apanhar Regorick, Registeel e Regice

Pokémon Go - Como apanhar Dialga


Gerações de Pokémon

Apesar de no início a Niantic ter apenas disponibilizado algumas das criaturas da Gen 1, a produtora foi expandido cada vez mais o jogo, adicionando novos Pokémon de gerações posteriores. Neste momento, Pokémon Go conta com as seguintes Gens: Gen 1 Gen 2 Gen 3 Gen 4 Gen 5

Para além dos novos Pokémons, existem ainda outras adições que deves ficar a conhecer:

Evoluções através de Itens especiais

No Pokémon Go existem alguns Pokémons que apenas evoluem através de itens especiais, tais como os Dragon Scales, Metal Coat, King's Rock, entre outros. Para te ajudarmos a conseguir estes Pokémons escrevemos os seguintes guias:

Pokémon Go - como evoluir Poliwhirl para Politoed, Slowpoke para Slowking, e como conseguir um King's Rock
Descobre como conseguir as novas evoluções destes Pokémons.

Pokémon Go - Como evoluir um Seadra para Kingdra e como conseguir um Dragon scale
Descobre como conseguir um Kingdra no Pokémon Go

Pokémon Go - Como evoluir o Scyther e o Onix com o Metal Coat
Descobre como obter o Scizor e o Steelix.

Existem outros itens presentes no jogo que são também obrigatórios para a evolução de certos Pokémon - por exemplo, tens a Sinnoh Stone e a Unova Stone!


Se quiseres apanhar todos os Pokémons, prepara-te para andar

Em vez de vagueares sem rumo, é melhor usares o radar in-game, no canto inferior direito, para descobrires quais criaturas e PokéStops existem perto de ti. Também podes descobrir onde os Pokémons fazem spawn graças ao seu tipo. Para além disso, caso queiras apanhar todos os Pokémons, terás de viajar para o estrangeiro, pois existem Pokémons exclusivos de cada região.


Entra no jogo diariamente para ganhares um Bónus Diário

Os Bónus Diários já estão disponíveis, e dão-te recompensas consideráveis pelo simples ato de entrar no jogo e completar uma série de tarefas simples. Lê o nosso guia caso queiras saber como funcionam os Bónus Diários:

Pokémon Go Bónus Diário - Recompensas diárias, Pokémons e PokéStops
Aqui podes descobrir quanto XP e Stardust ganharás se jogares Pokémon Go diariamente.


Incuba ovos de uma forma produtiva

Quando apanhares um ovo, clica no teu Pokémon e depois desliza para a direita para acederes aos ovos.

Para incubares ovos, existe uma incubadora grátis que podes usar quantas vezes quiseres. Caso queiras incubar vários ovos precisarás de comprar incubadoras adicionais com PokéCoins, mas tem atenção que estas incubadoras são descartáveis e tem um número máximo de utilizações.

Se tiveres mais de um ovo vais ter de priorizar quais ovos irás incubar primeiro. Por exemplo, é uma boa ideia incubar os ovos de 10km nas incubadoras descartáveis, visto que têm um número de utilizações limitado, enquanto que os outros ovos podes usar na incubadora grátis.

Pokémon Go - Ovos de 2km, 5km e 10km
Descobre quais Pokémons podes apanhar através de um ovo!


Incuba ovos sem te moveres

Os jogadores do Pokémon Go descobriram que existe uma forma de incubares ovos sem te moveres: por vezes o teu personagem move-se ligeiramente apesar de tu e o teu smartphone estarem completamente parados. Este erro pode ser usado para incubar os teus ovos! Quando isto estiver a acontecer, liga o teu telemóvel ao carregador, deixa a aplicação aberta, e o jogo deverá pensar que tu estás a caminhar devido a um erro da aplicação e do GPS!


Não podes incubar ovos se usares transportes públicos

Se estiveres a viajar de carro, comboio, ou noutro veículo, a aplicação não irá contar a distância viajada, pois estás a mover-te depressa demais. Ou seja, a aplicação apenas contará a distância percorrida caso andes a pé, apesar de haver alguns relatos de pessoas que conseguem incubar ovos enquanto andam de biciclete.

No entanto, caso não andes à procura de um Pokémon específico, usares os transportes públicos para capturar pokémons é uma excelente ideia, principalmente nas áreas urbanas. Isto é uma excelente ideia pois, para capturar um pokémon, não precisas de estar numa posição fixa, por isso não te precisas de preocupar se o comboio ou o autocarro comece a andar enquanto estás a tentar capturar uma criatura.


Existe uma forma de descobrir quais Pokémons apanhaste recentemente

Enquanto estás a navegar pelos teus Pokémons, deves ter reparado que alguns deles têm um brilho azul à sua volta. Isto significa que foram capturados nas últimas 24 horas.

Apesar de poderes filtrar a tua lista de Pokémons, esta é uma forma rápida de descobrires quais Pokémons capturaste recentemente.


Acabaram os teus Revives? Prepara-te para usares Candy

Esta dica é simples, mas é muito útil. Se precisares de reviver uma criatura mas não tiveres Revives, podes usar candy para a tornar mais poderosa ou evoluí-la, trazendo-la de volta à vida. Uma dica muito útil caso te depares com uma situação inesperada!

Pokémon Go Candy - Como apanhar Candy facilmente, e como funcionam as Rare Candy
Como apanhar Candy Rara de forma fácil, e quanto vais precisar de gastar para evoluir.

Pokémon GO: Quanto tens que andar para ganhar Candy?
A distância depende dos Pokémons.


Não tens de clicar em todos os itens numa PokéStop

Uma dica que te ajuda a poupar tempo é o facto de que não precisas de clicar em todos os itens que aparecem quando rodas a photo disc numa PokéStop. Se clicares na cruz que se encontra no fundo do ecrã, receberás todos os itens automaticamente, poupando-te algum tempo.


Usa a técnica 'L Throw' para conseguires Bolas curvas (Curveballs)

Para além das Nice, Great e Excellent catches, também existem as Curveballs, uma técnica que te concede XP facilmente.

Para atirares uma bola curva, tens de segurar na Pokébola e rodá-la numa forma circular. Quando a atirares, a bola vai ser lançada numa forma curva dependendo da forma que rodaste a bola: se rodaste a bola no sentido dos ponteiros do relógio, ela irá ser lançada pelo lado direito, se a rodaste no sentido contrário aos ponteiros do relógio, ela irá ser lançada pelo lado esquerdo.

É difícil de alcançar esta técnica, mas graças à comunidade do Pokémon Go foi descoberta uma forma simples de conseguir lançar uma bola curva. Após rodares a bola, move-a para o canto superior esquerdo e solta a bola quando ela estiver à mesma altura do pokémon adversário. Partindo do princípio que o Pokémon não se moveu ou atacou, deverás conseguir efetuar esta técnica e apanhar a criatura com uma bola curva.


Existem vários Segredos e Easter Eggs no Pokémon Go

Para além de vários truques e dicas, também existem vários segredos que o jogo não te conta, tais como a forma secreta de evoluir o Eevee, ou o segredo para começar o jogo com o Pikachu. Caso queiras saber todos os segredos do Pokémon Go, podes ler os seguintes guias:

Pokémon Go - Como apanhar o Ditto e tudo o que precisas de saber sobre ele
Descobre como apanhar este Pokémon matreiro.

Pokémon Go Pikachu - Como apanhar o Pikachu e fazer dele o teu Starter
Como começar o Pokémon Go com o Pikachu em vez do Charmander, Squirtle ou do Bulbasaur.

Pokémon GO - Como evoluir Eevee para Umbreon, Espeon, Vaporeon, Jolteon e Flareon
A nova actualização trouxe mais Pokémon e evoluções.

Pokémon Go - Como evoluir o Tyrogue para Hitmontop, Hitmonlee e Hitmonchan
Existe um truque para evoluir um Tyrogue bebé para um dos três pokemons de luta.

Pokémon Go - Como ganhar XP super rápido com o Pidgey
Uma forma simples de ganhares uma quantidade estonteante de 60,000 XP em apenas 30 minutos.

Pokémon Go - Como ganhar Stardust facilmente e aumentar a força do teu Pokémon
As melhores formas de ganhar Stardust, desde os Ovos até aos Ginásios.


Existe um modo de poupança de bateria no Pokémon Go

O Pokémon Go gasta a bateria do teu smartphone rapidamente, mas felizmente existe uma opção nas definições do jogo que te permite ajudar a combater este problema.

Para aceder ao modo de poupança de bateria, clica na Pokébola que se encontra no fundo do ecrã quando estás a ver o mapa, depois clica no botão que se encontra no canto superior direito. Após ativares este modo, a luminosidade do teu ecrã irá baixar quando o teu telemóvel estiver numa posição horizontal, ou seja, podes caminhar com o telemóvel no bolso enquanto o jogo continua a funcionar normalmente, uma excelente forma de incubares ovos.


