Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Será que a PlayStation 4K faz sentido?

Contribui para a discussão com o teu feedback.

Os rumores acerca da PlayStation 4 mais poderosa, referida como PlayStation 4K ou PlayStation 4.5, colocaram a comunidade de jogadores em reboliço. Pela primeira vez, desde o lançamento da sua primeira PlayStation, a Sony está a preparar-se para lançar uma versão melhorada de uma consola, de acordo com vários rumores. Ainda nada está oficialmente confirmado, mas os rumores e as suas fontes são credíveis. A falta de uma explicação da Sony está a lançar o pânico entre alguns, principalmente entre aqueles que já compraram a consola e não querem voltar a gastar dinheiro noutro modelo. Supostamente, ambos os modelos vão partilhar a mesma lista de jogos (ou seja, o novo modelo não terá jogos exclusivos), no entanto, a PlayStation 4.5 poderá oferecer um melhor desempenho devido ao seu hardware melhorado.

Para além de oferecer um melhor desempenho, a nova PlayStation 4 terá suporte para conteúdos 4K. Jogar nesta resolução é uma possibilidade bem real com um PC devidamente equipado, mas o custo do hardware para esta experiência ainda é elevado, pelo que nos parece altamente improvável que a PlayStation 4.5 seja capaz de rodar jogos de grandes produções nesta resolução. O que parece mais provável é que o suporte para conteúdos 4K estejam limitada à reprodução de vídeos e imagens. Esta foi uma promessa da Sony quando a PlayStation 4 foi lançada, mas até hoje essa funcionalidade nunca foi adicionada.

Embora seja altamente improvável que a PlayStation 4.5 corra jogos nativamente a 4K, as melhorias no GPU e CPU podem permitir que os jogos excedam o padrão dos 1080p. Se isto acontecer, os jogos teriam um melhor aspecto nas televisões de maior resolução, nomeadamente os modelos com suporte 4K. O problema aqui é que as televisões 4K ainda não estão instaladas em massa nas salas-de-estar, pelo que seriam poucos aqueles que poderiam tirar partido deste benefício. Claro que existe a possibilidade de comprar uma televisão nova, no entanto, o custo da nova PlayStation 4 seria ainda maior.

O que sabemos da PlayStation 4K até agora?

  • Hardware actualizado e melhorias de desempenho nos jogos
  • Maior resolução nos jogos, mas longe do 4K
  • Suporte para conteúdos 4K: Vídeos e Imagens
  • Melhor preparação para o PlayStation VR
  • Será apresentada antes de Outubro

Dito isto, gostaríamos de colocar a seguinte questão à comunidade: Será que a PlayStation 4.5 faz sentido? Tendo em conta o que sabemos até agora, também é importante perguntar: tens uma televisão 4K, ou planos para comprar uma nos próximos meses? A nova PlayStation pode trazer benefícios e mais funcionalidades, contudo, os custos associados poderão deixar muitos de pé atrás. Para quem ainda não tem uma PlayStation 4, adquirir o novo modelo faz sentido, mas será que podemos dizer o mesmo para os primeiros compradores?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
PS4
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários