Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Xbox Scorpio não agrada a Cliff Bleszinski

"A Microsoft está numa de SEGA 32x e Mega CD?"

Em declarações ao Kotaku, Cliff Bleszinski revelou não estar lá muito agradado com o facto de a Microsoft ter revelado duas novas consolas na conferência E3 em Los Angeles, a Xbox Project Scorpio e a Xbox One Slim, dizendo que poderá criar confusão nos consumidores.

"A Microsoft está a dar uma de Sega 32x e Mega CD agora? Penso que é estranho. A forma como estão a tratar a marca, parece a forma como a Mercedes dá nomes aos seus carros na América do Norte; classe S! o SOK! o SK! Mas final qual é este? A atenção e tempo dos consumidores para isto são limitados. É do estilo, estão a tentar tornar a Xbox num PC? O que se está a passar?"

Bleszinski disse que a Scorpio parece um pedido de desculpa por não terem feito a Xbox One tão poderosa quanto deveria ter sido em prol da inserção do Kinect. "Agora têm que correr para acompanhar. De certa forma, podes ligar isto à sua bem intencionada E3 de há alguns anos - onde estavam a tentar ir totalmente para o digital e o resto, e a internet caiu-lhes em cima e voltaram atrás."

O criador de Gears of War, que durante largos anos trabalhou de perto com a Microsoft, disse ainda que a realidade virtual poderá criar problemas para os consumidores, pois exige tempo e concentração para afinar, quando a tecnologia devia ser acessível e simples.

Sobre a possibilidade de a Xbox Project Scorpio oferecer versões melhoradas dos jogos, Bleszinski disse que isso faz com que os jogos não brilhem com o seu verdadeiro esplendor na plataforma mais poderosa.

"Vimos isso quando na anterior geração de consolas, as editoras estavam a medir as suas apostas com uma espécie de ovo e a galinha. Estavam a lançar jogos para a PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e Xbox One e basicamente tinhas texturas de maior resolução mas era na mesma uma textura com máscara ao invés de ser gerada dinamicamente. Estão-se a prejudicar a respeito desse tipo de capacidade de adaptação."

Para Bleszinski, e especialmente porque está a trabalhar em Lawbreakers, um jogo focado no multijogador, é nessa vertente que podem surgir os principais problemas.

"Se criares um jogo e na consola mais barata está a 30 fotogramas por segundo e a 60 fotogramas por segundo na outra consola, isso iria afectar a performance de um shooter de alta velocidade. É a mesma coisa com o Cross Play em jogos de acção para os quais não entendo esse desejo. Posso compreender que em jogos cooperativos mas se tiveres um shooter e um jogador tem um comando e o outro um rato e teclado e a pessoa com o comando está a 30fps e a pessoa com o rato e teclado está a 60, a maioria do tempo a pessoa com o teclado vai dominar por completo. Boa sorte com o matchmaking."

A respeito da Microsoft, onde Bleszinski tem diversos amigos e conhecidos, disse que "não os iria criticar a não ser que estivesse muito certo quanto a isso...Se o Phil Spencer estivesse aqui agora diria-lhe na cara que andou para trás. E ele diria 'és um cretino, mas tens razão!'"

Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários