Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Overwatch Beta - Guia para os iniciados

Isto não é Call of Duty.

Overwatch é a mais recente propriedade intelectual da Blizzard e se queres experimentar a beta aberta, temos algumas dicas para começarem. Como rapidamente vão perceber, isto não é um Call of Duty e é preciso ter alguns cuidados e estudar as bases do gameplay. É preciso táctica, é preciso habilidade e é preciso conhecer cada um dos heróis, e como se enquadram em diferentes estilos de jogo.

A Beta de Overwatch já está disponível para todos, dura até às 18 horas do dia 9 de Maio, e talvez encontres alguma utilidade nestas dicas que foram úteis quando começámos.

1. É importante escolher bem o herói

Existem 21 personagens em Overwatch e diferenciam-se não pelos adereços cosméticos mas sim pelas diferentes formas com que abordam o gameplay. A escolha do teu herói irá ditar como jogas e o mais importante é escolher o teu tipo de comportamento preferido. Terás que escolher se gostas de atacar, defender e planear, ou se pretendes oferecer suporte, curando os companheiros e descobrindo o design dos mapas.

Começa por escolher um personagem fácil de usar e que seja mais imediato. Personagens como o Soldier 76 encaixam-se melhor nos jogadores habituados aos shooters modernos. Não precisam de estudar bem as suas habilidades ou ultimate e podem-no utilizar de forma bem simples. Mercy, Bastion e Reinhardt são boas escolhas para dares o passo para a próxima fase e a própria Blizzard indica o grau de dificuldade no uso de cada personagem.

Algo que poderás fazer para ajudar em momentos de maior frustração é mudar de personagem. A tua escolha pode não estar a resultar, pode não estar bem encaixada na equipa, ou simplesmente podes não estar a conseguir relacionar-te com esse herói. Vai tentando aprender a jogar com o maior número possível para ficares melhor preparado.

2. Pensa em Equipa

Se todos estiverem a jogar sozinhos, ninguém nessa equipa vai ganhar. Ocasionalmente terás que deixar o teu personagem principal de lado, e escolher outro que seja adequado ao perfil da equipa. Quanto mais equilibrada for uma equipa, mais probabilidades de vencer terá. Nem sempre os personagens com mais estilo são os mais indicados. Em termos ideias, cada equipa deverá ter um herói ofensivo, dois defensivos e um deles um sniper, um tanque e um de suporte.

3. Existem três modos e matar não vence nenhum deles

Existem três modos de jogo: Control, Point Capture e Payload. No primeiro tens que capturas zonas durante três rondas, no segundo terás que fazer o mesmo mas uma equipa tem que proteger os pontos e a outra atacar, enquanto no terceiro uma equipa defende um alvo em movimento que terá que passar por pontos específicos.

Ao contrário de outros shooters, um grande rácio positivo de mortes não irá satisfazer nada mais além do teu ego. Será precisa estratégia e uma forma muito própria de abordar estes confrontos. Manter o inimigo à distância, assustando-o ou bloqueando rotas poderá ser mais importante do que arriscar apenas para matar e perder.

Cover image for YouTube videoOverwatch Beta - Jogámos com Junkrat - PS4 PT-BR

4. A mobilidade é muito importante

Quem joga jogos como Call of Duty, Halo, Destiny ou Titanfall está habituado a correr pelos mapas utilizando as suas habilidades de movimento para triunfar perante os adversários. Overwatch funciona de forma diferente e o seu ritmo mais lento impede os jogadores de dançarem pelas arenas. O melhor será mesmo evitar ficar encurralado ou em menor número. Este é um jogo táctico e se as coisas ficam intensas, é porque uma equipa está a trabalhar bem para minar o progresso da outra. Aprende os mapas e os efeitos sonoros para conseguires estar preparado para tudo.

5. Tem cuidado com os snipers

O design de Overwatch parece favorecer os snipers e precisas ter cuidado com eles. Se gostas de voar pelos cenários com um personagem que permite isso, tem cuidado para não ficares como um pato à sua mercê. Depois não te queixes. Para os que adoram controlar zonas à distância, os snipers são fantásticos e um bom jogador apostado em defender, basta conhecer todos os cantos aos mapas e será um companheiro altamente importante.

Gritar "camper" não ajuda em nada, aprender os mapas e utilizar pontos de baixa exposição sim.

6. Dispara que a munição não acaba

Overwatch é um daqueles jogos em que quanto mais tempo passas e mais te dedicadas a aprender como funciona, melhor serás recompensado e melhor irás jogar. Quanto mais estratégico e habilidoso fores, melhor conseguiras enfrentar os adversários. Para isso, terás que disparar à vontade pois a munição não acaba e poderás infligir dano precioso. Poderás até livrar-te de um aperto, disparando como um louco para afugentar os adversários.

Quando se está perante uma experiência tão táctica, qualquer dano pode fazer a diferença quando uma equipa colabora para um objectivo comum.

7. Esquece o rage quit

Se estás a jogar Overwatch é porque estás disposto a aprender como funciona, e a cumprir com o rigor das suas mecânicas. A cada segundo de jogo estás a ganhar experiência por isso não desistas quando as coisas começam a correr mal. Não amues ou faças birra, aguenta como um homem o momento menos bom pois estarás a ganhar experiência. Até poderá fazer a diferença para desbloquear algum extra que te esteja mesmo a faltar.

Cover image for YouTube videoOverwatch - PS4 Gameplay #2 - 1080p / 60 fps

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Overwatch

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários