Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sword Art Online Hollow Realization é tudo o que os fãs desejam

Terceiro jogo confirmado para o Outono.

Bastam alguns segundos com Yosuke Futami, produtor de Sword Art Online, para perceber de onde vem o lado divertido e irreverente que dão chama aos seus jogos. O produtor Japonês é extrovertido e muito dedicado ao que faz, procurando sempre cumprir com as expectativas dos fãs, sem a momento algum desrespeitar a propriedade intelectual que tem nas mãos. Depois de Hollow Fragment e Lost Song, Sword Art Online está de regresso mas Hollow Realization promete diversas melhorias e novidades.

Ao contrário dos dois anteriores, completamente inspirados nas obras de Reki Kawahara, em HR Kirito irá viver uma história completamente nova e original dentro de um novo mundo, sword art origin. O enredo foi produzido em colaboração com o responsável pela obra original e terá um alto nível de fidelidade. É muito importante para a equipa e para Futami, que Kawahara esteja envolvido para dar o seu avalo e para assegurar que o jogo se enquadra dentro do universo SAO com todo o necessário mérito.

Neste mundo vrmmo, um massive multiplayer Online para a realidade virtual, kirito irá conhecer uma NPC misteriosa que lhe entrega uma mensagem ainda mais misteriosa. O seu nome é Premiere e será uma das figuras mais importantes da história, será mesmo a base de um argumento interessante e envolvente. Sword Art Online apresentou até agora enredos com temáticas sérias e com algum drama, mas jamais esqueceu o seu lado brincalhão e tipicamente japonês, onde a ousadia e sensualidade são sempre bem-vindas. Este novo jogo também será assim e a melhor forma de o descrever seria dizer que os fãs estarão em território familiar.

É algo que será garantido também pelo elenco de personagens, onde iremos encontrar Kirito, como não poderia deixar de ser, acompanhado por habituais presenças como Asuna, Leafa, e Sinon. Estas são algumas das personagens principais que iremos encontrar neste novo jogo e que já conhecemos bem. Muitas mais estarão presentes e ao bom estilo SAO, o jogador poderá criar a sua equipa mas agora até poderá fazer mais.

Será possível personalizar as nossas personagens com opções como mudar o nome, escolher as armas e criar personas altamente distintas. Isto permitirá que cada jogador tenha uma experiência mais pessoal, mesmo sendo um elemento aparentemente simples. Antes de sermos brindados com gameplay, Futami mostrou como é possível que os jogadores criem avatares personalizados que ostentam tanto estilo quanto as criações que bem conhecemos. Claro que um Kirito em versão feminina com um tom de pele mais escuro não poderia deixar de servir de exemplo.

Ver no Youtube

Ao passar para o jogo, propriamente dito, algo que salta logo à vista é a interface é HUD durante os combates, que foi alterado para um tom mais similar ao de um mmorpg ocidental. Os diversos atalhos permitem escolher em tempo real diferentes habilidades que nos deixam enfrentar com maior eficácia e rapidez os demais inimigos, bastando pressionar o painel tátil do DualShock 4 para que surjam rapidamente no ecrã. Isto foi algo que foi possível constatar ao jogarmos a demonstração que estava disponível após a apresentação de Futami.

O sistema de combate é um dos elementos mais importantes da experiência SAO e Hollow Realization mostra uma equipa à procura de corrigir todos os problemas apontados pelos fãs nos dois anteriores. A equipa afinou o sistema de combate para que o jogador invista mais tempo na escolha de uma equipa equilibrada, capaz de responder rapidamente a todo o tipo de perigos, e apesar de ser altamente fácil e fluido de aprender, não poderá cair num frenesim de botões pressionados em fúria pois as regras exigem respeito e concentração. Especialmente se querem usar uma habilidade especial num momento de aperto ou gerir a forma como se comportam os colegas.

Ao jogar a demonstração de Hollow Realization, torna-se desde logo aparente que está a caminhar com firmeza para a versão final. O sistema de combate consegue oferecer prazer ao jogador pois o equilíbrio entre acessibilidade e profundidade parece estar bem traçado mas é a componente visual que mais espantará no imediato. O primeiro contacto com o jogo revela que em termos visuais está largamente superior aos anteriores e isso irá tornar ainda mais cativante e imersiva esta jornada.

Futami explicou que quer dar novas experiências de jogo para que os veteranos sintam algo fresco. Existem muitas coisas familiares mas o estúdio quer dar a sensação de estar perante algo novo que dá gosto de jogar. Claro que isto não significa que precisam ser veteranos da anime ou dos jogos anteriores para desfrutarem do novo Sword Art Online. O que Futami quer dizer é que algumas coisas são novas mas tudo o resto é SAO e a sua sintonia será bem afinada.

Hollow Realization está a ser feito com base na mais poderosa PlayStation 4 e além dos gráficos bastante melhorados, a equipa experimentou com técnicas de jogo e tentou aplicar novas funcionalidades que apenas poderia conseguir com a nova consola. Foi precisamente esta a sensação com que ficamos ao jogar a demonstração, que finalmente SAO está a dar o salto para a nova geração de consolas. Isto reforça imenso os valores visuais mas também permitirá um design mais elaborado e um jogo com funcionalidades ou mecânicas que serão frescas.

Futami disse ainda que o jogo irá demorar mais de 30 horas para terminar mas se criarem o vosso personagem e seguirem as missões secundárias e masmorras extra, poderão ter jogo para 90 horas ou mais. É algo com o qual a equipa se preocupa imenso, não porque querem simplesmente encher artificialmente o jogo com conteúdos e aumentar as horas que passamos com ele apenas porque sim. Os responsáveis pelo jogo querem dar conteúdos válidos e interessantes para que os jogadores sintam que o seu dinheiro foi bem investido.

Aproveitando a oportunidade, não deixamos de perguntar a Futami a forma como a série está a ser recebida na Europa, e qual o feedback que os nossos jogadores enviaram para a equipa de desenvolvimento no Japão. Em relação aos anteriores e à recepção dos fãs ocidentais, Futami explicou que foi valiosa a sua opinião quanto ao que mais gostaram. No ocidente, os jogadores gostaram de voar pelos céus em Lost Song e gostaram das mecânicas de ação. Assim sendo, o jogo foi optimizado com esse feedback em mente e os sistemas virados para a acção foram reforçados.

Combinando o que os jogadores Ocidentais mais gostaram sem a momento algum esquecer o importante sabor Japonês, a Bandai Namco está a fazer de tudo para que Hollow Realization seja o melhor Sword Art Online já feito. A pequena demonstração a que tivemos acesso deixou boas indicações e esperamos pelo seu lançamento para atestar a sua qualidade em pleno.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Sword Art Online: Hollow Realization

PS4, PlayStation Vita

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários