Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sede oficial da PlayStation vai mudar-se do Japão para os EUA

Segundo analistas, decisão foi tomada devido à importância cada vez menor do mercado japonês.

A formação e reestruturação da Sony, criando a nova Sony Interactive Entertainment, traz como consequência a migração da sede oficial da PlayStation do Japão para os Estados Unidos. O quartel general da PlayStation abandonará assim as suas origens em Tóquio para se instalar na Califórnia.

Segundo o analista David Gibson, esta decisão poderá ter sido tomada devido à importância do mercado ocidental. "2 milhões de PlayStation 4 no Japão contra os 35 milhões de unidades vendidas a nível mundial acho que diz tudo", publicou ele no seu Twitter.

A PlayStation 4 tem sido um caso de sucesso a nível global, com vendas que já ascendem os 36 milhões de unidades vendidas. Segundo alguns analistas esta decisão poderá ter sido tomada devido ao declínio gradual da importância do mercado nipónico em relação ao Ocidente, enquanto que outros acreditam que trata-se apenas de uma decisão estratégica.

Segundo alguns estudos, durante 2014, o mercado de vendas de consolas e jogos no Japão terá descido 10%, assinalando o ponto mais baixo nos últimos 24 anos. No ano passado voltou a sentir-se uma descida de 13%, conseguindo bater novamente um recorde negativo no último quarto de século.

De acordo com o VentureBeat, o Japão está empatado com os Estados Unidos em termos de gastos com dispositivos Android e iOS, apesar da população japonesa ser dois quintos mais pequena. O Japão é neste momento o país com maior receita mobile por utilizador do mundo. Isto leva a um cenário onde os jogadores japoneses estão a ignorar as consolas e a passar os seus tempos livres, e a gastar o seu dinheiro, com os seus smartphones.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Comentários