Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mario and Luigi: Paper Jam Bros - Antevisão

Trio de ataque.

A poucos dias de chegar à Europa (dia 4 de Dezembro), o novo jogo da AlphaDream, que conjuga Mario & Luigi com Paper Mario, perfila-se como uma das mais sólidas opções para a portátil. Principalmente para os amantes dos jogos de role play e combate por turnos. Enquanto que Mario & Luigi: Dream Team (2013) seguiu uma linha mais tradicional e próxima das origens da série, como título de estreia na 3DS, Paper Jam Bros opera uma espécie de "crossover", ao juntar os mesmos protagonistas, em jeito de duplicação, mantendo o design característico das personagens e as mecânicas a que nos habituamos nas diferentes séries.

Como é habitual em Mario & Luigi, o humor e comédia são uma constante. A AlphaDream desde há muito que consegue extrair bons resultados, não só nos diálogos mas também nos gestos e expressões, como sucedia nos filmes mudos, já que Mario e Luigi nunca comunicam verbalmente. As situações são hilariantes quando a dupla encontra pela primeira vez Paper Mario, ou melhor, quando as mesmas personagens instaladas em diferentes universos, convergem no mundo de Mario & Luigi.

Existe uma opção de assistência que indica qual a personagem que será atacada pelos inimigos, mas fica reservada para os mais pequenos.

Isso acontece porque Luigi e um Toad entraram numa divisão de uma torre do castelo que mais parecia uma biblioteca ou sala de estar. Perseguindo pelas frinchas das pedras um rato, Luigi acabou por fazer cair um livro que se abriu ao meio e projectou milhentas de figuras de papel, todas de Paper Mario, incluindo os protagonistas, vilões, toads e um enorme exército koopa, levantando pela força da projecção o cone da torre. Rapidamente Mario e Luigi apercebem-se do sucedido e dos efeitos devastadores que isso implica para o Mushroom Kingdom, ao juntar dois Bowsers (poder ao quadrado, como refere um Toad), que inicialmente desatam a bater um no outro, antes de congeminarem planos diabólicos. Contando com o fiel exército Gomba, Mario & Luigi terão que combater um exército mais forte e desejoso de acabar com os "lingrinhas" (o jogo está traduzido para a nossa língua, mais uma vez, num esforço valioso e louvável, e os termos usados, bem como expressões, são magníficos).

No entanto, a dupla não estará só nesta longa caminhada. Ainda numa fase embrionária do jogo, integrada num segmento de aprendizagem e introdução às mecânicas bastante completo mas fluído, junta-se Paper Mario, que inicialmente demonstra hesitação e surpresa ao ter diante de si um congénere mais encorpado, menos fino e encorrilhado. A adição de Paper Mario ao grupo modifica um pouco o combate, porque a partir daquele instante o jogador passa a controlar em simultâneo ou separadamente as três personagens. Paper Mario mantém muitas das habilidades por que se notabilizou dentro da sua série, enquanto que Mario e Luigi realizam acções ofensivas combinadas ou actuam individualmente dentro do habitual sistema de combate por turnos.

Os irmãos martelo.

Assim, os botões A e B continuam adstritos aos comandos dos dois manos, enquanto que o Y fica reservado para Paper Mario. A maior novidade, neste segmento, prende-se com os golpes especiais, que no caso do Mario de cartão é a possibilidade de criar réplicas em papel (custam um turno), mas que por sua vez lhe permite saltar sobe os inimigos diversas vezes. As evasões e tentativas de contra-ataque às investidas do adversário complementam as mecânicas dentro do turno, num esquema que requer bastante concentração e destreza. Os ataques combinados entre Mario e Luigi continuam relevantes, com novas possibilidades à mistura, mas o destaque e maior novidade neste quadro é a integração de Paper Mario, que resulta num trio poderoso e capaz de engenhosas artimanhas. Acontece que os inimigos não são pêra doce e muitas vezes a concentração é insuficiente para responder a tempo.

A novidade de Paper Mario em Mario & Luigi, claramente o sócio minoritário mas não menos relevante no desfecho, faz deste episódio o mais invulgar das últimas entradas. Humorístico, desafiante e recheado de sítios para visitar e inimigos para vencer, revela solidez e bom desempenho na portátil, que não pára de receber títulos dos mais distintos géneros. A nossa análise será publicada em breve. Estejam atentos.

Read this next