Acede aos sub-menus do Pokémon Go rapidamente

Em vez de clicares na Pokébola no fundo do ecrã para abrires os menus, podes deslizar o teu dedo em várias direções para abrires os sub-menus:

  • Se deslizares para esquerda irás abrir o menu dos Pokémons e Ovos
  • Se deslizares para a direita irás abrir o menu dos Itens
  • Se deslizares ligeiramente para cima irás abrir a Loja
  • Se deslizares completamente para cima irás abrir a Pokédex

Pokémons com HP alto são as melhores criaturas para defender ginásios

Quando se trata de decidir qual Pokémon escolher para desafiar um Ginásio, o mais lógico seria escolher um Pokémon com muito ataque. Mas ao fazeres isto, os Pokémons que estão a defender um Ginásio irão receber um bónus que duplica o seu HP. Isto significa que criaturas com muito HP (ou Stamina), tais como o Lapras ou o Snorlax, tornam-se em criaturas muito difíceis de derrotar, fazendo deles excelentes pokémons para defender ginásios.

Se quiseres descobrir quais são os melhores Pokémon com o Ataque, Defesa, HP e Stamina mais altos, podes ler o seguinte guia:

Pokémon Go: Os melhores Pokémon com o Ataque, Defesa, HP, Stamina mais altos
Agora com os Pokémon da Gen II! Em que lugar estão Tyranitar, Typhlosion, Ho-oh, e outros?


Quanto mais alto for o teu nível de treinador, mais fortes e raros os Pokémons serão

O nível de treinador é um dos aspetos mais importantes do jogo pois, quanto mais alto for esse nível, mais fortes serão os Pokémons que irás encontrar. Para além disso, se tiveres um nível de treinador elevado, também terás mais probabilidades de encontrar um Pokémon raro. Para além disso, cada vez que evoluis de nível recebes itens como Pokébolas e Poções, por isso é uma excelente ideia tentar evoluir frequentemente o teu nível de treinador.


Existe uma forma fácil de ganhares a impressionante quantidade de 60,000 XP em 30 minutos

Os jogadores descobriram que existe uma forma fácil de ganhares grandes quantidades de XP num curto espaço de tempo. Ironicamente, este método requer o uso de alguns dos pokémons mais comuns e fracos do jogo, o Pidgey, Weedle ou Caterpie:

Pokémon Go - Como ganhar XP super rápido com o Pidgey
Uma forma simples de ganhares uma quantidade estonteante de 60,000 XP em apenas 30 minutos.

Pokémon Go - Como ganhar Stardust facilmente e aumentar a força do teu Pokémon
As melhores formas de ganhar Stardust, desde os Ovos até aos Ginásios.


Apenas tens uma oportunidade para escolher a tua equipa, por isso escolhe com cuidado

Assim que atinges o nível 5, és convidado para te juntar a uma das três equipas que existem no Pokémon Go: Equipa Instinct, Equipa Mystic e Equipa Valor. O objetivo destas equipas é dividir os jogadores e fazer com que eles lutem pelo controlo dos diversos Ginásios existentes, oferecendo diversas recompensas e prémios.

Apesar de as diferenças entre estas equipas serem mínimas, é importante teres cuidado com a equipa que escolhes. Por exemplo, é uma boa ideia juntares-te à mesma equipa que os teus amigos fazem parte, pois assim podes tirar proveito das equipas para jogares em conjunto com os teus amigos.


Eventos Especiais de Pokémon Go

O Pokémon Go recebeu vários eventos especiais no verão de 2017, tal como o Pokémon Go Fest em Chicago, o Pokémon Go Park no Japão, e a Safari Zone na Europa. Estes eventos recompensaram os jogadores com recompensas especiais, assim como proporcionaram a possibilidade de capturarem pokémons especiais e incomuns. Caso queiras saber tudo sobre estes eventos, podes ler o seguinte guia:

Pokémon Go - Pokémons incomuns na Europa, detalhes da Safari Zone e outros eventos
Existem vários eventos durante este Verão.

Para além disso, o Pokémon Go vai receber um novo evento do equinócio, o qual vai adicionar vários bónus ao jogo do Niantic. Lê o nosso guia para descobrires tudo sobre este evento:

Pokémon Go - Tudo sobre o novo evento do Equinócio
Vão ser adicionados itens novos e vários bónus.


O que podemos esperar do futuro?

O Pokémon Go fez o seu primeiro aniversário em 6 de Julho de 2017, marcando o seu primeiro ano de vida, mas isto não significa que o jogo está abandonado, antes pelo contrário:

Tendo em conta o enorme sucesso do jogo, é de esperar que a Niantic continue a investir no Pokémon Go, produzindo novos conteúdos e atualizações ao longo do tempo, de forma a manter viva a comunidade deste jogo de realidade aumentada.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Pokémon Go

Android, iOS

Related topics
Sobre o Autor

Paulo Araújo

Contributor

Comentários